Marcha contra a Homofobia e Transfobia em Coimbra

Celebra-se a 17 de Maio o Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia. Com efeito, foi a 17 de Maio de 1990 que a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde decidiu retirar a homossexualidade da sua lista de doenças mentais. Sendo este um marco fundamental na defesa dos direitos LGBT, importa lembrar esta data, apelar a que seja reconhecida formalmente a nível nacional, saudar o longo caminho percorrido e alertar para o que resta fazer.

Neste sentido, um conjunto de pessoas e de organizações da sociedade civil de Coimbra (ver abaixo listagem) resolveram convocar, pela primeira vez, em Coimbra, uma Marcha contra a Homofobia e Transfobia neste dia 17 de Maio, com o lema mais cidadania, menos homofobia e transfobia. Entre os principais objectivos deste evento inclui-se: alertar para as discriminações legais e reais existentes da população LGBT; informar e sensibilizar a população para estas temáticas; contribuir para uma cidade mais justa, inclusiva e democrática, em que as diferenças entre todos/as e cada um/a de nós são respeitadas e valorizadas.

O Manifesto desta iniciativa será distribuído ao longo de todo o dia na cidade de Coimbra. Todas as informações relativas à Marcha, incluindo o Manifesto, encontram-se neste site . Esta iniciativa conta com o apoio de inumeros cidadãos e cidadãs a nível local e nacional, cujos testemunhos de apoio se encontram já no site da Marcha.

Às 16h30 concentrar-nos-emos no Largo da Portagem para às 17h iniciarmos a Marcha em direcção à Praça 8 de Maio na qual leremos o Manifesto, distribuiremos informação e assistiremos a diversas performances culturais. Por fim, haverá lugar a um “Beijaço” contra a homofobia. Referir que esta última iniciativa se insere numa Campanha Global de “Beijaços” no 17 de Maio, lançada pela organização mundial do Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia (IDAHO). Com ela pretende-se somente dar visiblidade ao que por norma é invisível devido à discriminação: os afectos entre pessoas do mesmo sexo. Às 20h00 haverá um jantar convívio nas cantinas amarelas e pelas 23h uma festa de confraternização.

É desta forma que pretendemos assinalar o Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia em Coimbra, aliando informação, visibilidade, reivendicação, cultura e convívio e passando uma mensagem clara: os direitos das pessoas LGBT são direitos humanos; são direitos de cada um e cada uma de nós. Cabe-nos portanto a todos/as assegurá-los!

Organizam e Participam: APAV – GAV Coimbra; APF do Centro ; Associação B Visibilidades; Associação Existências; Associação Cultural Janela Indiscreta; Associação ‘não te prives’ – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais ; Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros; Associação Saúde em Português; Graal; Grupo Artes Jahnasce; Marcha Mundial das Mulheres; República das Marias do Loureiro; República dos Kágados; República Solar do 44; Secção de Defesa dos Direitos Humanos da AAC.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

2 Responses to Marcha contra a Homofobia e Transfobia em Coimbra

  1. Pingback: Tweets that mention cinco dias » Marcha contra a Homofobia e Transfobia em Coimbra -- Topsy.com

Os comentários estão fechados.