Silvio Rodriguez, cantautor cubano, foi motivo de notÃcia, com amplo destaque, quando há coisa de um mês reclamava “mudanças em Cuba”. Claro está que o seu apoio à Revolução Cubana era deixado, por critério jornalistico, fora dos tÃtulos, fora das letras gordas que toda a gente lê. Para os jornalistas e editores, então o que interessava era que o artista caribenho exigia mudanças, quase anunciando o desmoronamento do regime, visto que até os seus indefectiveis publicamente o criticavam.
Nessa altura, Silvio era uma voz importante.
No dia 15 de Maio, esta voz importante que exigia mudanças em Cuba e que foi destaque das secções internacionais em grande parte da comunicaçao social mundial enviou um artigo de opinião ao director do El Pais. Nela revela o seu espanto para com a campanha mediática realizada contra Cuba e o seu assombro para com as várias petiçoes promovidas por nuestros hermanos via a sua elite artÃstica. E ainda ousava criticar o regime espanhol pelos intentos contra o juiz Garzón.
O artigo nao foi publicado. A “importância” de Silvio Rodriguez apoiante da Revolução Cubana afinal não era a importância de um Silvio Rodriguez que exigia mudanças e não consta que tenha havido mudança nem de director, nem de critérios editoriais no pasquim madrilenho. Esquizofrenia jornalistica, não?
O artigo de Silvio Rodriguez pode ser lido aqui.
Pingback: Tweets that mention cinco dias » Esquizofrenia jornalistica -- Topsy.com