Liga Vitalis

O que é que unifica o CDS, a Opus Dei e o Belenenses [ouvir hino sem saltar intro] para além do azul e do amarelo, da juventude, do mau futebol, da cruz de cristo, das bancadas vazias, do lastro reaccionário, do futuro, da dislexia táctica, do culto da aristocracia, da fé na secretaria e do nome desta posta?

[clicar na imagem]

O Presidente!

Este artigo foi publicado em cinco dias and tagged . Bookmark the permalink.

48 Responses to Liga Vitalis

  1. Renato Teixeira diz:

    Não consegui atenuar o ar torrado. Deve ser do solário. Segue mesmo assim a homenagem.

  2. Nuno Bio diz:

    Misturar futebol e política dá sempre merda. Esta posta é uma bosta nojenta.

  3. Carlos Guedes diz:

    Inteiramente de acordo! Que não se fiquem pela Liga Vitalis e caiam nas profundezas dos campeonatos amadores!

  4. Renato Teixeira diz:

    Nuno Bio, bosta nojenta!?!? Tenho uns contactos para workshops de insultos violentos. Quer o contacto? É que essa da bosta nojenta é mesmo um insulto betinho. Diria mesmo do Restelo. O prurido em usar a palavra merda e a redundância com o nojento permitem perceber muito do que o deixa mal disposto.

    Carlos Guedes, nem mais. O problema é que os clubes que continuam a fechar as portas são os Salgueiros e as Estrelas da Amadora. Enfim. A inevitável mistura entre política e futebol.

  5. Pingback: Tweets that mention cinco dias » Liga Vitalis -- Topsy.com

  6. Carlos Fonseca diz:

    Apenas um ignorante pode escrever o que escreveu sobre o Belenenses. Como clube, ainda que pequeno, tem no seu historial homens de esquerda – por exemplo, existe uma fotografia da selecção nacional em que Mariano Amaro, ao contrário dos outros de braço fascista armado, faz a saudação comunista.
    O Belenenses tem gente de direita e de esquerda como os outros. O Benfica tinha o Octávio Pato e o Gonçalo Rapazote. O Sporting, além de democratas, contava nas suas fileiras com a nata do Ministério
    do Interior e da PIDE.
    Hoje há o homem dos pneus com recheio e outros exemplares, estilo Valentim Loureiro e Pinto da Costa. Homens esforçados no trabalho e sem máculas. Viva Vieira, Viva Bettencourt, Viva o Pinto da Costa, o Jardim e os clubes da Madeira, o Bragra…parques e por aí fora. Tudo gente sã. Do melhor que há na sociedade.
    Ser anti ‘Opus Dei’ é uma coisa. Eu também sou. Ser ignorante e vulgar, mesmo trando-se de um ‘pseudo-intelectual’ bloguer, é reles.

  7. Renato Teixeira diz:

    Carlos Fonseca, eu tenho muito pouco de blogger e menos ainda de intelectual. Agora reles está certo. Diria mesmo um reles de bosta nojenta, parafraseando o Nuno Bio.

  8. joão nm diz:

    O ressabiamento social é visível…

  9. joão nm diz:

    Eu percebo: se me tivessem dado o nome de ‘Renato’ eu também me revoltaria com os betos, os ricos, os giros, os bem dispostos, etc, etc…

  10. Renato Teixeira diz:

    João nm, Renato é bués de aristocrata. Diria mesmo que só Vasconcelos supera a coisa. Quanto às revoltas tem razão sobre todas, menos sobre os giros.

  11. joão nm diz:

    ‘Renato Teixeira” é dos nomes mais feios e desgostantes que se pode conceber. Ponto.

  12. António Figueira diz:

    Renato,
    Chateia o CDS e a Opus, se quiseres, mas deixa o Belém em paz.
    Os adeptos de um clube são como os católicos, percebes, na vida real ele há uns que são péssimos e outras que são óptimos, e não se ganha nada em ofendê-los a todos por atacado.

  13. Renato Teixeira diz:

    João nm, estou certo que encontrará pior na barra direita deste afamado blog: http://31daarmada.blogs.sapo.pt/

    António, nada contra os adeptos muito menos por atacado. Na verdade isto trata-se mais de uma provocação ao estreante António Paço, a ver se vem a terreiro defender a sua dama.

  14. António Figueira diz:

    Então acho justo.

  15. Carlos Fonseca diz:

    António Figueira, sei que não precisa; mas, apoio inteiramente a sugestão formulada. No Belém, como noutras instituições, há de tudo. Do bom, do mau e do péssimo.

  16. miguel diz:

    O Renato Teixeira tem uma habilidade excepcional para se meter em aventuras e apanhar bordoada desnecessariamente à conta de meter os inimigos todos dentro do mesmo saco. Oh Renato, olha que não chegas para eles todos!

  17. joão nm diz:

    Fui ver. Afonso Azevedo Alves, Jacinto Moniz de Bettencourt, Vasco Campinho, são nomes quase sórdidos, e há ali outros mesmo muito maus. Mas ‘Renato Teixeira’ é um fatal.

  18. Renato Teixeira diz:

    Oh Miguel, olhe que tenho mais habilidades excepcionais, não se resume ao jeito para espoletar bordoada. Traga daí uma granada e verá como me ajeito com a coisa.

  19. Renato Teixeira diz:

    João nm, os meus preferidos são Belford Henrriques, Bragança Buchholz e o Albino. Todos melhor e mais nobres que o meu anafado Renato Teixeira. Já que gosta tanto de analisar a origem social dos nomes, a que corresponde o NM com que assina?

  20. Nuno Bio diz:

    O Belenenses tem na sua história alguns episódios tristemente ligados ao antigo regime por exemplo e infelizmente teve o nome de Américo Thomaz a figurar no estádio, era o clube dele… e na altura interessava.
    O Belenenses tem na sua história alguns episódios de resistência anti-fascista. Num jogo contra Espanha na década de 50, 3 jogadores da selecção das quinas levantaram o braço e em vez de fazerem a saudação nazi, cerraram os punhos frente a Franco e ao Salazar. Foram presos pela PIDE a seguir ao jogo. Eram os 3 do Belenenses um deles o comunista Mariano Amaro, capitão da equipa.

    Para quem conhecer a história dos clubes saberá que histórias destas haverá aos milhares em cada clube, umas mais progressistas outras mais condenáveis. Daí o digo: Misturar futebol e política dá sempre merda.

    Atacar o CDS e a Opus Dei parece-me que não justifica o ataque ao Belenenses. Até porque o Belenenses não pode responder no mesmo tom. Um clube de futebol (qualquer que seja) não tem o mesmo raio de acção e uma missão política como o tem um partido político ou uma organização mafiosa e obscurantista.

    Portanto, qual é o ponto Renato? Atacas o Belenenses porquê?

  21. Renato Teixeira diz:

    Por provocação gratuita e pelo seu futuro presidente. Obrigado pela adenda das histórias.

  22. Renato Teixeira diz:

    Dantas, só publico comentários, macumba não.

  23. joão nm diz:

    Eu não gosto de analisar a origem social dos nomes, não me entendeu. É um juízo estético (embora, ó crueldade!, seja sempre mais do que isso). Amo nomes aristocratas e nomes populares. Gosto de Sophia de Mello Breyner Andresson e Rosa Maria Costa. O seu nome, Renato Teixeira, é mesmo feio, piroso e revelador. Eis tudo.

  24. Nuno Bio diz:

    Rectificação: O jogo não foi na décda de 50 mas sim em Janeiro de 38.
    Os outros envolvidos para além de Mariano Amaro foram o Artur Quaresma (tio do Quaresma actual) e o José Simões.
    Mariano e Simões foram presos pela Pide.

  25. Renato Teixeira diz:

    Estamos globalmente de acordo, João de Novais Manso. Apenas difere a nossa noção de revelação.

  26. António Figueira diz:

    João de Novais Manso? É mesmo feio, piroso e revelador.

  27. Renato Teixeira diz:

    🙂

  28. Pedro diz:

    Teixeira, não tens de te envergonhar. Tens o mesmo nome do grande Pedro Teixeira, o Bandeirante da Amazónia. E Renato tem ressonâncias visigoticas. Dá um certo chique, como diria o Dâmaso Salcede Novais Manso. Rosa Maria, gosto, é nome de fadista, daquelas que acamaradavam com o Conde do Vimioso, juntamentes com a Júlia Florista e a Severa. Lá tem também o seu chique.
    Eu penso imensa desculpa, por eventualmente ofender três ou quatro pessoas, mas nunca entendi bem a própria existência do Belenenses. É um fenómeno engraçado.

  29. João L diz:

    Renato, nas questões do futebol andamos quase sempre em desacordo, mas nesta questão dos nomes fique a saber que estou do seu lado. É de um enorme mau gosto e revelador de um certo novo-riquismo vir aqui fazer referências aos nomes alheios. Desafie esse senhor a demonstrar os seus (dele) quatro costados e se afinal ele o conseguir deve ter havido uma falha na educação do dito. Renato, sim e Teixeira, tb. Um abraço

  30. António Paço diz:

    Renato, é feio atacar o meu clube e associá-lo ao CDS e ao Opus Dei. Sobretudo este ano, que parece que vão mesmo para a II, e há por aí uns marmanjos a querer deitá-lo abaixo para se apoderarem dos terrenos do Restelo!
    Resta-nos o futsal, uma modalidade que não sei se se pratica na Académica…

  31. Justiniano diz:

    Realmente, caro Pedro, também nunca compreendi lá muito bem aquela agremiação…um campo tão grande, cadeirinhas limpinhas, música e dança, relvado impecável e nunca lá vi mais de 500 almas.
    Não sei, talvez não gostem de bola!

  32. Renato Teixeira diz:

    Paço, se pratica. Acho que este ano estão para subir para a primeira divisão. Quanto ao ataque ao clube terás que me perdoar esta. Mas há dois anos que apetece dançar sobre o vosso cadáver.

    Justiniano, e a vista? A vista é que os há-de vergar. Até tenho uma proposta de nome, já que estamos nessa: Condominio Cruz de Cristo. eheh Sucesso de vendas garantido.

    Oh Paço, e quem é que se está a afiambrar à coisa?

    Obrigado pela solidariedade João L e Pedro. Abraço

  33. Justiniano diz:

    Renato, as vistas não sei mas a coisa parece-me demasiado arejada, ventosa diria, e para mim já não dava por causa da artrose e da corrente de ar no costado que esta coisa da idade já não perdoa.
    Não sei, talvez dê para seca de bacalhau!!

  34. Renato Teixeira diz:

    hum… Um Shoping, que está mais na moda. Ou uma fábrica. Assim grande. De pasteis da agremiação.

  35. Pisca diz:

    Renato

    Por favor que o betinho secretário daquela coisa do jacinto rego queira fazer carreira nos futebois como o Cervan que até já deu em paineleiro do Benfica já se sabe como é

    Mas tudo no mesmo saco ? Bom assim tenho que decidir onde estar e deixar de ser sócio do Belenenses, e o António Filipe, deputado do PCP na AR, vai ser ouvido pela CC para justificar tão más companhias com carácter de urgência

    Vá lá confesse esta foi pior que uma posta, uma b……

  36. AGG diz:

    Caro Renato, nem vou aqui dissertar sobre achar o nome Albino feio, que é das tais coisas por atacado, eu não escolhi o meu mas ao ataca-lo ataca o meu pai e o meu avô, não é um nome bonito mas é meu.

    Queria antes esclarecer-lhe sobre as ligações CDS – Opus Dei. Muito embora ela exista, existem também muito apoiantes históricos do CDS com origens agrícolas e populares, isso acontece no Norte (principalmente no Minho) onde o minifúndio persiste e onde no pós 25 de Abril correu o medo dos vermelhos lhes nacionalizarem a horta que eles herdaram dos pais. O CDS foi o único partido que os defendeu claramente, provocando essa onda de apoio em nada ligada à Opus Dei.

    Generalizar é sempre ofensivo seria o mesmo que eu dizer que a Estrema esquerda é sempre autista quando apenas alguns dos seus elementos o são…

  37. JMG diz:

    Boa sorte, João. Nós os betinhos temos que nos defender uns aos outros, até mesmo neste antro de comunistas do caneco. Se eu não fosse betinho diria do caralho.

  38. Renato: Tira as patas de cima do Glorioso Belenenses!

    O Benfica e o Sporting estão carregados de nazis.

    O Restelo foi levantado por mãos operárias.

    O 28 de Maio era em Braga!

  39. Manue Monteiro diz:

    Renato, meu camarada, no que te foste meter! Há uma campanha no FB para te arredar do meio…
    Uma nota: não te metas com o Sporting! Pode ser dos caralhos dos viscondes dos legionários e dessas merdas todas, mas como diz o outro, não se manda no coração, e, quando eu era camponês inconsciente, lá em traosmontes, entreguei o meu coração ao Sporting e sportinguista hei-de morrer. Portanto, cuidado! Se te metes com o Sporting temos insulto do grossso…
    MM

  40. Renato Teixeira diz:

    A sério manuel? Tens que me enviar o convite que eu também adiro 🙂

  41. RML diz:

    Todas as generalizações são… bosta nojenta!

  42. DAM diz:

    O CF”Os Belenenses” no contexto nacional é um dos clubes com maior história. Se tivesse ficado calado não teria dito tanta asneira.

  43. hulk de belem diz:

    mais um tipo da extrema direita ligado ao belenenes, irra não conseguimos nos livrar desta fama….só falta aquele tipo do PNR tambem se candidatar, sócio já ele é

  44. M.U.Z.E. diz:

    Hi pá tanto mete nojo e nem sequer sabem jogar matrecos.

  45. alfredo azinheira diz:

    Renato, ai Renato
    como podes ser tão ignorante.Sais-te de onde????
    Lê rapaz, aprende que so faz bem.
    a meninice bregeira deu-te para dormir sobre os escombros de um dos maiores simbolos nacionais. Devias dormir de pé e em sentido.
    O Belenenses, é Clube do Povo, O Restelo foi na sua grande parte obra (manual) dos sócios, O Americo Thomaz, já era dirigente do Belenenses, muitos anos antes de ser Presidente. Tens alguma agremiação com passado limpo?, ou presente,? que é muito mais grave? O que é que o CDS tem a ver com o Belenenses? É azul? tambem o ceu é. Negro só o futuro de muitos dos nossos Clubes

  46. Renato Teixeira diz:

    Alfredo Azinheira, clubes do povo enchem estádios. Alguma coisa distingue o Belenenses do Leixões e do Olhanense.

    Não falei, curiosamente, do passado do Belenenses, do qual de resto sou pouco conhecedor.

    Quanto ao que o une ao CDS é claramente a polivalencia do seu secretário-geral.

  47. alfredo azinheira diz:

    meu caro renato
    não tinha lido todos os teus comentarios. Por isso pergunto. Sabes de algum clube que não esteja ligado ao poder politico? Eu não.
    Academica, Porto, benfica, maritimo . braga, boavista etc etc
    todos com graves ligações. Assim vejo-me na obrigaçao de democraticamente te mandar à merda. Guarda os disparates lá para casa

  48. Francisco Campello diz:

    Ai que a inveja é tão fodida! Põe gelo que isso passa! Força João Almeida! Força Belém!!!

Os comentários estão fechados.