Para acabar de vez com uma conversa interminável: sim, Israel não pode ter futuro

MANTENHO a fórmula e ideia aqui explicitada sem subterfúgios em dois recentes posts (aqui e aqui): o estado de Israel é um estado pária sem possibilidade de futuro. Pelo seu carácter artificial, pela sua invenção apoiada única e exclusivamente na força bruta do seu – por assim dizer – exército (que é, com efeito, uma força de ocupação sem lei – bastaria para tal provar conhecer-se a impressionante e infindável lista de condenações do Conselho de Segurança da ONU que sobre ele e essa, por assim dizer, “nação” recaíram, resoluções tornadas nulas pela mão americana); a isso devemos acrescer o mais importante: o facto de que essa brutal, cega e sádica ocupação de terra estrangeira (a Palestina árabe, a sociedade palestiniana), da forma como se processou, tornou impossível e inviável toda e qualquer forma de um futuro “estado palestiniano”. E é esta impossibilidade da Palestina que acarreta a própria impossibilidade de existência de Israel (demore o tempo que demorar, o futuro por vezes parece muito tempo, mas não é).

Somos chegados ao início, portanto: se um estado palestiniano é impossível de ser edificado (não há território para tal, nem qualitativa nem quantitativamente, como veremos), como é que será possível continuar a existir o estado de “Israel”? “Como” é de facto a questão, e por mais quanto tempo nos moldes actuais?

Comecemos esta demonstração pelo caso exemplar dos colonatos.

Condenados pela chamada “comunidade” e “leis internacionais” (às quais Israel é o único estado contemporâneo não obrigado a cumprir), vejamos três tópicos: 1) O que é um colonato; 2) Como e quando começaram a surgir, analisando suas etapas de expansão (contra tudo e contra todos); 3) Por último, veremos como entre eles comunicam (ligações económicas e vias de comunicação) com o objectivo único de rasurar a existência de outros povos e gentes, reduzindo estes à inexistência visual, orgânica, física, espacial; tudo o que se sabe da política, função e funcionamento do colonato, ou redes de colonatos, faz parecer o antigo apartheid sul-africano um regime de obediência e exaltação dos chamados “direitos humanos”.

1. Ora bem, como se sabe, um colonato é uma comunidade israelita aparentemente civil construída em território estranho e estrangeiro, território ilegalmente pilhado por Israel aos seguintes países vizinhos: Egipto, Líbano, Jordânia e Síria. A sua instalação e profusão são posteriores a 1967 (“Guerra dos 6 Dias”), sacrificando em particular a Margem Ocidental, a Cisjordânia. Tratam-se de cidades autónomas (autarquias) com governo próprio (mas são “Israel”), têm vida agrícola, produtiva e estudantil, mas também suburbana (os bairros roubados em Jerusalém Leste), são pseudo-cidades que chegam a possuir dezenas de milhares de habitantes.

Essencialmente, podemos constatar que a população destes locais, rodeados de arame farpado e isolados do mundo (bom, eles são “o mundo”, o “único” que existe), é constituída por fanáticos religiosos, armados pesadamente e pesadamente defendidos pelo “seu” IDF; é mesmo no seu fanatismo religioso (que não é monopólio da Al Qeida) que vão alicerçar o seu “direito” natural de ocupação. Veja-se, clarificando a caracterização, que por exemplo para, em 2005, desalojar cerca de 7 000 colonos da Faixa de Gaza o estado teve de mobilizar “metade” do seu exército (exagero, claro, mas não muito); imagine-se então o que seria necessário para desalojar 300 000 indivíduos desta têmpera da Cisjordânia (necessário para fazer cumprir a lei internacional): tal é uma impossibilidade directamente proporcional à impossibilidade de criar um estado palestiniano.

2. Para termos uma pequena ideia do irresolúvel absurdo desta situação, basta sabermos que hoje vivem ilegalmente na Cisjordânia entre 250 000 e 300 000 israelitas, e em 1948 apenas 500 (!!). Entretanto, convém ainda sublinhar que estes colonos não vivem em solo ocupado em 3 ou 4 ou 5 blocos de cidades ilegais, mas se espalham por cidades fortificadas em toda a Cisjordânia, a terra de um “futuro” estado (??) palestiniano.


MAPA 1: não há que confundir – as cidades fortificadas que se chamam “colonatos” são as cidades do futuro “estado palestiniano” (o absurdo dos absurdos)


MAPA 2: as manchas verdes são o futuro “estado palestiniano” (serão 1 país ou 50 bocados de países??); as linhas verdes ligam colonatos, como se mais nada existisse – circulação proibida para “não-colonos”

3. Mas o mais refinado sadismo não reside apenas nestes dados. Reside antes na forma como estes colonatos entre si comunicam, por estradas racicamente controladas “exclusivamente para colonos”, construídas em lugares e forma descrita no Mapa 2.

Ora, estas estradas destruíram por completo todo o território palestiniano, separando para sempre as cidades árabes umas das outras. Mas o facto mais alucinante de todos, a raiar a ficção científica, é que estas estradas não apenas retalharam toda a Cisjordânia como a furaram em dezenas ou centenas de túneis, cujo único objectivo é o de proporcionar ao colono a ideia certa de que eles são os únicos habitantes daquela terra: ali apenas há estradas, desertos e paredes de túneis, nada mais. Espero pois que os sionistas de serviço aqui no 5dias (Ricciardi e Ezequiel, os mais assíduos) me expliquem ou nos expliquem como se pode sair desta emaranhada “coisa”. Até já.

 
De túnel em túnel, apenas me vejo a mim e ao meu veículo, a ninguém mais

Este artigo foi publicado em cinco dias and tagged . Bookmark the permalink.

70 Responses to Para acabar de vez com uma conversa interminável: sim, Israel não pode ter futuro

  1. Luís Teixeira Neves says:

    Bem… quem sabe? Quem sabe se amanhã Israel não é trespassado aos chineses e se assim o negócio não continua? Quem sabe? O que já se sabe desde há um bom tempo a esta parte é que com um sionista, cego ou não cego, aflito ou não aflito, pode-se falar do tempo que faz e que vai fazer, de futebol (não sei se sabem muito de futebol, mas eu também não) mas, claro está, não se pode falar de Israel ou do conflito israelo-palestiniano. Não se pode! Não se pode e não se deve. Sobre este tema há que evitá-los (como se evita uma testemunha de jeová quando anda em busca de almas para salvar). É dar-lhes os bons dias, as boas tardes ou as boas noites ou desejar-lhes um bom fim de semana e passar adiante.

  2. almajecta02 says:

    de túnel em túnel a autêntica conversa de esfincter, bravo o nosso bom povo.

  3. ezequiel says:

    por toutatis.

    insistem em considerar-me um fanático, um “sionista aflito”, quando já aqui escrevi dezenas de vezes que não concordo com os colonatos. a retirada de israel dos territórios ocupados em 1967 é condição sine qua non de qualquer acordo de paz duradouro.

    Tzipi Livni defende precisamente esta fórmula.

    refiro-me aqui à questão dos colonatos e não às extrapolações despropositadas de Vidal (de que um estado Palestiniano é coisa impossível bla bla)

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1021408

    http://www.cfr.org/publication/19331/conversation_with_tzipi_livni.html

    http://www.huffingtonpost.com/richard-greener/israeli-settlements-what_b_510890.html?view=print

    eu n simpatizo com a direita (religiosa e não religiosa) Israelita.

    OK? Perceberam. porque raio contestaria eu um argumento (contra os colonatos) com o qual eu concordo. ou, mais interessante ainda, porque raio insistem os senhores (Vidal e LT Neves) em considerar-me um fanático com quem n se pode conversar, um “sionista aflito”, quando já aqui escrevi dezenas de vezes que NÃO CONCORDO com os colonatos. querem colocar-me numa boxezinha?

    passem bem.

  4. Carlos Vidal says:

    Não, meu caro ezequiel, não é “querem”.
    Fui eu, apenas eu, que cunhei a expressão que se lhe aplicou. Ou melhor, que lhe apliquei. E mantenho: sionista aflito.

    A sua posição sobre os colonatos não me faz alterá-la.

  5. Carlos Vidal says:

    Tzipi Livni ?
    Conheço mal.

    Lamento, ezequiel, prefiro Amit Friedman (ou Freidman, por vezes).

  6. ezequiel says:

    eis o que meshal tem a dizer sobre um estado (pré-1967, o que significaria a remoção de TODOS os colonatos)…

    http://www.nytimes.com/2009/05/05/world/middleeast/05meshal.html?_r=1&pagewanted=print

    1-n reconheceria Israel
    2-Israel continuaria a ser o Inimigo
    3-em troca, Israel, como diz Livni na entrevista ao CFR que aqui deixei, beneficiaria de umas TRÉGUAS, uma mera interrupção das hostilidades…

    4-em suma, é isto, e pouco mais, que dá força eleitoral aos falcões da direita israelita, vidal.

  7. ezequiel says:

    se n der para ler o artigo no formato acima, experimente aqui.

    http://www.nytimes.com/2009/05/05/world/middleeast/05meshal.html

  8. Carlos Vidal says:

    ezequiel, continuo a preferir a Amit Friedman (não me fale na Livni, sff).

    Não esteja aflito, homem, eu não tenho poder nenhum.

    Mas, agora a sério: V. não leu bem o meu post. Para quê voltar às fronteiras de 1967 (ou anteriores)??
    O território está destruído, estripado, reduzido à não-vida pelos seus, pelos que V. defende.
    Pense bem.
    Meshal tem razão. Agora é tarde.
    Como se vê/ouve num belíssimo filme de Straub/Huillet (“Sicilia”), é grave ofender a terra, é grave ofender o mundo.

  9. ezequiel says:

    eu n estou a escrever isto para si, Vidal.

  10. Carlos Vidal says:

    OK.

  11. José says:

    “força bruta do seu – por assim dizer – exército”
    “brutal, cega e sádica ocupação de terra estrangeira (a Palestina árabe, a sociedade palestiniana)”
    “Ora bem, como se sabe, um colonato é uma comunidade israelita aparentemente civil construída em território estranho e estrangeiro, território ilegalmente pilhado por Israel aos seguintes países vizinhos: Egipto, Líbano, Jordânia e Síria.”
    “hoje vivem ilegalmente na Cisjordânia entre 250 000 e 300 000 israelitas, e em 1948 apenas 500″
    “estradas racicamente controladas”
    “o mais refinado sadismo”
    “cujo único objectivo é o de proporcionar ao colono a ideia certa de que eles são os únicos habitantes daquela terra”
    “primeiro, não sou dialogante e acho insuportável a argumetação desviar-se do essencial”

    Quem precisa de tantos adjectivos e advérbios tem falta de confiança na solidez dos seus argumentos.

    Ou bem que houve a ocupação da palestina árabe ou bem que os territórios foram pilhados ao Egipto, à Síria, ao Líbano e à Jordânia. As duas ao mesmo tempo parece-me demais.

    Iniciemos com a Palestina árabe. Qual delas? Israel pré-1967 tem apenas 20% da Palestina do mandato. O Eretz Israel dos extremistas revisionistas almejava os 100%. Sabe onde estão? Não, e nem me parece que isso lhe interesse.

    Deverá esclarecer qual dos colonatos se encontra em território libanês, jordano ou egípcio.

    No final de 1948 não havia algum judeu nas Cisjordânia: foram todos expulsos pela forças da Transjordânia. Sim, houve árabes que foram expulsos de Israel. A maioria fugiu. Mas a totalidade dos judeus da Cisjordânia foram expulsos. Mesmo de localidades onde residiam desde o tempo dos primeiros judeus. O mesmo aconteceu com a esmagadora maioria dos judeus dos países do Magreb e dos países árabes vizinhos: foram expulsos na sequência da Nakba árabe ou da vitória da guerra da independência, conforme a perspectiva.

    “cujo único objectivo é o de proporcionar ao colono a ideia certa de que eles são os únicos habitantes daquela terra”
    Sério? E você consegue dizer isso sem se rir?

    “primeiro, não sou dialogante e acho insuportável a argumetação desviar-se do essencial”
    Não é dialogante?! Então, o que está para aqui a fazer, discutindo e insultando quem não concorda consigo??

    “De túnel em túnel, apenas me vejo a mim e ao meu veículo, a ninguém mais”
    Se era essa a imagem que queria transmitir escolheu uma má fotografia. Porque de viaduto em viaduto lá terei que acordar para a realidade. Para quem trabalha com imagens…

    Quem disse que aqueles mapas são as propostas finais dos estados israelita e palestiniano?
    As últimas propostas incluíam mais de 90% do território da Cisjordânia e de Gaza e propostas de troca de territórios contíguos israelita, de modo a que, globalmente, a dimensão fosse igual ao território pré-1967. Não foi por isso que falhou, antes por outras questões, como a de Jerusalém.

    “Implícito e explícito está que nunca poderá realizar-se ali o slogan (não passa disso): “dois povos, dois estados”. Ideia abjecta, rácica, segregação pura.”
    Hmmm… ideia curiosa. Para Israel e Palestina não serve.
    Serve para Rep. Checa e Eslováquia; Croácia, Eslovénia, Sérvia, Montenegro, Macedónia, Bósnia-Herzegovina, relativamente à ex-Jugoslávia; todas as antigas repúblicas socialistas soviéticas; para a Eritreia, relativamente à Etiópia; para o Bangla-Desh, relativamente ao Paquistão; para Timor-Leste, relativamente à Indonésia. Isto só para falar dos casos mais recentes. Não me parece que, em qualquer destes casos, face à ideia da separação salte a imagem de ideia abjecta, rácica, segregação pura. Mas, para Israel sim. Curioso.

    “Aliás, ezequiel, fico muito satisfeito por enfim o ter calado.
    Nem uma palavra mais.
    Caladinho, como eu gosto.”
    Sente-se bem assim? Dá-lhe gozo? Para quê então argumentar? Não é da troca de argumentos que se aprende, que se avança? Para si não decerto. Será mais adepto da escolástica.

    Você diz-se professor. Na realidade será um assistente. É feio dizer-se o que não se é.
    Para quem ensina, tem pouco rigor nos seus argumentos e demasiada necessidade de colorir a sua narrativa e argumentação com adjectivos e advérbios. A força dos seus argumentos deveria fornecer-lhe a tranquilidade suficiente para não ter que tentar menorizar e insultar os seus oponentes.
    Mas, não é o caso.
    Há quem apenas junte umas imagens e alguns argumentos alheios e, coberto pela ideologia – que motiva mas impede a reflexão – tem, como resultado, um conjunto de meias falsidades e ideias pré-concebidas, cimentadas por muito veneno emocional. Dirá que não é o seu caso. Pois, mas bem que parece.

    Bom, se calhar, eu deveria antes colocar como nome uma dessas pérolas que você gosta de chamar aos seus oponentes: sionista, mercenário, mossadista…

  12. Carlos Vidal says:

    Só agora reparei na esterqueira do comentário acima.

    Professor (nunca tal me chamei!), assistente, auxiliar, doutorando, doutorado, uma coisa eu não sou: canalha.

    E com canalhas lido eu bem. Fica o aviso (e o registo) feito.

  13. Carlos Vidal says:

    Professor, artista plástico, um blogue francês sionista já me chamou também “crítico de arte”.
    Mais ou menos verdadeiras as três considerações.

    Estarei atento, da próxima vez, à canalhice da utilização das minhas actividades e trabalho.
    Fim de diálogo e de linha para o indivíduo que acima comenta.

  14. antonio says:

    Talvez os que de ‘vocexelências’ não viram ou não leram isto aqui:

    http://www.imdb.com/title/tt0443448

    devessem acalmar e fazê-lo (é muito ‘informativo’) e os autores são todos franciús.

    :-)

  15. almajecta02 says:

    para continuar mais uma vez com o chórinho futurista, será que o nosso grande manequim Rosa & Teixeira já descobriu aqui os nossos e altamente qualificados estrategos?
    Parece-me bem que sim, despe despe despe, diz ela.

  16. lucklucky says:

    Tudo falso começando pelos mapas, nem vale a pena ir ás mentiras históricas, o “roubado” então é extraordinário, por essa ordem de ideias muitos dos Judeus vão declarar guerra a Marrocos, Tunísia, Líbia, Irão, Iraque, Síria de onde foram expulsos.

    Ou começar Guerra na Europa, França vs Alemanha?
    Regressar à guerra dos Balcãs de 90, ou por exemplo só a Itália vai começar a guerrear pelo Monte Chaberton, Zara, Fiume, Pola e as ilhas do Egeo etc…

    …ou a limpeza étnica feita pela Esquerda dos Portugueses de África quando estavam lá há 500 anos. Carlos Vidal defende o lançamento de rockets contra o “roubo”?

    Para começar com o “impossível e inviável” Estado Palestiniano:

    1-os Palestinianos não demonstram querer um Estado, estiveram sempre mais preocupados em tentar destruir Israel.
    Sempre que as coisas melhoraram declaram uma guerra. Agora parece que Abbas está a lidar com a situação de maneira diferente. Já houve mais de 2 milhões de turistas na Palestina no ano passado. Veremos se não é apenas ganhar forças para mais outra rodada.

    Segundo- Só na cabeça da esquerda, para sempre mercantilista e com mania das grandezas, DNA da espécie, é que Hong-Kong, Macau, Singapura são países inviáveis. Nunca perceberão a economia.

    Terceiro- Só a ignorância de Carlos Vidal não lhe permite saber que milhares de Palestinianos voltaram a trabalhar nos colonatos com a melhoria da segurança.
    Ou que aproveitando a boleia da boa situação económica israelita a economia palestiniana ainda cresce mais.

    Resumindo Carlos Vidal além de ignorante do local quer guerra.
    A pergunta que fica é porque é que quer esta guerra e não quer outras.
    Porque é que não quer a Guerra dos Judeus roubados pelo Irão, Iraque etc.
    Por exemplo?

    A resposta mais provável é: Israel é um símbolo da falência da esquerda. Mas devido à desproporcionalidade de população é a única onde a esquerda ainda tem sonhos de ganhar alguma coisa na Guerra Fria.
    Para nada obviamente, já há muito que os próprios palestinianos abandonaram a esquerda.

  17. Carlos Vidal says:

    lucklucky, que nome abstruso, e mais um Anónimo Anónimo.
    Bons defensores tem a coisa “Israel”!

    Entretanto, nem um único argumento aproveitável e bem formulado (era pedir muito, a um facho-colonialista).
    Mas gostei do que disse sobre a benévola autorização dos colonos para que os palestinianos trabalhassem nos colonatos.
    Também na África do Sul se permitia que os pretos trabalhassem nas “ilhas” da riqueza branca, não era verdade?

    A propósito, lucklucky veio da África do Sul não foi, é um nostálgico do apartheid, não é?
    Bom, como provou ser racista quanto baste, não lhe aprovarei mais comentários.
    Passe bem.

  18. Renato Teixeira says:

    O mais inacreditável nestes sionistas de pacotilha é que eles fazem a guerra todos os dias e ainda têm a lata de dizer que os outros é que querem sangue.

    Eu também já deixei de aprovar barbaridades caluniadoras e racistas a esta meia-dúzia de comentadores anónimos e parasitas.

  19. almajecta02 says:

    finalmente o comment de nº pitagórico ditado pelo grande estratega pulpo paul.

  20. Pingback: Leitura Recomendada #7

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>