ÚLTIMAS SONDAGENS: Cavaco e Alegre perdem votos em campanha

Nova sondagem, desta feita da  TVI e da Intercampus, deixa claro que nenhum dos dois candidatos criou o movimento que sonhava, e qualquer um deles perdeu votos durante o mês de campanha. Aliás, ao redor de cada um destes candidatos, não há mais do que aparato profissionalizado e jogo de interesses muito pouco interessantes. Cavaco unifica toda a direita mas nenhuma direita já se excita muito com Cavaco e nenhum centro o atura com bons olhos. Alegre virou a panaceia de interesses obscuros e negócios palacianos entre três dos quatro maiores partidos da esquerda portuguesa. A vitória do primeiro não trará nada de novo. A vitória do segundo será mais um salvo conduto a Sócrates. A derrota de Alegre, já que a de Cavaco parece inevitável nas urnas, é também a derrota da estratégia política da direcção do BE que como alguém comentou, nem fracturou o PS, nem fez crescer o partido, nem evitará a derrota do Cavaco. Tudo pelo contrário: fracturou o BE, unificou o PS e deixou Cavaco sem oposição à altura. A derrota do Alegre será então uma vitória de todos os que não quiseram ir por aí. O povo, esse, como não é tão estúpido como o pintam e gosta pouco de chantagens, tem vindo a tirar votos aos dois, engrossando acima de tudo a abstenção mas também as outras candidaturas, os votos brancos e os nulos. Afinal, e mesmo que um dos dois se venha a sentar na cadeira de presidente, é possível que ambos percam nestas eleições. A bem da nação, claro.

[A Sondagem do Expresso e da Eurosondagem, bem como a do Sol, tiram as mesmas conclusões.]
Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

12 respostas a ÚLTIMAS SONDAGENS: Cavaco e Alegre perdem votos em campanha

  1. Augusto diz:

    Unificou o PS, realmente o Renato Teixeira nem pensa no que escreve…

    Se algo sai claro desta campanha, é que o PS está dividido , bastava ver as declarações de Correia de Campos, o apoio encapotado de Soares e de muitos Soaristas a Nobre,e a ausência notada de muitos autarcas a começar por Mesquita Machado em Braga.

    Mas os votos contam-se no Domingo, e só depois deles com alguma seriedade se devem tirar conclusões.

    Há cinco anos TODAS as sondagens falharam, e a abstenção , que nenhuma das sondagens arrisca, pode ser de tal forma grande, que as surpresas podem ser muitas.

    Quanto á estratégia da direcção do Bloco de Esquerda ( o inimigo de estimação do Renato Teixeira) ela tinha( tem ) como objectivo criar condições para alargar o apoio , a uma esquerda coerente e com alternativas , a eleição Presidencial foi um passo nesse sentido, poderia haver uma alternativa a uma candidatura do Alegre, poderia , por exemplo Carvalho da Silva.

    Mas nem o próprio, e muito menos o partido em que ele milita colocaram essa hipotese.

    Por isso Domingo contra ventos e marés vou votar Manuel Alegre, e penso que esse é o voto mais certo de quem se diz de esquerda , e QUER DERROTAR CAVACO.

    • Renato Teixeira diz:

      Da coerência desta esquerda não devemos esperar nada e Correia de Campos nunca foi um dos pilares do Partido Socialista. Bom vento e melhor maré no Domingo. Se Alegre ficar abaixo dos 20% beberei um copo por si.

    • antónimo diz:

      o único ensaio de aproximação a tendências com algum conteúdo de esquerda que o BE tentou foi com Alegre. o que é algo bisonho, digam o que disserem.

  2. Tiago Silva diz:

    Se o objectivo é criar uma esquerda coerente, deram o primeiro passo errado. A vossa alternativa não passa de uma mudança de moscas.

  3. xatoo diz:

    os votos nulos e brancos são objectivamente votos em Cavaco

  4. Atenção, parece que o Alegrete, mas não brilharete parece que está muito contentinho por ficar em segundo, com “x” por cento disto ou dakilo.
    Olha p’ra mim, tão besta, pensar que o segundo era o primeiro dos últimos.
    Espantosa essa de jogar para perder.
    Lembro-me: eu náo tinha fôlego para os 800 metros (duas voltas à pista), mas tinha a ‘velocidez e a rapidade’ para os 400 (uma só volta).
    De modo que eu puxava pela malta nos primeiros 400 e depois claro ficava em último e sem fôlego, a ideia era dar o primeiro lugar ao meu amigo Carlos Alberto (hoydia assistente — ou catedrático ‘ (?))no IST, Civil como eu.
    Mas uma coisa é ser a ‘lebre’ e sacrificar-se, outra é correr para ganhar, me thinks.
    ´Tá visto, cada um no seu ‘papel’

    🙂

  5. Leonardo Silva diz:

    Renato é um gajo de esquerda, mas tão de esquerda que vai deixar a direita decidir.
    EU VOTO e não é em branco nem nulo, o Cavaco não ficará a rir-se do meu voto!
    Sapos? O maior batráquio a engolir é novamente o Cavaco Presidente.

    • Renato Teixeira diz:

      Eu não digo que se não é a Gui esta gente não sabia como fazer campanha? Quem decidiu por mim, e por si também, foram os partidões. A eles se deve a força da alternativa. O meu domingo será livre de Cavaco e de Alegre porque não de comida mastigada já me dói os dentes.

  6. Teixo diz:

    Perante o sectarismo que encontro aqui, está decidido: Voto Manuel Alegre.
    Até segunda.

    • Renato Teixeira diz:

      Não tem de quê. Sempre às ordem quando precisar de ajuda em matéria de decisão democrática. Quando a lições em matéria de unidade é melhor mesmo ir pedir uma ajudinha ao Alegre.

Os comentários estão fechados.