a viagem é por concurso ou adjudicação directa?
tags
15O 19M bloco de esquerda Blogues CGTP Constituição da República Portuguesa cultura democracia desemprego educação eleições Esquerda EUA Europa FMI greek riot greve geral grécia Guerra-ao-terrorismo humor i intifada mundial irão israel jornalismo liberdade Lisboa luta dos trabalhadores media música NATO new kid in the blog... Palestina parque escolar pcp Portugal presidenciais 2010 presidenciais 2011 PS psd repressão policial Revolução Magrebina Sócrates VÃdeo youtubearquivo
- Julho 2013
- Janeiro 2013
- Dezembro 2012
- Novembro 2012
- Outubro 2012
- Setembro 2012
- Agosto 2012
- Julho 2012
- Junho 2012
- Maio 2012
- Abril 2012
- Março 2012
- Fevereiro 2012
- Janeiro 2012
- Dezembro 2011
- Novembro 2011
- Outubro 2011
- Setembro 2011
- Agosto 2011
- Julho 2011
- Junho 2011
- Maio 2011
- Abril 2011
- Março 2011
- Fevereiro 2011
- Janeiro 2011
- Dezembro 2010
- Novembro 2010
- Outubro 2010
- Setembro 2010
- Agosto 2010
- Julho 2010
- Junho 2010
- Maio 2010
- Abril 2010
- Março 2010
- Fevereiro 2010
- Janeiro 2010
- Dezembro 2009
- Novembro 2009
- Outubro 2009
- Setembro 2009
- Agosto 2009
- Julho 2009
- Junho 2009
- Maio 2009
- Abril 2009
- Março 2009
- Fevereiro 2009
- Janeiro 2009
- Dezembro 2008
- Novembro 2008
- Outubro 2008
- Setembro 2008
- Agosto 2008
- Julho 2008
- Junho 2008
- Maio 2008
- Abril 2008
- Março 2008
- Fevereiro 2008
- Janeiro 2008
- Dezembro 2007
- Novembro 2007
- Outubro 2007
- Setembro 2007
- Agosto 2007
- Julho 2007
- Junho 2007
- Maio 2007
- Abril 2007
- Março 2007
- Fevereiro 2007
- Janeiro 2007
- Dezembro 2006
- Novembro 2006
- Outubro 2006
- Setembro 2006
Esta gente não tem mesmo vergonha na cara.
É, parece-me que o Bloco está muito, muito democrático.
E abrangente também.
Unidade, unidade, unidade.
Ora diz-me quem convida quem, dir-te-ei quem és…
ISTO NÃO É UM COMENTÃRIO A ESTE POST.
1-Vocês não têm um mail para um indivÃduo pudesse tecer algum comentário ou dar qualquer informação que saia fora do comentário tipo;que é o presente caso, como se verá.
No dia 1.DEZ.09,teci dois comentários ao “Para que serve o voto útil no PSII”(ironizando: nos centro direitistas que conseguiram–e não foi por acaso– tomar o poder daquela maneira e mantê-lo:NADA).
Aconteceu que o Bernardo Sardinha veio a” terreiro” e fêz várias perguntas interligadas.Como as respostas,dalgum modo,se enlaçam precisamente no que fiz profissionalmente, em mais de metade da minha carreira profissional,não quiz cair no imediatismo e espontaneismo.Já me aconteceu fazê-lo com um intelectual que acabou por não perceber a ideia e tratou-me mal.Temos bons intelectuais mas,como todas as coisas que nos possibilitariam colocar-mo-nos em dia,são escassos.Se eles percebessem fácilmente o sentido do fazer não estávamos no estado desgraçado em que estamos
.As respostas interligadas teriam que ter um âmbito demasiado abrangente.
Acontece que no caso do Bernardo Sardinha é diferente.Aquilo que me “cheirou” é tratar-se dum trabalhador com conhecimentos que os vai procurando cada vêz mais alargar sobretudo devido aos momentos conturbados e complexos que experiênciamos.E “cheirou-me”porque ao todo durante a minha vida profissional conheci ás centenas–várias.
Lembrei-me de “entrar” e marcar dois ou três dias depois para ele lá ir.Acabei por não o fazer.
Pedia-vos o grande favor de comunicarem ao Bernardo Sardinha que não houve da minha parte a menor falta de respeito;pelo contrário.
Aproveito para dizer que pressupostamente tenho divergências substantivas da linha média do Blog.A referência que tinha, sob a forma de apontamento em papel, onde tenho muitos outros ,era de uma pessoa que já esteve no 5 dias,bastante conhecida.
Vim aqui por acaso.Apercebi-me que fomentam o debate e a participação o que só por si,para mim,é muitissimo importante.
NUNCA fui do Bloco de Esquerda.Tenho ido a algumas realizações deles, quando me cheira que posso aprender alguma coisa.Tenho lá alguns amigos que individualmente prezo bastante.Comprei dois jornais em papel hoje e dei uma boa vista de olhos nos outros.Não encontrei alusão “á viagem”.Se for de ironizar também me quero sorrir ou rir,conforme o caso.
Agradecia,portanto,que explicassem o que é isso da “viagem”.
Tiago, acho o teu comentário-pergunta bastante…digamos…dispensável. Se é só uma piada, como eu quero acreditar, devias ter em atenção que se presta a equÃvocos vários de interpretação. Se não é, peço desculpa, mas deverias aprofundar a acusação.
abç
Pelo contrário, o comentário-pergunta do Tiago é completamente indispensavel. O que ele quer saber, penso eu, é quem pagou uma viagem a alguém cujo interesse é completamente nulo para Portugal no contexto do Parlamento Europeu.
Já agora, fica-te mal – e desculpa dar a minha opinião – atacar publicamente um colega. Não vês isso noutros blogues, falam todos a uma só voz, pelo menos publicamente.
1-Palavra que não sei mesmo, neste preciso momento,do que viagem se trata,para além da explicação que é adiantada agora por Ricardo Santos Pinto.
2-Aquilo que vi foi outra referência igualmente critica noutro blog, mas não especificando nada não dá para entender.
3-Quando refiro sorrir ou rir conforme o caso estou a ser sincero.O que,aliás,sou sempre.Tenho uma idade vetusta; não tenho paciência sequer para colocar a hipótese de poder ser de outra maneira.
4-Isto implica ainda duas outras condições:
4.1-Tenho posições criticas face ao Bloco de Esquerda.
4.2-Penso pela minha própria cabeça e assumo tudo aquilo que penso.
Porque não pede o Tiago ao seu partido o PCP que o convide….
Aliás a que titulo e quem foi convidado, por acaso o sr Tiago preocupou-se em saber….
Já agora tambem gostava de saber…
E para um melhor esclarecimento do assunto quais os convites que o PCP o CDS, o PS e o PSD já fizeram este ano para visitas ao PE, e com que objectivos, assim poderemos ficar todos melhor esclarecidos….
Zé, politicamente, teria muito a dizer sobre o assunto, mas não me apetece fazê-lo. Não te preocupes pois o comentário é informado. Apenas esclareço que não se trata de uma acusação, mas de uma constatação.
Ricardo, este post não pretende atingir a Maria João Pires que, por sinal, é das pessoas que gosto de ler no Jugular.
Alex, lamento mas não vou explicar muito melhor este post. É irrelevante para a maioria dos mortais embora, para mim, seja revelador.
ricardo santos pinto,
eu falo a uma só voz, que é a minha. era só o que me faltava não poder discordar de um colega de blogue. estou cá, não só, mas também, para isso mesmo.
quanto ao resto, parece-me, depois de reler, que o Tiago está preocupado com o facto do Bloco-europeu estar interessado em dialogar com determinadas pessoas-ideias. É uma preocupação e uma crÃtica que percebo e que é de ordem polÃtica. O meu comentário tinha que ver com o facto do comentário do Tiago poder ser interpretado da forma que você, Ricardo, interpretou: colocar em dúvida a legalidade-eticidade da decisão do Bloco convidar determinadas pessoas-ideias para um debate polÃtico.
quanto ao interesse de portugal no parlamento europeu, espero que o bloco não o defenda. o meu internacionalismo é proletário.
abç
Revelador. Esta e muitas outras visitas e despesas.
O PE, na versão BE mas também nas versões afins, é uma pândega insuportável. Não se trata deste ou daquele convite em particular. Trata-se de um verdadeiro bordel em auto-gestão mas gerido com o dinheiro de todos os nós.
Sobre a pândega do bordel do PE apenas uma sugestão livresca de David Craig e Matthew Elliott: The Great European Rip-off – “Este livro revela o que os nossos governantes europeus estão realmente começando a fazer. Ele apresenta uma história de burocracia, hipocrisia e cleptocracia de Bruxelas”.
http://images.portoeditora.pt/getresourcesservlet/image?EBbDj3QnkSUjgBOkfaUbsI8xBp%2F033q5Xpv56y8baM4GoaRb2b0tbjeh9aPm5%2FOj&width=150
Tiago,
Estou como o Zé Neves. Não percebo onde queres chegar. À primeira vista parece que me estás a acusar, a mim que também estive nesse debate em Bruxelas, de lá ter ido participar num esquema obscuro. Ou numa falcatrua. O que lá fui fazer é simples e público: fui ouvir os eurodeputados do BE prestar contas do seu trabalho e debater com eles, e gente de várias proveniências profissionais e polÃticas, assuntos como a Cimeira de Copenhaga, polÃticas europeias de emigração, cultura e a crise económica. Falei sobre o futuro dos media e o valor da informação. Se discordas da composição do grupo, ou da ideia em si, estás no teu direito. Mas esperava de ti que expressasses a tua divergência com argumentos e não com insinuações. E esclareço desde já o teu colega de blogue Ricardo Santos Pinto que o meu interesse para Portugal também é nulo. E que tento, quando posso, pagar na mesma moeda.
Caro Zé Neves, não sei o que o Tiago pretendia dizer, deduzi que era aquilo que eu disse no comentário anterior: não percebo a razão pela qual um Partido polÃtico, seja ele qual for, há-de estar a pagar viagens a bloggers, sejam eles quais forem, para visitarem o Parlamento Europeu. Nada contra os bloggers que aceitaram o convite, eu faria o mesmo. Quanto à discordância entre os autores de um blogue colectivo como o «5 Dias», é uma questão de fundo que não vale a pena estar a aprofundar, até porque quando andei por aà já tive as minhas chatices por causa disso.
Caro Paulo, como poderás compreender, nada me move contra os blogers que participaram na iniciativa, a questão não é essa. Só uma pequena correcção: eu não faço parte do «5 Dias», sou apenas um comentador.
Ricardo, vocês desatam a comentar uma coisa, em termos desagradáveis, e nem sequer sabem do que estão a falar. Eu não sou blogger (porque não quero), nunca tive um blogue. Aquilo não foi um encontro de bloggers. Presumia eu que quando alguém argumenta nestes termos – «vergonha na cara», expressão sua; «bordel em auto-gestão», «pândega insuportável», expressões de Renato Teixeira- ao menos tivesse tido a curiosidade intelectual de saber do que falava. E, se me permite, essa ideia de que fomos todos veranear para Bruxelas em Dezembro, gastar à tripa forra do dinheiro dos contribuintes europeus é um pouco demagógica. E se acredita nesse seu argumento (pagar uma viagem a Bruxelas é vergonhoso) não percebo porque absolve quem aceitou a viagem. Eu garanto-lhe, se pensasse assim nunca aceitaria um convite destes.
um partido polÃtico tem direito a convidar pessoas para debater com ele e pode pagar as despesas de deslocação e estadia inerentes ao convite. a pândega é o quê?
Caro Paulo, limitei-me a comentar o post. E o post linkava para um outro post, de uma blogger, onde era abordado o assunto. Presumi, erradamente, que os outros participantes na passeata também eram bloggers, porque agora é moda convidar os bloggers para isto e para aquilo. Pela generalização, peço desculpa.
Quanto à «vergonha na cara», e como já disse no comentário anterior, é a atitude do Partido que está em causa, gastar o dinheiro dos contribuintes desta forma.
Caros todos, o BE tem todo o direito de organizar o que bem entenda com quem bem entenda. Um dos partidos que o fundou – o PSR, tem na sua história polÃtica algumas das melhores frases polÃticas e tiradas irónicas de que me lembro. Partilho da ideia que também se pode fazer polÃtica ironizando.
Lendo e relendo o meu post, não encontro razão para que se possa subentender que tenha havido algo de menos sério ou ilegal e julgo que grande parte dos mal entendidos decorrem do texto para o qual faço ligação.
Uóte? Não acredito no que acabei de ler: “grande parte dos mal entendidos decorrem do texto para o qual faço ligação”…
Ó Tiago, se o «post» não é para a Maria João Pires, que gostas muito de ler, nem para o Bloco de Esquerda, que tem todo o direito de convidar quem quiser, então é para quem?
“Bordel em auto-gestão” e “pândega insuportável” são adjectivos que atribuo ao PE. Pretendia partir do exemplo do Tiago, que não me choca particularmente, para a questão geral do que faz Bruxelas. O livro que cito explica com números o que tentei resumir com as duas expressões. Há temas em que não é possÃvel manter elevação dialéctica. As minhas desculpas ainda que não o meu arrependimento.
Ora muito bem,
fundamentalmente o que eu gostava era de ouvir o que tem o Francisco louçã a dizer sobre esta cena triste dos apoios para Jardim e para os cofres da Madeira,
http://apombalivre.blogspot.com/2010/02/louca-e-o-bloco-de-esquerda-decepcao.html