Movimento de professores 3R´s adere ao protesto da Geração à Rasca

DIA 12 MARÇO VAMOS ENCHER A AVENIDA DA LIBERDADE

O Movimento de professores e educadores 3R’s esteve em todas as lutas contra o governo e as suas políticas anti-educativas. Estivemos e ajudámos a mobilizar, sem sectarismos, as lutas dinamizadas pelos dirigentes sindicais mas também lutas que não foram dinamizadas por aqueles: 15 Novembro 2008, 24 Janeiro 2009, 13 Setembro 2010, 4 Março 2011, etc.

No entanto nunca concordámos que as direcções sindicais tradicionais tenham apenas por objectivo negociar e fazer acordos e entendimentos com o governo que nem sequer são debatidos e decididos democraticamente pela classe e são mesmo prejudicais à base. Defendemos a necessidade de Renovar, Refundar e Rejuvenescer (3Rs) o movimento reivindicativo, ajudando assim a construir uma alternativa democrática e combativa. É fundamental começar a construir algo de novo. A mobilização que se está a construir em torno do Protesto dos Precários/Geração à Rasca do próximo sábado, dia 12 de Março, na Avenida da Liberdade, poderá dar passos importantes para a construção daquela alternativa nova, democrática e combativa.

A classe docente possivelmente é a mais precária da função pública e é fundamental que, perante o ataque unido do governo Alçada-Sócrates em precarizar todas as relações de trabalho e os próprios direitos da generalidade dos efectivos, enchendo assim os bolsos da banca e boys, estejamos unidos com outros sectores precarizados ou com direitos ameaçados na Avenida da Liberdade no dia 12 de Março.

Muitos professores naturalmente vão estar também no Campo Pequeno no dia 12 de Março conforme convocatória dos dirigentes da FENPROF e de outros sindicatos; o Movimento 3Rs, mais uma vez sem sectarismo, também aí estará presente.

No entanto, para começarmos a dar a volta a isto – não ficarmos sempre condenados a escolher o mal menor ou obrigados a aceitar acordos sem democracia de base… – teremos que nos unir aos outros sectores. Queremos ajudar a construir movimentos novos, sem “velhos vícios sindicais” (que têm impedido de responder eficazmente aos ataques governamentais e feito perder as oportunidades que as mobilizações históricas da classe têm proporcionado…), e por isso apelamos para a participação do protesto na Avenida da Liberdade.

Pela unidade de todos os sectores contra a precariedade no emprego e nos direitos! Todos, cada vez mais, somos precários!

Despedimentos e ataques no ensino são para pagar bancos e boys!

Na Avenida da Liberdade  e com o Movimento 3Rs, vem ajudar a construir uma alternativa democrática e combativa!

Roubado ao Movimento 3R’s

Este artigo foi publicado em cinco dias and tagged , . Bookmark the permalink.

4 respostas a Movimento de professores 3R´s adere ao protesto da Geração à Rasca

  1. a anarca diz:

    Vamos 🙂

  2. Orlando diz:

    Oh Renato, acredita mesmo na geração espontania ???????????????????
    UhUhUhUhUh, isto faz-me lembrar a manif contra a NATO. Cheira-me a mãozinha de direita, contra todos os partidos, só fala assim quem é de direita, os partidos são todos iguais. Assim não. Convença-me que não é assim.

    • Renato Teixeira diz:

      Mão da direita?!? Em apelar à participação na manifestação?!? Acho que o Orlando é que tem que começar por convencer…

    • subcarvalho diz:

      Orlando, anda a ler demasiado os meios de comunicação do capital!
      Então a manif contra a NATO tinha a mãozinha da direita?…você sabe cada uma!!
      Não há partido algum que não tenha como objectivo primordial chegar ao poder, independentemente da ideologia que o caracteriza. Acredita que há gente que não acredita nesta forma de mudar o mundo? Só por isso tem de ser de direita?
      Vá lá, passe uns dias na biblioteca e procure um pouco mais de sabedoria.

Os comentários estão fechados.