E se Sócrates afinal é um génio?

Anda por aí muito maldizente a propagar a insidiosa tese da ligeira burrice de Sócrates. Que é apenas um palonço ambicioso e atrevido ao ponto da inconsciência, a que desgraças várias no PS abriram portas inesperadas, para nossa continuada miséria. Mas, se calhar, estamos a menosprezar a criatura, o que é sempre manobra arriscada.
Suspeito agora disto pelo recente contraponto entre Teixeira dos Santos e o primeiro ministro, a propósito do défice. Enquanto um admitia ter-se enganado, o segundo garantia que, afinal, tinha sido tudo de propósito. Ora uma dissonância destas não se pode ficar a dever apenas a displicência, incompetência ou imbecilidade. Tem de haver algo mais profundo.
Será que a ideia é apenas baralhar os eleitores, dando a cada um uma paleta de explicações, de onde ele pode escolher a menos desagradável? De caminho, ainda afasta o odioso de um possível engano para as costas do ministro, surgindo ele, Sócrates, como o visionário que lobriga estratégias e rumos onde os meros humanos apenas pressentem erros, enganos e perdições. Mais: ele passa a corporizar o Grande Homem, a figura trans-humana que vence crises internacionais, sofre uma oposição intragável e até supera as contrariedades oriundas dos mais próximos.
Assim se explicariam anomalias como o maluco do jamé, o desvairado dos corninhos, a ministra arvorada em inimiga dos professores, etc., etc. Mesmo a corrente parvoíce starring Mário Crespo serve para mais um acto de vitimização: “estão a ver como eu já nem posso almoçar em paz, sem ser perseguido pela inquisição dos meus oponentes?”
Ainda acabo em admirador do fulano.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

4 Responses to E se Sócrates afinal é um génio?

  1. Carlos Vidal diz:

    Às tantas…

  2. A oposição que abra os olhos, o deficit é muito superior a 9,3%, anda entre 11 e 11,5%, fonte interna da secretaria do orçamento.

  3. Niet diz:

    Infelizmente Sócrates não tem quase estilo político de espécie algum. Para mal de Portugal e do seu inquietante futuro. O dr. Cavaco- que parece que anda a almoçar cada vez mais com os patrões da Indústria…-é um economista-monetarista clássico, com ideias perversas e plenas de duplicidade. O actual PM dá a terrível sensação de saber muito pouco, de não se ineressar por nada e de viver das ” fichas realizadas pelo batalhão de assessores que paga principescamente…Soube hoje, por exemplo, que o meio-irmão de Sarkozy tinha um lugar-chave no Carlyle Group- dos Baker, Bush-pai, Carlucci , entre outros tubarões do areópago político mundial- prontos sempre a resolver qualquer tipo de problemas, epecialmente, políticos.Niet

  4. c diz:

    credo !! querem ver que o Valupi anda a conseguir dar a volta ao côco de alguns ? “co ” horror.

Os comentários estão fechados.