“Desconhecemos as razões que levam os nossos dirigentes sindicais a adiar a convocação de uma nova greve geral, à imagem do que foi acontecendo por todo o movimento dos trabalhadores em todo o mundo, como desconhecemos os motivos pelo qual não existe uma data unitária para dois protestos que parecem ter o mesmo fim. Iremos à s duas manifestações juntar a nossa voz para que se derrube o governo nas ruas pois temos claro que só com unidade de acção entre todas as forças polÃticas que assim o entendam, mesmo entre aquelas com quem se divirja quanto à sua posição ideológica, devem unir esforços para derrubar o governo do PS que mais à direita governou. Mais do que qualquer outro lÃder socialista, e mais do que muitos da direita musculada, Sócrates é o rosto do desmantelamento do que restava de conquistas sociais de Abril, da precariedade e da carestia a que cada vez mais pessoas estão a ser sujeitas. A sua saÃda de cena será igualmente uma derrota para as suas polÃticas e dificultará a sua aplicação a quem quer que entenda continuar o mesmo caminho. Sabemos igualmente que um novo ciclo eleitoral por si só não envia para o museu de antiguidades as leis que nos atormentam a vida, que nos retiram os direitos ao trabalho ou nos escravizam ao desemprego. O fim da crise social só vem com o fim da crise económica e esta deve ser paga em exclusivo por quem lucrou com ela. Defendemos o não pagamento da dÃvida externa com a certeza que essa é a única maneira de provocar a crise polÃtica necessária à mudança dos paradigmas que suportam o regime. É a única via matemática para que as mais-valias não continuem na mão de uma minoria de privilegiados e que em seu sustento nos coloquem com serviçais. São tempos de mudança!”
GRANDE MANIFESTAÇÃO NACIONAL – 19 DE MARÇO
Contra o desemprego, as injustiças e as desigualdades, pela mudança de polÃticas.
O Conselho Nacional da CGTP-IN aprovou na sua reunião de hoje uma resolução polÃtica.
Na base de uma rigorosa análise sobre o actual contexto polÃtico, económico e social, revelador de um forte agravamento do custo de vida, associado a uma imposição de medidas previamente decididas pelo governo em sintonia com os sectores patronais, no sentido de facilitar despedimentos, reduzir salários, acabar com a contratação colectiva, o Conselho Nacional, fazendo eco da justa e crescente mobilização dos trabalhadores para o protesto activo e a manifestação de indignação, decidiu convocar para 19 de Março, uma GRANDE MANIFESTAÇÃO NACIONAL, em Lisboa, CONTRA O DESEMPREGO, AS INJUSTIÇAS E AS DESIGUALDADES, PELA MUDANÇA DE POLÃTICAS.
http://www.cgtp.pt/index.php
Devo reconhecer que o Sr.Renato teixeira (que é dos que parece acreditar, piamente, na “espontaneidade” de todos estes “motins”) é um excelente humorista.
Para breve a epifania.
O Renato Teixeira defende a saÃda de Portugal da União Europeia?
Já ficava contente se a União Europeia saÃsse de Portugal.
Para entrar o Passos Rabbit?!…. Que melhoria do caraças!…
Já viu se os egÃpcios pensassem assim? Para entrar o Suleiman mais vale estar quieto. O mal menor não é bom conselheiro.
Ao contrário do Renato eu não vou dia 19 Março!
O camarada Leo diz: “O Conselho Nacional da CGTP-IN aprovou na sua reunião de hoje uma resolução polÃtica.” … dia 16 Fev. 2011 (presume-se) foi a data desta magna reunião. 1) Não terá este Conselho Nacional escamoteado a importância de um evento (marcado antes de 16 Fev.) para uma semana antes do seu? 2) A CGTP lançou-se numa corrida contra uma acção espontânea e popular? (Ernst von Superavit não acredita, os velhos do Restelo nunca acreditaram, também) 3) A CGTP tenta não perder a agenda da revolta? 4) É “grande demais” para se associar (posteriormente) a um evento de protesto independente? 5) Qual é a (verdadeira) agenda desta Sexta-feira de dia 19 Março? 6) Servirá para medir o pulso a uma moção de censura do PCP? 7) Os camaradas do PS e membros da Conselho Nacional da CGTP-IN, aprovarão, algum dia, uma manif. para derrubar o Governo da República? Responde lá… Leo (Sim, JDC… Portugal deve sair da UE, quanto antes!)
Tem tão rigoroso critério sobre a agenda dos organizadores do protesto de dia 12?
Renato não quereria dizer 19?
Pensava que o tempo do “orgulhosamente sós” já tinha passado… Curioso.
…o tempo da cassete, que à falta de melhor argumento, grita fascistas a quem não concorda com eles, também já foi… curioso é ver os velhos cegos.
Ainda mais curiosa é essa atitude de vitimização… Não chamei fascista a ninguém. Apenas o fiz lembrar que esse discurso parece-se muito com outro, de outros tempos, com os resultados que se viram. Para além do comunismo ser um fenómeno global, ou pelo menos deverá pretender ser, Portugal não pode escapar à globalização sob pena de se tornar numa Coreia do Norte. Sair da UE será apenas um hara-kiri final num paÃs como o nosso. Obviamente que há imenso a mudar na UE para que ela se torne no que deveria ser, daà até concordar com a resposta que o Renato Teixeira me deu à pouco – a ingerência de Bruxelas em Portugal está a tornar-se insuportável. Mas isso não significa que viremos costas aos nossos parceiros mais do que naturais.