Tudo gente fina!


De acordo com o Público o administrador da Parque Escolar Gerardo Saraiva Menezes foi, entre 2001 e 2007, o braço-direito de António Salvador (na fotografia ao telefone) – actual presidente do Sporting de Braga – na Britalar. O jornal revela que a Parque Escolar já terá adjudicado 35 milhões de euros a esta empresa que actua em consórcio com a Way2Be, onde também participam a DST, a J. Gomes e a Rodrigues & Névoa (do famoso Domingos Névoa).
Sobre estas dinâmicas “empresariais” de Braga e a propósito do julgamento de Domingos Névoa, o JN escreveu isto:

Segundo a acusação, o arguido Domingos Névoa sabia que José Sá Fernandes exercia um mandato de vereador da Câmara Municipal de Lisboa, mas actuou para procurar condicioná-lo no exercício das suas funções e comprara a sua autonomia, de modo a que visse a assumir posições que fossem ao encontro das suas necessidades empresariais, independentemente das consequências.
Domingos Névoa e Manuel Rodrigues estabeleceram laços de amizade fortes quando ainda eram jovens, em Rio Caldo, Gerês. Em França amealharam os primeiros dinheiros que sustentaram o império que hoje detêm. De regresso a Portugal começaram por pequenas obras de construção civil, mas esse era o filão que em Braga havia de encontrar campo pródigo para fazer fortuna, à semelhança de outros grandes empreiteiros. Manuel Rodrigues é um dos quatro membros do conselho de administração da SAD do Sporting de Braga, que é presidido por António Salvador (da Britalar) e integra também Gaspar Barbosa Borges (da construtora ABB).
A Bragaparques integra o grupo Rodrigues & Névoa (construção civil) detém capital da empresa de água e saneamento Agere.
Nesta empresa, cuja entrada ficou formalizada a 25 de Abril de 2005, com o investimento de 26 milhões de euros por parte dos empresários José Teixeira, Gaspar Borges, Manuel Rodrigues e Domingos Névoa que representam o consórcio constituído pelas empresas Domingos da Silva Teixeira, SA, Bragaparques e ABB.
Exploram os quatro grandes parques subterrâneos de estacionamento automóvel da cidade de Braga, mas a sua acção já chegou a muitas cidades do país. A Bragaparques detém o Hotel Ibis e parte do Shopping BragaParque. É ainda detentora da Carclasse (concessionária da Mercedes com pontos de venda em Braga, Guimarães, Barcelos, Famalicão e Viana do Castelo).

Este artigo foi publicado em cinco dias and tagged . Bookmark the permalink.