Pesquisa

Embrulhem lagartos! (e tantos que conheço…)

7 de Fevereiro de 2010 por Renato Teixeira

Sou da Académica desde que nasci o que não é lá grande virtude. Ainda para mais numa cidade em que o clube dos estudantes sempre se afirmou contra o clube dos futricas. A verdade é que a coisa ficou, e na vida o futebol bem pode ser um campo onde a ideologia, e com ela a luta de classes, bem pode ficar fora de jogo.

Ao longo dos tempos a velha briosa tem vindo a perder a mística, é certo. Profissionalizou-se, deixou que um bando de gatunos tomasse conta dela, perdeu fôlego nas camadas de formação e afastou-se durante demasiados anos de qualquer conquista. Ao longo dos trinta anos que já levo apenas pude testemunhar duas ou três subidas de divisão e um título da pouco meritória liga de honra. Nem uma porra de uma ida à Uefa… Nada!

Enquanto militei na coisa, assisti a cerca de uma centena de jogos. Do terço que vi fora de portas apenas uma vitória. Apenas uma… mas uma vitória de monta: três secos em pleno estádio da luz.

Onde a blogosfera vê bons jogadores aqui e aqui. Eu vejo aqui. E ainda bem que o Sporting preferiu o plano B e contratou o Carvalhal para substituir 0 Bento. Que o meio milhão que poupou no plano A lhes faça bom proveito que este André Villas-Boas está muitíssimo bem em Coimbra.

A merda é o sistema… esse que dá penalties ao Benfica nos últimos minutos sempre que este não chega ao fim com meia dúzia de golos marcados e a equipa adversária com menos um ou dois jogadores. (Parabéns Vitória de Setúbal!).

O que vale são estas pequenas vitórias (umas mais morais que outras). As do brio e do amor à camisola contra o dopping financeiro e o que aprendemos das escutas. Com estas vitórias podemos vibrar e delirar… e acreditar, nem que seja por breves minutos, que a bola é mesmo redonda.

Comentários

Comentário de Nuno Ramos de Almeida
Data: 7 de Fevereiro de 2010, 0:39

Renato,
Recorda-me a tua morada, para te ir espancar :)

Comentário de Renato Teixeira
Data: 7 de Fevereiro de 2010, 0:53

Estádio Cidade de Coimbra. Poderíamos marcar no estádio do Algarve, para a final da Taça da Liga… mas o Sporting tem ainda menos hipóteses do que a Académica para lá chegar. Assim sendo… terá que ser mesmo em Alvalade, já no próximo ano. Se entretanto os dragões ou os lagartos não nos roubarem o treinador. ;)

Comentário de Politikos
Data: 7 de Fevereiro de 2010, 3:07

Um post a p&b… Afinal tb há disto fora dos três grandes…

Comentário de manuelmgaio
Data: 7 de Fevereiro de 2010, 3:10

Já não é Académica: voltou a mudar de nome mas é Académico, com jogadores profissionais.
A Académica morreu durante o fascismo, num jogo com o Sporting, em Coimbra. Fomos ao estádio, de luto, protestar pela realização do jogo durante a greve, protestar pelos processos disciplinares, as prisões e as expulsões. A polícia de choque atacou em força e os jogadores da Académica, profissionais (salvo algumas honrosas excepções, como o Américo, por exemplo) não se solidarizaram com a nossa luta, a luta dos estudantes, a luta da Universidade, da Academia.
Foi assim que morreu a Académica e nasceu o Académico, igual a qualquer outro clube de futebol profissional.
Aconteceu o mesmo com alguns dos estudantes desse tempo: esqueceram o passado de luta, profissionalizaram-se, ganharam estatuto de personalidade pública e já não se distinguem de outras personalidades da nossa praça.
A cada um segundo as sua opções.

Comentário de Renato Teixeira
Data: 7 de Fevereiro de 2010, 3:27

Manuelmgaio, quase tudo o que diz é verdade e tem razão de ser. Compreendo a sua raiva e tristeza, e subscrevo a sua análise. De facto, a Académica dever-se-ia chamar Académico, ou outra coisa qualquer que marcasse a diferença entre o que era e o que se tornou. O meu primeiro cartão de sócio ainda tem esse nome (apesar de não pagar as quotas há anos) e lamento não ter testemunhado tempos mais briosos.
Ainda assim o nome ganhou um acrescento: à Académica juntaram o OAF, ou seja, Organismo Autónomo de Futebol e deve milhões à AAC pelos direitos de imagens acordados nessa época.
Disse que tudo o que diz é quase tudo verdade porque a velha Académica não morreu no fascismo… continua com o espírito antigo algures nos distritais (em quarto lugar actualmente… boa campanha a deste ano).
Quanto à opções, como disse no post… não é coisa que me encha de orgulho, a não ser o de me ter prevenido de torcer por qualquer uma das três grandes máfias do futebol português.

Comentário de Helder
Data: 7 de Fevereiro de 2010, 12:53

De certeza que viste o jogo? A vitória da Académica tem algum mérito que não se deva ao árbitro?

Comentário de p. s. d. da boa fé
Data: 7 de Fevereiro de 2010, 14:06

E se em vez de bola fossem todos ver música clássica ( http://www.youtube.com/watch?v=QMul7-GQ_g4 ) como eu?

Comentário de Renato Teixeira
Data: 7 de Fevereiro de 2010, 16:27

Politikos, a Académica de facto joga vestida de preto e branco. Uma evidência.

Hélder… se vi o jogo. A Académica teve uma primeira parte fraquinha, é certo, mas chegou para chegar ao intervalo com um empate a uma bola. Na segunda parte houve uma só equipe em campo e o Liedson. Não chegou para a lagartada. Batota? Não vi… Contra a briosa nunca vejo batota, da mesma forma que o Hélder não vê a merda de jogo que o Sporting apresentou neste e nos outros jogos da época. Outra evidência.

P. S. D. da Boa Fé, terei dúvidas sobre a dimensão clássica da música que sugeres mas nenhuma dúvidas sobre o teu ressabianço benfiquista. Olé Vitórria Olé! A terceira evidência. :)

Comentário de Politikos
Data: 7 de Fevereiro de 2010, 17:10

Renato Teixeira, será que só conseguiu passar do primeiro nível de leitura?!

Comentário de Helder
Data: 7 de Fevereiro de 2010, 17:43

O Sporting jogou pessimamente , mas não foi por mérito da Académica, é mesmo por não estarem a jogar a ponta de um corno.Mesmo assim,jogando mal, jogaram melhor que a Briosa.
A unica evidencia é a vitória, mas seria como dizer que o sócrates é o melhor politico pq ganhou as eleições.

Comentário de LAM
Data: 7 de Fevereiro de 2010, 18:45

Renato, parabéns por ser mais um, facto raro, não rendido aos 3 estarolas.
saudações boavisteiras.

Comentário de Renato Teixeira
Data: 7 de Fevereiro de 2010, 18:59

Politikos, queira iluminar-me com o segundo nível de leitura… estou realmente a ler o seu comentário a preto e branco.

Hélder, a Académica fez o que quis na segunda parte. Arrisco a dizer que tb fez o que quis na primeira, mas como a coisa correu mal poderia estar a embandeirar em arco. Veja a posse de bola. Na primeira parte terão decidido dar a iniciativa ao Sporting para jogar no erro (que são muitos) do adversário. Na segunda tomaram conta do jogo com mais de metade da posse de bola. Jogaram sobre os nervos do adversário e jogaram bem. Tacticamente brilhantes. Embora perceba a sua dificuldade em vislumbrar qualquer recorte táctico, uma vez que lá para os lados de Alvalade há muitos anos não têm um treinador que saiba o que isso é. Está a ver nova evidência? Mas numa coisa estamos de acordo… Esta equipe do Sporting é uma lástima. Do Grimi ao Polga; do Mendes ao Pereirinha; enfim… poucos se aproveitam. Desta vez nem a desculpa do dinheiro serve. Veio a público que foi o clube que mais gastou na europa no mercado de inverno. As melhoras…

LAM, é verdade… não se percebe como é que não há mais gente a repudiar os “3 estarolas”… Em pequeno, frustrado com tão débeis campanhas da Académica, ainda cheguei a levar para a escola a camisola do boavistão. A do grande Erwin Sanches. Como jogava quando levava aquela camisola… como jogava… E eu que sempre fui um péssimo jogador de bola!

Comentário de Helder
Data: 7 de Fevereiro de 2010, 19:09

ehehehe
e de seguida, apagas-te o charrito e foste para a varanda festejar em cuecas , pareces o santos silva a falar do desempenho do sócrates, um brilharete . Já agora dou-te mais um dado, em dois remates fizeram dois golos, 100% eficácia, fruto de toda uma técnica secreta trazida no lombo de iaques incensados pelo Lama.

LAM, faz-te sentido um gajo ser do clube da freguesia onde nasceu?

Comentário de Ricardo Noronha
Data: 7 de Fevereiro de 2010, 19:25

Acho que o Manuel Alegre também fica contente quando a Académica ganha.

Comentário de Politikos
Data: 7 de Fevereiro de 2010, 19:59

Meu caro Renato, a ideia foi, como calculará, associar as cores do equipamento do seu clube com o teor do seu post que me parece francamente a p&b… Estou habituado a um certo facciosismo nos adeptos dos três grandes, – ponho-me lá tb, atenção – mas pensei que nos mais pequenos isso estivesse mais atenuado… O seu post mostra que não!
Deixando de lado os «gatunos», as «mafias», o «sistema» e quejandos, o facto é que, para além do dinheiro, não há diferenças entre o Sporting e a Académica. São ambos clubes profissionais com plantéis que são autênticas ligas de nações! Onde é que há brio e amor à camisola em ganeses, senegaleses, franceses, marfinenses e etc.?! Não creio que haja e se tirar os óculos p&b verá que não há! De todo o modo, goze a vitória. Não precisa para isso de bater nos outros, basta enaltecer os méritos próprios que, ainda que com estrelinha, foram alguns.

Comentário de LAM
Data: 7 de Fevereiro de 2010, 20:55

Helder, para mim faz todo o sentido. Sempre foi o meu clube, talvez por em miúdo o Bessa ficar perto de minha casa. Comecei a ir ver os jogos de futebol com os amigos (o meu pai nunca passou bola ao futebol), andava o Boavista na segundona. Cheguei a andar por lá no hóquei em patins, mas não tinha de facto grande habilidade para aquilo. Nessa altura, (já conto com 54) e mesmo mais recentemente , o Boavista seria dos clubes com mais modalidades, do hóquei ao andebol, basquetebol, ginástica, boxe, etc, em que o futebol era, como acho que hoje ainda deveria ser, APENAS mais uma modalidade, o que atraía muitos miúdos. Até que apareceu o João “Ban” para dar cabo daquilo tudo. Hoje está como se sabe.

Renato, essa conversa sobre a Académica/Académico, que eu não conhecia os contornos, foi-me contada por um boavisteiro de Coimbra que encontrei há 2 anos num estágio do Boavista no Luso. Ele era sócio do Boavista, apesar de ser de Coimbra, e também sócio da velha Académica que, soube agora pela v. conversa, anda pelos distritais.

Comentário de Renato Teixeira
Data: 8 de Fevereiro de 2010, 0:18

Hélder… bolas, sim senhor. O que lhe falta em compreensão futebolística sobra-lhe em adivinhação. De facto foi de cuecas e de charrito que celebrei a gloriosa vitória sobre a lagartada. Só não foi na varanda, mas só porque não a tenho… foi à janela. Quanto à estatística uma vez mais está mal informado. A briosa não foi assim tão eficaz. Foram seis os remates. Ainda assim merece que se lhe gabe a pontaria. Imagino que prefere algo parecido à selecção nacional… 50 remates para golo nenhum. São gostos, o que é que se há-de fazer…

Ricardo Noronha, vislumbro aí uma costela sportingista… estou certo? Ainda bem que me avisas… vou já mudar de clube. E vou também deixar de comer carne… acho que o fulano também prefere o bife aos legumes. Que grande porra!

Politikos… censura-me a insuficiência cromática mas não o vejo a introduzir cor alguma no debate. Acusa-me de ser o que diz ser (“ponho-me lá tb”) e depois faz meia dúzia de comentários xenófobos. Acha mesmo que o Luís Figo ou o Futre tem mais amor à camisola do que quaisquer “ganeses, senegaleses, franceses, marfinenses”? A diferença entre o Sporting (o Benfica e o Porto) e a Académica são duas: a dimensão da escandaleira e a tipologia dos adeptos. Não é muito, é verdade. Mas é o suficiente para que eu goste mais da Académica e você de um dos grandes…

LAM, poderá acompanhar a velha briosa na Bola de segunda-feira, que tem os resultados de todos os campeonatos distritais.

Comentário de Politikos
Data: 8 de Fevereiro de 2010, 0:55

«Meia dúzia de comentários xenófobos»?! Ó Renato, é preciso ter alguma verosimilhança na argumentação?! Acha isso intelectualmente sério?! Não precisa de truques desses para levar a bicicleta! É sua! Além do mais, não pretendi, nem pretendo pôr cor nenhuma no debate! Imagino que a sua contagem da meia dúzia seja de um por nacionalidade mas olhe que nem mesmo assim…

Comentário de Renato Teixeira
Data: 8 de Fevereiro de 2010, 0:59

Politikos, a contagem é do jornal Record e da Bola. Quanto à bicicleta, gosto sempre de ficar com ela…

Comentário de Politikos
Data: 8 de Fevereiro de 2010, 1:25

A meia dúzia a que me referia não era a dos remates da sua Académica, mas a dos pseudo-comentários xenófobos que v. me atribuiu! Quanto à bicicleta, espero que tenha percebido que lha dei antes mesmo de a montar. É que há corridas que eu não corro!

Comentário de Helder
Data: 8 de Fevereiro de 2010, 1:39

Estás a ver LAM ? Eu nasci na Freguesia do Campo Grande, cuja Junta dista 200m do estádio de Alvalade.

Renato, a minha compreensão é pouco mais que zero, dá para te compreender e para ir comprar tabaco sem me perder (se o quiosque mais próximo não estiver fechado), pode ser dos charritos.

Comentário de Renato Teixeira
Data: 8 de Fevereiro de 2010, 1:51

Politikos, Não fiz meia-dúzia de comentários sobre a sua xenofobia. Fiz um.

Helder, não leve uma polémica futebolistica tão a sério… fume lá um charro e espere pela nova época. Sem Uefa podem fazer melhor performance no campeonato.

Comentário de Helder
Data: 8 de Fevereiro de 2010, 1:56

Renato, a ideia era a oposta (humor, pah)
Mas para resumir que, ao contrário de outras escolhas, politicas por ex., as nossas “escolhas”clubisticas aconteceram quando a malta tinha 4 ou 5 anos. Quanto a mim , isto prova duas coisas, não foram escolhas em consciencia e que isso não faz dos nossos clubes os melhores do mundo.

P.S. Não invalida que eu seja um doente da bola , sócio á 25 broas com as cotas em dia.

Comentário de Renato Teixeira
Data: 8 de Fevereiro de 2010, 2:09

Helder…de acordo então… fiquemos pelo humor. Já quanto à doença aconselho a cura… Pagar quotas??? Para quê? Os patrocinios fazem tudo por si…

Comentário de Politikos
Data: 8 de Fevereiro de 2010, 2:57

Renato, sim v. fez um mas disse que eu fiz meia dúzia.

Comentário de manuelmgaio
Data: 8 de Fevereiro de 2010, 5:28

Caro Renato Teixeira,
Quando falei em opções não me referia a si mas às opções de quem transformou a Académica no Académico, transformação que começou com a insensibilidade dos jogadores profissionais perante os problemas e a luta dos estudantes. A Académica de jogadores profissionais foi utilizada para dividir a Associação que nunca conseguiram controlar. As direcções do Candal, do Magalhães e do Octávio nasceram de listas unitárias patrocinadas pelo Conselho de Repúblicas e só com as expulsões no tempo desta última direcção conseguiram parar temporariamente a actividade da AAC. Entretanto, a Académica era completamente dominada e controlada com os subsídios do governo.
Não sabia que a Académica ainda existia. Agradeço-lhe a informação.

Comentário de Renato Teixeira
Data: 8 de Fevereiro de 2010, 13:09

Politikos… tem razão. Disse que fez meia dúzia de comentários xenófobos quando só tinha feito um. Fica a correcção.

Manuelmgaio, tudo claro então. A velha Académica, ou se preferir a Académica, é ainda e só formada por estudantes e nenhum dos jogadores é profissional. A OAF é mesmo só para delirios como tinha dito no post. Saudações…

Comentário de Politikos
Data: 8 de Fevereiro de 2010, 14:59

Renato. V. volta à carga de forma insidiosa na questão da xenofobia, o que me parece – já lho disse – intelectualmente pouco sério, porque não creio que intimamente v. o sinta como tal. Utiliza-o apenas como truque retórico. Mas para que não subsistam dúvidas junte aos ganeses, senegaleses, franceses, marfinenses todas as restantes nacionalidades do plantel da académica inclusive os portugueses que não sejam de Coimbra e/ou adeptos da Académica. Espero que fique satisfeito.

Comentário de Renato Teixeira
Data: 8 de Fevereiro de 2010, 15:18

Politikos, feita a inclusão lusa fica sem efeito o meu comentário.

Comentário de LAM
Data: 8 de Fevereiro de 2010, 19:27

“Estás a ver LAM ? Eu nasci na Freguesia do Campo Grande, cuja Junta dista 200m do estádio de Alvalade”

Helder, estás desculpado pá. Sendo assim não tiveste culpa nenhuma, mas é preciso ter um azar do crl.

Escreva um comentário