O aluno esperto…

… é aquele que, do 5º ao 8º ano, não vai a nenhuma aula de Estudo Acompanhado, Formação Cívica e Matemática Elementar (não contam para passar ou reprovar), nem a Português e Matemática ou a 3 disciplinas à sua escolha (desde que não sejam as duas anteriores simultaneamente).

Por um lado, não chumba por faltas, porque actualmente isso já não acontece a não ser em situações limite (em que também seriam reprovados de outra maneira) e porque as provas de recuperação e os intrumentos nebulosos que estarão aí por vir para as substituir (ainda ninguém percebeu bem o que será) são mera cosmética.
Por outro, porque acabará por passar, mesmo não tendo aproveitamente a essas disciplinas todas. E se for simpático (ou mesmo que não o seja), bem comportado (será mesmo preciso?) e estiver bem integrado na turma, até se pode fazer o jeito de o passar com mais negativas.

Claro que, mais tarde, quando se efectuar a triagem (cada vez mais tarde, com o aumento da escolaridade obrigatória) e o aluno perceber que se calhar o conhecimento ou a capacidade de raciocínio fazem falta (caso chegue a ter essa percepção), talvez aí repare que a ajuda do ministério e dos professores não foi mais que um presente envenenado. Só que aí será tarde de mais. Aí, se tiver manha, jogo de cintura e cinismo e oportunismo em doses certas, se não tiver quaisquer valores ideológicos, ainda terá uma alternativa viável: inscrever-se numa juventude partidária, ser inteligente do ponto de vista táctico e poderá ir longe…como aconteceu com este senhor:

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

6 Responses to O aluno esperto…

  1. antonio diz:

    Não se preocupe.
    Aquela gajah horrível com uma boca demasiado grande para o tamanho da cara vai processar esse senhor por ter dito uma ninharia ou duas.
    Eu por mim vou arranjar um juíz ou dois para fuzilar (e claro, hei-de estar no Japão, umas 200 testemunhas no mínimo…) quando isso acontecer.

    😉

  2. Marota diz:

    Senhoras/es e Engenheiras/os só aos Domingos.

  3. Pingback: Tweets that mention cinco dias » O aluno esperto… -- Topsy.com

  4. Pingback: cinco dias » A educação no país do faz de conta…

  5. Pingback: Consequências do fim do ensino recorrente « O Insurgente

Os comentários estão fechados.