SÓCRATES & CAVACO S.A – O cavaquismo do Sócrates e o socratismo do Cavaco

Com o seu segundo mandato, Cavaco reforça a parceria com o Soares na joint-venture que mais tempo esteve no poder em qualquer das três repúblicas, já a poucos anos de ultrapassar o Salazar. PS e PSD são a cara e a coroa do dito regime democrático e os interpretes da política nos últimos 37 anos. A fusão em vigor, a parceria estratégica entre Sócrates e Cavaco, foi a mais fraterna e duradoura do bloco central e a que mais prejudicou a qualidade de vida das pessoas. PS e PSD e a sua rede de clientes associada, Barroso e Constâncio inclusive, são os principais responsáveis por deixarem todas as gerações à rasca, entre a falência e a revolta. PS e PSD não estarão com o protesto de dia 12 pela simples razão que eles são dois dos principais motivos da sua existência. PS e PSD disputam a paternidade da versão lusitana da democracia de mercado, mas não vão meter o pé numa manifestação sabendo que ela os lembrará, de diferentes maneiras, que eles mais não são do que os obreiros da ditadura do trabalho sem direitos, do desemprego, em suma, da vida precária. Por tudo o que fizeram sem prometer e tudo o que prometeram sem fazer, a aliança destes dois partidos é a raiz profunda de qualquer recibo verde, de milhares de postos de trabalho destruídos e de um conjunto insuportável de direitos privatizados. PS e PSD sabem que nas urnas nunca tiveram tão pouco prestígio e que da Avenida da Liberdade vão sair com as orelhas a arder. É necessário voltar a repicar discos que nos abram novos caminhos. Já passou o tempo de ficar a olhar.

Este artigo foi publicado em cinco dias and tagged , . Bookmark the permalink.

18 respostas a SÓCRATES & CAVACO S.A – O cavaquismo do Sócrates e o socratismo do Cavaco

  1. JL diz:

    Renato,
    Socrates e Cavaco dá… Sovaco. A quantidade de anõezinhos mortos debaixo do braço. Acho que anda tudo muito farto… de tudo.
    um Abraço.

  2. koshba diz:

    O Rigor,a capacidade de ver longe,a Responsibilidade,a Competência e, o Mérito escarrapachado em figuras de alto cargo no Aparelho de Estado levaram ao estado a quisto chegou: CORRUPÇÃO,NEPOTISMO,ENRIQUECIMENTO,PLUTOCRACIA e uma massa enorme que só agora começa a aparecer de miseráveis pq o seu número aumenta todos os dias,levaria a q o coletivo mandasse essa gente para a cadeia,politicos,empresários e alguns destes para o paredão de fusilamentop,tais as iniquidades e Crimes contra a Humanidade que essa gente pratica TODOS OS SANTOS DIAS!

  3. Camarro diz:

    Já ouvi dizer, creio que através do Tempo das Cerejas, que os betos da JSD vão estar presentes, no dia 12, com propaganda própria. Se algum destes gajos me aparece à frente, não respondo por mim!

    • Renato Teixeira diz:

      Duvido e acho que se eles tiverem essa imprudência não será só o Camarro a deixar-lhes alguns recados.

  4. soproleve diz:

    Mas o “movimento juventude à rasca” gostou do discurso do PR.
    Não importa se Cavaco Silva deu cabo da agricultura, da industria, atacou o direito à saúde e à educação… enquanto primeiro ministro;
    Não interessa se Cavaco Silva, enquanto PR, foi um dos dinamizadores das alterações ao Código de Trabalho que facilita os despedimentos, dá cabo dos contratos colectivos, e incentiva a precariedade…
    O que interessa é que Cavaco Silva deu uma palmadinha nas costas à juventude à rasca, mesmo que seja um dos vassalos do grande capital para destruir os direitos dos trabalhadores… e que esteja a preparar, mais um, ataque à constituição. Ataque esse que não é para melhorar a vida de quem trabalha, mas de quem explora o trabalho.
    Só enquanto primeiro ministro é que não gostava de manifestações, manifestações eram para serem corridas à paulada…
    Enfim… a consciência não é algo que se compre, adquire-se…

  5. Pingback: O BLOCO CENTRAL QUE NOS DEIXOU À RASCA | cinco dias

  6. a anarca diz:

    O cavaco é um estafermo oportuna (chegou tarde)
    Sábado vai ser lindo !
    que toquem os sinos nas Igrejas 🙂

  7. A. Trigueiro diz:

    “O cavaquismo do Sócrates e o socratismo do Cavaco”.
    Ora aqui está uma pequena frase que espelha bem como ambos têm sido intérpretes das desgraçadas políticas de direita que nos levaram ao presente desastre.
    Mas…
    Há poucas semanas, o Renato ficou de braços cruzados quando a luta contra o cavaquismo estava na ordem do dia.
    Ainda bem que agora já aceita que a luta contra a direita se faz contra todos os que a pratagonizam, tenham eles o nome que tiverem.

    • Renato Teixeira diz:

      Note que foi o A Trigueiro a mudar de opinião. Faz bem. Levantar palanques a defender o mesmo candidato de Sócrates e a vender a ideia que este era o mal menor relativamente a Cavaco Silva foi chão que nunca deu uvas. Para mim, ambos são a mesma face do regime e olhe que se reparou não fiquei de braços cruzados. Estive entre aqueles que não deram a Alegre o passaporte para que se continuasse a iludir o povo de que poderemos esperar algo de novo do PS. Assim, ficou tudo muito mais claro. Já acabou o tempo dos jardineiros de ilusões.

      • A. Trigueiro diz:

        A defender o mesmo candidato do Sócrates ?
        Chiça…
        Como na altura escrevi neste blog e o Renato de certeza leu, votei no Francisco Lopes. Posso dizer que votei contra Cavaco.
        O Renato fez e muito bem campanha contra o Alegre, mas no final não achou importante votar contra Cavaco.
        Quem é que mudou de opinião ?

        .

        • Renato Teixeira diz:

          As minhas desculpas. É que parece que agora já não há Alegristas, nem de primeira, nem de segunda. Se quiser resgatar o debate presidencial, é com todo o gosto. Como disse e repito, não me convenci que se ganharia algo com uma segunda volta entre as duas faces do regime.

Os comentários estão fechados.