Perante isto, há 5 anos e sucessivos casos, para que serve um Presidente da República?

SL

Sim, para que serve, e o que diria/faria agora Jorge Sampaio?

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

22 respostas a Perante isto, há 5 anos e sucessivos casos, para que serve um Presidente da República?

  1. Luis diz:

    Por isso mesmo eu estou de acordo com a afirmação do António Filipe de que “Sim, ele deve explicações, não apenas ao Parlamento, mas ao país, explicações sobre efectivamente o que é que era do seu conhecimento relativamente a essa questão”. “Isso é fundamental”. É mesmo fundamental que o faça de modo cabal e célere.

  2. José Manuel diz:

    Por muito menos foi demitido o Santana Lopes. OU, citando Afonso Costa a propósito de D. Carlos, “por muito menos rolou no cadafalso a cabeça de Luís XVI”.

  3. Manuel da Mata diz:

    Carlos Vidal,

    Ainda que este seja o Estado da direita, há regras que devem ser cumpridas. Se isto se torna no país do vale tudo, vou ali já venho.
    E depois, que deveremos esperar de Cavaco Silva? Eu não espero nada de bom, porque foi sob o mando do senhor que este poder se tornou naquilo que efectivamente é. Foi com Cavaco que prosperaram os barões e baronetes do PSD.
    E com o PS, foram prosperando uns e outros, porque os “socialistas” nunca afastaram toda a ganga cavaquista.
    Conhece algum alto quadro da Administração Pública filiado no PCP? Conhece algum militante do PCP que esteja à frente de uma das principais empresas do país, públicas ou privadas?
    Será que somos todos uma cambada de imbecis?

  4. Serve, mas não já.
    Casar-se-á primeiro em pornex.
    Entretanto contemplemos a beleza da nossa justiça, ditos do direito do dia e os dos cursos da noite, em literatice e justicialeirismo. Volta Torrequemada, os Nicolaus tornaram-se príncipes.

  5. chico da tasca diz:

    “Ainda que este seja o Estado da direita, há regras que devem ser cumpridas. Se isto se torna no país do vale tudo, vou ali já venho.”

    Carlos Vidal,

    você é um sujeito um bocado porco nas suas análises. Está sempre a branquear o passado porco do PCP e dos Komunas em geral, relativiza as mortes, relativiza as torturas, relativiza a repressão.

    Você não tem autoridade moral nem distanciamento para fazer a afirmação que fez, dado que pertence a uma familia politica sem escrupulos, que está no Parlamento como uma lombriga a parasitar a Democracia.

    Diga lá, se é capaz, que não é, quem é que estava a ser escutado, era o Sócrates ou o Vara ? O que é que estava em causa, era o crime de corrupção ou a intriga politica ?

    Meu caro amigo, eu não quero saber para nada se o Sócrates mentiu ou deixou de mentir no caso TVI, porque não é isso que está em causa. O juiz que autorizou as escutas não o fez para isso, e se o fez, estamos como na Ex-UNião Soviética, porque na Ex-União Soviética, e em todos os países comunistas, é que se escutavam os adversários politicos, e talvez seja por isso que você se identifique com estes métodos.

    O Vara estava a ser escutado, falou com várias pessoas entre as quais o Sócrates, falaram da TVI, e não sei mais do quê. Onde é que está o problema ?

    Você é um sujeito sem escrupulos, sem ética, e sem moral pelo aproveitamento que faz de uma ilegalidade flagrante que é um cidadão ser escutado sem motivo e sem mandato, como o foi o Sócrates, porque a partir do momento em que o Sócrates apareceu na linha do Vara, quem passou a ser escutado foi Sócrates, de forma ilegal e por motivos puramente de intriga politica.

    Você não presta Sr. Carlos VIdal !

    Você usa este meio para emporcalhar as pessoas.

  6. lingrinhas diz:

    E enquanto esperamos vamos assaltando mais uns sindicatos

  7. Carlos Vidal diz:

    Cale a boca, Chico da Tasca.

  8. jesus diz:

    o xor xico da tasca é um atrasado mental e um fascista daqueles seres mais rastejantes,um psicopata enfim´Pq é q o energúmeno não vai comentar para os abrutos,os 31 darmada?Pq não pode,pq é o direito a expressar-se nos blogs da direita fascistóide.É daqueles coitados q dizem q o jimbras do godinho é um benemérito pro povo.Estúpido e,pelos vistos és do PS

  9. de repente encontrei, neo-revisionistas são todos aqueles que não estão de acordo com o passado revisionista dos sindicatos, a demarcação está feita, a ideia não é demasiado original. para os trotsquistas, o revisionismo é uma coisa antiga no movimento comunista europeu. o seu expoente máximo terão sido as frentes populares, e a unidade anti-fascista praticada antes da segunda guerrra por vários partidos comunistas e pela qual estaline terá sido o principal responsável. é em estaline, e na orientação que ele terá dado ao partido e à internacional, que o revisionismo começa, logo que após a morte de lenine ele se torna secretário-geral do partido, segundo os mesmos trotsquistas. Revisionista, Super Potência Imperialista, qualquer referência aos erros de Estaline é uma posição Neo-Revisionista.

  10. Augusto diz:

    Julgo sr. Carlos Vidal, que por muito que se critiquem as politicas neo-liberais, do PS Socrates, por muito que nos repugnem estes contínuos casos de corrupção, latentes na sociedade portuguesa, algo que todos os cidadãos se devem interrogar, é porque são divulgadas as escutas , porque são divulgadas noticias de casos que estão em segredo de Justiça, e que deveriam estar resguardados , até para que a Justiça podesse actuar com autoridade, e sem o descrédito em que caiu.

    Desde os tempos , em que Fernando Negrão ( hoje no PSD) informava o DN , de que a Universidade Moderna tinha sofrido uma rusga, que como se veio a provar, informação que só serviu para encobrir, muitos dos figurões como o Paulo Portas, que a contínua fuga ao segredo da Justiça, e das investigações , tem sido infelizmente a norma.

    Como cidadão , o que eu gostaria de ver , era serem julgados e condenados , aqueles que tão mal servem a Justiça em Portugal, aqueles que divulgam para os jornais , como decorrem os processos, e que com as suas atitudes têm desacreditado totalmente a PJ e o Ministério Publico.

    É que os politicos, qualquer politico, quer seja o Presidente da Republica o Primeiro-Ministro, Ministros, Deputados, Presidentes de Camaras, ( atenção que o PCP tambem já teve casos de militantes a braços com a Justiça e Camaras PCP que foram investigadas), não estão acima da Lei.

    Mas tambem, não podem ter menos direitos que qualquer outro cidadão, e penso que a devassa da vida privada, não pode ser uma forma de fazer politica, pelo menos na minha óptica, é que em politica NÂO VALE TUDO.

  11. rui david diz:

    Estes apelos ao Cavaco, arquetipo da “normalidade”, fundamentados nesse ícone da imprensa de referência que é o semanário do arquitecto Saraiva, fazem seguramente parte de uma brilhante jogada táctica que antecipa a chegada para breve dos novos torquemadas e savonarolas. Assim se vê a força do PC.
    Entretanto chamem aí o luis, o xatoo, o miguel botelho, o manuelgaio, o vilarigues e restante família para dissertarem sobre as virtualidades da imprensa “burguesa”.

  12. Luis diz:

    Francamente não entendo o receio de alguns (Xico, Lingrinhas) de que o Sócrates informe o país e o Parlamento se tinha ou não conhecimento do que se passava na TVI. Onde é que está o problema?

  13. MEMBROS DO PCP... diz:

    …TAMBÉM JÁ ESTIVERAM ‘A CONTAS’ COM A LEI… RECORDO-ME ASSIM DE IMEDIATO DO JUDAS, ESSE MESMO O JOSÉ LUIS! E O TORRES COUTO, O DOS SINDICATOS! E O MATA CÁCERES, O AUTARCA DE SETÚBAL, E O ABÍLIO CURTO, O DO MATADOURO DA GUARDA! FALAM, FALAM MAS SÃO IGUAIS AOS OUTROS!

  14. Henry diz:

    Responsabilidade do Presidente ou responsabilidade dos portugueses? Afinal são eles que reconduziram Sócrates.

    Como pedir a dissolução da Assembleia um mês e meio depois das eleições? Os títulos do DN seriam do género: ´golpe de estado de Presidente´…

  15. moi diz:

    concordo com o carlos vidal : cale a boca , xico da tasca e …largue o vinho. anda -lhe a fazer mal , já vê tudo trocado.

  16. Carlos Vidal diz:

    Nenhum apelo aqui faço a Cavaco.

    A minha questão deve ser entendida genericamente (quanto aos PRs) e especificamente (quanto a este PM):

    — O que pode ou deve fazer um Presidente da República a um Primeiro-Ministro como este, actual??
    Nada??

  17. Gavião Sadino diz:

    O Ti Chico da Tasca de vez em quando perde as estribeiras lá emborca uns copitos a mais, para acompanhamento nada melhor que o rançoso empadão Soviético.
    Tenha cuidado com o que come, porque a descongelar e congelar esse maldito acepipe tão do seu gosto, que já deita um cheiro fétido que tresanda, ainda acaba por apanhar alguma gastroenterite viral. Sabe o que lhe pode acontecer? Então cuide-se!
    Afinal o que tem a ver o que se passa no nosso país neste momento com os acontecimentos longínquos da URSS? Por ter acontecido algures em locais distantes e praticado por os nossos inimigos, já pode ser aceite como desculpabilização aos políticos do nosso agrado agirem da mesma forma! Se é a desforra que pretende não tem que criticar a actuação dos outros.
    Tem sim que reconhecer e admitir (ao que parece a muito custo) que se gerou um clima de desconfiança de tal ordem que muitos já não acreditam nas instituições que temos . Isso não acontece por acaso.
    Não será essa a melhor forma dos corruptos irem prosperando e saírem sempre impunes?

    Se dispõe de elementos que apontem para o envolvimento de comunistas ou outros membros de partidos de esquerda na alta corrupção faz um grande favor a este país denuncia-los publicamente.
    Agora mandar balelas que os comunistas o fizeram acolá e mais não se sabe onde. Chama-se a isso fugir com o rabinho seringa.

  18. por agora nada, até à insustentável deserção em massa dos mandantes nem uma única da resolução lhe deve ser dedicada. O oportunismo no programa está naturalmente ligado ao oportunismo na táctica – estratégia. a organização e tal fica para ti.

  19. Luis diz:

    “É que os politicos, qualquer politico, quer seja o Presidente da Republica o Primeiro-Ministro, Ministros, Deputados, Presidentes de Camaras, (…), não estão acima da Lei. Mas tambem, não podem ter menos direitos que qualquer outro cidadão” ???

    Nem o Santos Silva pregou ontem melhor na SIC! Será que afinal o Santos Silva, o malhador, é o Augusto?

  20. Carlos Vidal diz:

    Boa Jecta, vou já para o Clausewitz.

  21. Manuel da Mata diz:

    Carlos Vidal,

    V. acha que este presidente tem condições para fazer alguma coisa?
    Penso que este presidente também é parte do problema. A independência que o senhor proclama é uma balela. Quem é que nomeou conselheiros de Estado? Gente da sua cor ou de tonalidades próximas: Capucho, Anacoreta, Dias Loureiro. A coisa é uma açorda muito completa.
    No tempo de Jorge Sampaio, Carlos Carvalhas foi conselheiro de Estado.

  22. lingrinhas diz:

    Luis de facto ha muita descrença senão vocês não tinham tido o resultado que tiveram e tambem são muito culpados com as acções que tiveram como mandar a POLICIA MILITAR malhar nos METALURGICOS que estavam em assembleia. Por estas e por outras é que vocês estão como estâo.

  23. Luis diz:

    Mas alguém acredita que alguma vez o PCP mandou na Polícia Militar? Se o máximo que teve foi um Ministro sem pasta…Ó Lingrinhas não abuse da nossa inteligência!

Os comentários estão fechados.