O cosmopolitismo dos bimbos


No suplemento Tabu do último Sol, encontramos um excelente exemplo dos diversos e imaginativos níveis do parolismo tuga.
Ao que parece, o imarcescível Luís Osório mantém por aquelas paragens pouco recomendáveis uma coluna, de seu modesto nome Ficheiros Secretos. Nela, o vidente desce ao nível dos mortais e revela às massas os mistérios dentro de mistérios que animam os bastidores da nossa vida política.
Tocou a vez ao cromo Macário Correia, mais o seu dichote “beijar uma mulher que fuma é como lamber um cinzeiro”. Explica-nos o excelente Osório: “lamento informá-lo que a frase foi dita por Macário mas não escrita por ele”. E lá segue história afora, romanceando o encontro entre o jovem e ambicioso político, então presidente da Liga Anti-Tabagismo, e “um jovem prodígio, cosmopolita e criativo. Chamava-se Edson Athayde, e Macário logo gostou dele. Andaram às voltas com uma frase que Edson considerava provocatória o suficiente para cumprir os objectivos e promover uma forte discussão”.
No meio de tanto génio e de tanto prodígio, falta dizer que a frase já tinha barbas bem antes desse encontro. Na década de 70, “Kissing a Smoker is Like Licking an Ashtray” foi um dos slogans da acção Great American Smokeout, nos EUA (há quem atribua a boutade ao escritor de ficção-científica Robert Heinlein, mas não consegui confirmar tal ideia). Por outro lado, até a frase “Is kissing a girl who smokes like licking an ashtray?” já servira de título para um livro.
Osório deslumbra-se com o seu conhecimento privilegiado deste “ficheiro secreto” de pacotilha; Macário deslumbrou-se com a criatividade cosmopolita daquele jovem; a agência que assinou a campanha deslumbrada ficou com a originalidade da coisa; entretanto, ninguém se deu ao trabalho de olhar para lá das aparências.
De deslumbre em deslumbre lá se vai afundando esta nação de bimbos.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

3 Responses to O cosmopolitismo dos bimbos

  1. Pingback: Tweets that mention cinco dias » O cosmopolitismo dos bimbos -- Topsy.com

Os comentários estão fechados.