Off the post. On the road…

Beirute, Líbano

A ânsia de aproximar quem me lê e eu próprio da verdade sobre os “factos no terreno” do mais complexo conflito militar do planeta, leva a que esteja novamente de partida para o Médio Oriente. Irei com os olhos postos nas lideranças que jogam um papel na região mas também no quotidiano das pessoas. Extrapolando o que diz Robert Fisk, numa entrevista ao ípsilon brilhantemente conduzida por Margarida Santos Lopes*, quem faz reportagem nesta região tem que recusar o epíteto de repórter de guerra, pois se não o fizer, digo eu, estará a assumir o papel de soldado ao serviço dos exércitos beligerantes e em nome da cruzada imperialista. Se não mandar postais aqui para a tasca, conto tudo no regresso. Se não voltar, sabem por onde começar a procurar. 🙂

*”Tem dito e escreveu que “Correspondente Internacional” (1940), de Alfred Hitchcock, que viu aos 12 anos, foi uma das razões que o levou a ser jornalista. O senhor diz que queria ser como o protagonista, “um dos soldados da imprensa”, mas não gosta que lhe chamem “repórter de guerra”. Por outro lado, também este seu livro é um relato de várias guerras. Como explica isso?”

“‘Eu faço a cobertura do mundo muçulmano. Se aceitasse que me chamassem “correspondente de guerra”, isso significaria que o mundo muçulmano é a guerra. Mas não é: é cultura, é teatro, é música, é comida, é povo, é geografia, é história. Quando se aplica a etiqueta de “correspondente de guerra”, estamos a fazer com que um povo seja olhado como violento. Parece que gosto da guerra. Eu odeio a guerra! Ainda na semana passada, quando estive no Afeganistão, a minha reportagem foi sobre a realização de um filme afegão. Se me assumisse como “correspondente de guerra”, diria que estas pessoas não são seres humanos como nós. Os correspondentes de guerra procuram a guerra. Eu não procuro a guerra. Eu sou correspondente no Médio Oriente.'”

A banda sonora, essa, fica por conta deste senhor:

Este artigo foi publicado em cinco dias and tagged , , . Bookmark the permalink.