“José Sócrates garantiu hoje que a sobretaxa de IRS, anunciada nas medidas de austeridade do governo, só vai abranger os rendimentos dos portugueses a partir de Julho. O primeiro-ministro contradiz assim o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, que em declarações ao i admitiu que a nova taxa de IRS tinha em conta os rendimentos de todo o ano, ou seja, a aplicação da medida teria efeitos desde Janeiro.”
Esta notÃcia parece algo estranha, proveniente de um Secretário de Estado, com alguns conhecimentos jurÃdicos.
PS – Tudo explicado! Um Secretário de Estado avança com uma proposta idiota de manhã, o primeiro ministro desmente ao almoço e, à tarde, sabemos que a tributação começa amanhã.
Este artigo foi publicado em
cinco dias. Bookmark o
permalink.
Ou eu não estou a ver bem a coisa, ou se a medida tem efeitos desde Janeiro, muitos de nós vamos ter de devolver dinheiro (porque fizemos retenção na fonte com outra taxa).
Não é essa a consequência?
Não sei qual é o espanto. Já se sabe que quando se diz hoje que é azul, é porque amanhã será amarelo. Há que aprender de uma vez por toda a linguagem utilizada. E não é assim tão dÃficil… até eu já aprendi.
O Sócrates já veio desmentir. O que é estranho é que alguém, com conhecimentos jurÃdicos, tenha aventado a coisa.
Vivemos numa republica fiscalista e totalitária.
Sócrates espolia tudo.
Vai deixar uma herança de devastação, miséria, exploração e esbulho.
A própria «segurança social» (sistema financiado pelo trabalho) foi usado até à exaustão para fins eleitoralistas.
Agora o Sócrates até quer sinalizar os desempregados como os nazios faziam com os judeus quandio estes andavam com a estrêla de David.
Os sindicatos andam a dormir.
Estão muito gordos e burgueses.
As “notÃcias” da manhã servem para isso mesmo: o desmentido do Sócrates à hora do almoço, com desenvolvimento nos telejornais da noite.
Assim se matam dois coelhos (!?) de uma cajadada: o homem farta-se de aparecer e a agência de comunicação não se cansa de empochar.
O que vai começar em Junho (não em Julho) é a retenção na fonte. Em 2011 quando fores pagar o irs referente a 2010 vais fazer o acerto desde Janeiro.