Contra Saramago

O Vaticano ataca sem piedade, sem rigor e sem humanismo. Ver aqui ou aqui (em italiano, ainda não é notícia em Portugal).

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

15 Responses to Contra Saramago

  1. Manuel Monteiro diz:

    Ao contrário da Igreja Católica Portuguesa, que tomou uma posição correcta, nesta hora da morte do José Saramago…Sejamos justos
    Manuel Monteiro

  2. O Vaticano tem sido ocasionalmente abalado por dissidências, abandonos, desconfianças, escândalos, autênticos escândalos(!) como o Banco Ambrosiano, os preservativos não recomendados e recentemente pela pedofilia.
    Está, desde há muito tempo, a sujeitar-se a uma valente, abrupta e vigorosa lição social e cívica !, que desmembrará conceitos, rasurará actos, espartilhará clientelas !
    Quem lhe vai dar essa decisiva lição e quando, não sei, mas mais decénio menos decénio, tê-la-á !

    O Vaticano patético e desatinado já nem respeita a génese e objectivos da sua existência, a sua História, o seu património cultural.
    E José Policarpo faz parte desse desatino romano e português.

  3. CD diz:

    “Pior do que não ver, é não querer ver”

  4. maria monteiro diz:

    A Igreja Católica na sua melhor forma… pena é que não seja contra o saque, os grandes corruptos… (pois, esqueci-me do… beija-mão)

    Obrigada, José Saramago.

  5. xatoo diz:

    o Mário Soares hoje ao chegar ao velório na CML deu um topete no lancil do passeio da entrada e quase se ia estatelando ao comprido na calçada… Deus não dorme, mas o Diabo, sempre atento evitou a queda. Azar o nosso…

  6. xatoo diz:

    quem preferir também pode ler o comunicado do Vaticano em espanhol, no ElPublico:
    http://www.publico.es/culturas/321954/diario/vaticano/arremete/contra/saramago/populista/extremista

  7. joão nm diz:

    Ai agora queriam “humanismo”, era?

    Que se fodam!

  8. Carlos Fernandes diz:

    A minha opinião, é que eu não gosto nem nunca gostei do Saramago como escritor, (exceptuando um ou dois livros) e o facto de ser do PCP, ou ser ateu ou crente isso a mim não me diz nada, pois eu considero é se as pessoas são boas pessoas independemtemente de pertencerem ao partido A ou B ou á religião Y ou Z. Já estive a ler estes links italianos, e o que me espantava era de facto ler outra coisa, pois então se Saramago por diversas vezes insultou os crentes e a religião.

    Como escritor nem refiro o cansaço da falta de uso de pontuação, que serve precisamente para facilitar a leitura, e quanto ao Nobel, Lobo Antunes, entre muitos outros exemplos portugueses, merecia em minha e em muitas outras opiniões, muito mais o prémio.

    Acontece, é bom que se refira a verdade das coisas, que o ICEP, sob o então governo Guterres, gastou um balúrdio no ano anterior ao prémio em promoção a este escritor, com entrevistas patrocinadas nos principais jornais suecos e outos eventos promocionais.

    Descansa em paz, Saramago.

  9. António Figueira diz:

    A ideia do Nobel do ICEP é das coisas mais estúpidas que já vi escritas.

  10. simples diz:

    carlos fernandes:dor de cotovelo ou de corno.Get lost!vai,vai para o colinho do cavaco ou dos seus gestores de alta gama,de topo,coisas como o oliveira costa,ferreira do amaral,valle e azevedo,cunha e silva,delerues,jardins gonçalves, e tutti quanti parasitas da sociedade!Da-se!

  11. idi na hui diz:

    Lobo Antunes,o invejoso?O ressentido,o truculento e despeitado-claro,ao lado dum Menachem Begin…

  12. É odiável, mas pelo menos tomaram uma posição coerente. Mais vale este tipo de postura do que o habitual cinismo hipócrita e politicamente correcto da hora da morte.

  13. Sofia Ventura diz:

    Uma atitude muito cristã, a do Vaticano, portanto.

  14. Carlos Fernandes diz:

    A. Figueira, estúpido porquê, isto não é ideia ou invenção minha, li isto em vários sitios há alguns anos, se sairam entrevistas e actos afins promocionais pagas pelo ICEP ou não no ano anterior nos jornais suecos, V. é jornalista, donde bem pode averiguar isto. Agora concordo consigo, a Margarida Rebelo Pinto devia ser patrocinada tb. pelo ICEP, se não é uma boa escritora, é seguramente uma escritora boa.

  15. Tiago Mota Saraiva diz:

    João (Torgal), só agora vi o teu comentário. Parece-me que bate certo com o texto que publiquei sob o título “Cavaco esteve bem”.

Os comentários estão fechados.