SÓCRATES E LOUÇÃ NA COMISSÃO DE HONRA DE ALEGRE (mas só se ler a notícia longe do esquerda.net e do lápis azul do Bloco de Esquerda)

O namoro entre o PS de Sócrates e o BE de Louçã tem novos episódios. Ao contrário do que se podia pensar de tão ecléctica escolha de nomes, a da Comissão de  Honra parece não ter deixado todos satisfeitos. Como nos alerta, atentamente, o vermelhos.net, o desaparecimento do nome de Sócrates do esquerda.net (portal do BE) está cheia de significado político. Revela simultaneamente o estado político a que chegou o BE e a sua profunda cara de pau no plano dos princípios. Que Alegre não entenda que sem se demarcar do governo Sócrates não tem qualquer hipótese de vencer as eleições, até se percebe. Que o BE continue sem querer pressionar a candidatura pela esquerda, preferindo camuflar a sua aparência progressiva, é que não lembra ao diabo.

A única razão que explica o fenómeno é a hipótese das hostes bloquistas terem  finalmente percebido que Alegre já perdeu de qualquer maneira (provavelmente à primeira volta o que salva, por inércia, o PCP), e a única coisa com que estão preocupados é em sair desta embrulhada com o menor impacto possível. Ou muito me engano ou já será tarde para evitar os efeitos da trágica candidatura conjunta com o Partido Socialista e com o Governo Sócrates. Onde o BE viu a possibilidade de cantar a sua primeira vitória de facto num acto eleitoral, vai arrancar a sua primeira grande derrota. É que as contas do oportunismo saem mesmo caras. Depois de terem forjado consensos às cegas, agora vão mesmo ter a honra de se candidatar, de braço dado, com o partido padrinho do estado actual das coisas, arquitecto de várias rondas de PEC’s e até, imagine-se, lacaio de Guantánamo.

Depois de tantos avisos agora é apenas tempo para rebates de memória. Por aqui poderá rever os três vídeos que fazem a crónica de uma morte anunciada, mas não se acaba uma posta sobre a o lápis azul do Bloco de Esquerda, sem recordar a Fantasia que inaugurou a trapalhada.

Este artigo foi publicado em cinco dias and tagged . Bookmark the permalink.

16 respostas a SÓCRATES E LOUÇÃ NA COMISSÃO DE HONRA DE ALEGRE (mas só se ler a notícia longe do esquerda.net e do lápis azul do Bloco de Esquerda)

  1. O GRANDE ERRO
    Um partido de causas aponta ao alvo da esquerda grande e perde.

  2. Augusto diz:

    A Comissão de Honra de Alegre, não é só constituida por Louçã e Socrates, se se der ao trabalho de a ler, poderá ver que há lá muitos cidadãos com prestigio, e sem qualquer filiação partidária.

    Mas algo ressalvo deste escrito do sr Ricardo, um certo comprazimento antecipado, na derrota que antevê de Alegre, e a hipotética vitória do amigo dos banqueiros do BPN, para quem se diz de ” esquerda” é obra……

    • Renato Teixeira diz:

      O problema Augusto, mora ao lado. Não se sublinha nesta posta, o facto de haver uma lista com mais nomes do que Sócrates e Louçã a honrar Alegre. O que se diz, e isso você naturalmente não refere, é o desaparecimento do Sócrates do esquerda.net.

      A estratégia de empurrar a responsabilidade da vitória de Cavaco para quem não está com Alegre só pode ser julgada à luz do ridículo ou da dor de consciência. Os banqueiros do BPN sempre conviveram bem com Alegre no partido de poder, ou acha que uma fantasiosa vitória de Alegre faria tremer quem quer que seja no mundo do capital?

      E a Fantasia do Fazenda, à luz dos dias, o que lhe parece?

  3. Não é a 1ª vez que o Esquerda “come” partes dos discursos e “mata” apoaintes do Alegre…digamos que é um caminho que começou assim que foi confirmado o apoio de Sócrates e do PS a Alegre. (já vinha de antes…mas para coisas mais..internas!)
    Coerentemente, agora “matou-se” o Sócrates e os ministros e deputados do PS.
    Já perdi a conta (confesso a minha falta de imaginação para descobrir novas palavras ) as vezes que recorri a uma célebre foto nestes últimos meses…
    Ah e claro que a vitória do Cavaco é culpa nossa. Acho que esta parte também vem nos manuais das profissionais da borracha…

    • Renato Teixeira diz:

      Verdade. Tudo verdade. Mas uma coisa é apagar este ou aquele personagem ou tirada política, outra é censurar o grande arquitecto da candidatura do Alegre. Esse crédito não deve ser tirado ao Sócrates.
      Mas a Isabel que me diga. Assim sendo, para que serve?

  4. Rrio diz:

    # José Sócrates, Primeiro Ministro e Secretário geral do PS
    # José Soeiro, Deputado do Bloco de Esquerda

    Só falta o Fabian Figueiredo….!!!!

  5. Ana Bárbara Pedrosa diz:

    O trecho “lápis azul do Bloco de Esquerda” revela somente uma indigna e oportunista tentativa de polemizar à força toda. Lamentável. Se a ideia fosse a censura, não se teria posto no Esquerda.net um link visível para quem quer e não quer vê-lo. Parece-me muito óbvio. Pena que o ódio seja cego.

    • Renato Teixeira diz:

      Ana Bárbara Pedrosa, “lápis azul” é evidentemente um exagero polémico. Outra coisa é a “prodigiosa fantasia”. Ódio parece-me uma palavra forte, mas o BE não simpatiza muito com a verdade. O que foi em Setembro de 2009 pode ser o seu contrário em 2010, sendo que quem o sublinhe, antes ou depois, ou está de má fé ou em delírio.
      É assim fácil acreditar nessa parvoíce toda?

  6. CausasPerdidas diz:

    Ainda bem que existe alguém para denunciar que o “esquerda.net” apagou Sócrates da fotografia, caso contrário nunca me passaria pela cabeça que Louçã e Sócrates estivessem na comissão de honra. Aliás, quero ver todos os nomes publicados. Se Sócrates está lá, quem mais estará?
    Agora, enquanto oiço Paços Coelho a mandar as hostes imaginarem “um governo do PSD com Alegre como presidente”… as condições e contradições da sociedade portuguesa após as eleições serão iguais caso ganhe um ou outro candidato?
    “Contradições”, essa coisa que se resolve com o “eles são todos iguais”….
    Mas, com as devidas distâncias, o “Kerensky” contra o “Kornilov”…
    (- Que é isso, pá, achas que alguém se lembra dessa cena? Fecha mas é o comentário!)
    (- Não sem antes:)
    Primeiro a “frente popular”, agora apagam gente da fotografia. Não lamenteis, tendes é inveja.

  7. João diz:

    Não é também por acaso que o esquerda.net publica a notícia do compromisso de Alegre com sindicalistas e ilustra-o com uma reunião do dito com Carvalho da Silva. Que nada tem com esse compromisso, porque apoia Francisco Lopes. Claro que isto são tudo coincidências que remontam à “prodigiosa fantasia”.
    http://www.esquerda.net/artigo/%E2%80%9Cum-compromisso-entre-manuel-alegre-e-os-trabalhadores%E2%80%9D

    • Renato Teixeira diz:

      Do que tenho visto, e em apenas 4 meses, isto sim é novidade blogosférica. Agora com mais propriedade. Parabéns. Assim que se aprouver darei conta da tasca com maior circunstância.

Os comentários estão fechados.