Pesquisa

Façam o que diz Vítor Dias: apliquem a mesma armadilha às “bonecas” do PS e PSD (e, porque não?, obriguem as “Jugulares” a responder a estas questões: não sabem uma!)

24 de Outubro de 2009 por Carlos Vidal

 rita.r

Sobre a deputada comunista Rita Rato e o seu “desconhecimento” do Gulag, que muita felicidade deu ao Jugular e ao Arrastão, escreveu Vítor Dias:

Pela minha parte, só quero tocar num ponto que me parece particularmente indecente e que é constituído pela imensa sobranceria e arrogância com que alguns cinquentenários e sexagenários da blogosfera se apressaram a julgar os supostos níveis de informação daquela licenciada comunista.
Com efeito, a este respeito, só me apetece lançar um desafio: façam um inquérito junto de jovens licenciados em Ciência Política ou Relações Internacionais que sejam do PS, do PSD, do CDS e do BE e perguntem-lhes se sabiam que em 1965 na Indonésia foram mortos entre meio e um milhão de comunistas na sequência do golpe de Suharto; que em 1971, no Sudão, uma vaga repressiva liquidou os principais dirigentes do até ali importante e influente Partido Comunista Sudanês e outras centenas de comunistas; que o PS francês esteve em cheio nas sangrentas e trágicas guerras coloniais na Indochina e na Argélia. E, já agora, perguntem-lhes se são capazes de indicar um décimo das intervenções e agressões militares dos EUA no estrangeiro durante o Século XX.
Obtidos os certamente deslumbrantes resultados, poderemos então falar com mais equidade e sentido de justiça sobre o grau de informação histórica dos jovens licenciados. Até lá, tudo o que se tem escrito contra a Rita Rato não passa de uma reles tentativa de duradouro «queimanço» quase igual à que foi feita com Bernardino Soares que só espíritos cegos se podem recusar a reconhecer que se veio a revelar um deputado e líder parlamentar de primeira água.

No essencial, Rita Rato disse o que devia ser dito, não satisfazendo o anticomunismo primário do jornalista do CM: “Então você jogava futebol?”, “Sim, e o Gulag?”. Esperteza, não? Ou outra coisa?

Comentários

Comentário de Nuno Ramos de Almeida
Data: 24 de Outubro de 2009, 20:34

Carlos,
O argumento do Vitor Dias é interessante, mas pouco verdadeiro: a comunicação social não fala dos muitos crimes contra os comunistas, por isso é natural que pouca gente se lembre deles. Já em relação ao gulag e aos crimes que envolvem regimes que se reclamavam, comunistas, toda a gente é profusamente informada muitas vezes.
Não creio que a Rita Rato não soubesse o que era o Gulag, pareceu-me mais que ela tentou, com pouco jeito, não responder à questão.

Comentário de Carlos Vidal
Data: 24 de Outubro de 2009, 20:40

E como é que se responderia a uma questão dessas no meio de umas coisinhas sobre o futebol na juventude, a infância, a adolescência, etc??

Comentário de Pascoal
Data: 24 de Outubro de 2009, 21:15

Para ficar bem acompanhada podia responder que também gostava das cerejas descaroçadas pela empregada.

Comentário de jcd
Data: 24 de Outubro de 2009, 21:22

Ah, pronto! Se os outros fizeram maldades, as nossas já não contam.

Comentário de chico da tasca
Data: 24 de Outubro de 2009, 21:28

É evidente que o Gulag é uma imagem de marca do comunismo, não se tratou simplesmente de um acontecimento trágico e esporádico.

O comunismo intrinsecamente é Repressão, Ditadura, e desprezo pela Liberdade e ainda menos pela Democracia.

O Comunismo é em si mesmo um Atentado a todos os Direitos Humanos.

Basta olhar para Cuba, que ainda assim é dos exemplos mais light.

O passado do Comunismo é um passado todo ele sujo.

É evidente que se esta jovem não sabe do Gulag é porque não quer saber, assobia para o lado, e esforça-se por passar uma imagem de democrata, coisa que nenhum comunista é. O não querer saber do Gulag faz parte da maquilhagem com que os comunas se apresentam ao país, escondendo a sua verdadeira face.

O Comunismo foi um regime continuado de décadas de assassinios, de crimes de sangue e de repressão, e de total ausencia de direitos.

Sr. Carlos Vidal, diga-me em quantos países comunistas existe liberdade sindical, direito à greve, liberdade de reunião e de expressão, liberdade partidária, votações livres etc..

Comentário de The Studio
Data: 24 de Outubro de 2009, 22:30

E pelos vistos a Rita Rato também desconhece que haja violações dos Direitos Humanos na China. Deve ser uma experiência dos camaradas chineses…

E para refrescar a memória ao Carlos Vidal, aqui fica:

http://politicaxix.blogs.sapo.pt/43256.html

Comentário de rui david
Data: 24 de Outubro de 2009, 22:35

o argumento do vítor dias tem toda a lógica.
afinal, quem é que ainda se lembra, por exemplo, dos campos de concentração nazis? Meia dúzia de sexagenários da blogosfera…
Com tantos problemas para resolver no mundo de hoje, são assuntos que não interessam nem ao Pai Natal e muito menos a um jovem, mesmo que, ou para melhor dizer, sobretudo, licenciado em ciências políticas.

Comentário de Raul
Data: 24 de Outubro de 2009, 22:50

Ao ler o post fico com a ideia que o dedo tocou na ferida, e então não se pode comentar? Aproveitamento de quem sobre quem? A Rita Rato foi Eleita meus amigos dali ninguém a tira por muito burra que ela seja. No outros partidos também há militantes como a Rita? Claro que há. E porque razão não haveria? As mulheres querem ir para o poder tenham ou não competencias e por isso vão ganhando terreno. Claro que ela sabe o que é o Gulag, quando era pequenina os pais diziam-lhe que havia uns senhores que comiam criancinhas ao pequeno almoço e ela não vai descançar enquanto não fizer justiça.

Comentário de Carlos Vidal
Data: 24 de Outubro de 2009, 23:26

Às espertezes tipo Studio ou jcd (o Blasfémias treina-vos bem, entre Pinochet e Milton Friedman, bebe-se uma cervejinha e tal), apenas posso dizer: se me entretêm numa entrevista sobre a meninice e depois metem por lá o Gulag ou a Revolução Cultural, o que é que o entrevistador pretende??

Comentário de Augusto
Data: 24 de Outubro de 2009, 23:35

Sr Carlos Vidal, se um jornalista faz perguntas a uma deputada,com uma licenciatura em relações internacionais, apesar de jovem, funcionária do PCP há já algunas anos,e obtém como respostas, aquilo que esta senhora respondeu, julgo que lhe fica mal tentar justificar, o injustificável.

A senhora deputada sabe perfeitamente o que foram os gulags, como sabe certamente, o que foi o Tarrafal, a prisão de Guantanamo, ou os campos de exterminio dos nazis, a sua resposta revela a mais pura das hipocrisias, ou se quiser cobardia, pois para não dar uma resposta que podesse ser mal interpretada pelo seu partido, preferiu dar uma responta TONTA.

Já sobre a questão das liberdades na China, aí o problema é ideológico, a sr deputada do PCP não se pronuncia, pois o seu partido não lhe permite ter uma opinião própria.

Caso contrário bastar-lhe-ia dizer, que o PCP o direito á liberdade, tanto para os trabalhadores portugueses, como para os chineses.

Mas certamente se a sr deputada Rita Rato pensasse pela sua cabeça, e emitisse este tipo de opiniões, nunca seria deputada do PCP.

Comentário de LAM
Data: 24 de Outubro de 2009, 23:36

Rita Rato pode até ultrapassar a competência parlamentar de Bernardino Soares e neste caso arrisco até a dizer que se juntaria o útil ao agradável (porra eu não queria ter dito isto, mas paciência). O que não pode é como faz Vitor Dias compará-la com “os jovens licenciados”, antes de mais para não cair na argumentação grotesca de um Vasco Pulido Valente sobre Saramago. A licenciatura em Rita Rato é um acessório: ela, diferentemente aos demais “jovens licenciados” de que fala Vitor Dias, é deputada eleita ao parlamento nacional. E era uma resposta de acordo com esse estatuto e grau de responsabilidade, independentemente do grau académico, que era exigida.

Comentário de Carlos Vidal
Data: 24 de Outubro de 2009, 23:46

Não desculpabilizo ninguém.
Acho que a Rita Rato deu as respostas certas e adequadas à entrevista em causa.

E até a vejo como mais capaz de responder à pergunta dos gulags do que uma Jugular a responder a uma pergunta sobre o envolvimento do PS francês na Argélia (ou sobre a ligação entre Mitterand e Petain).

Comentário de Jorge Nascimento Fernandes
Data: 24 de Outubro de 2009, 23:56

Já agora, porque será que não pôs o BE no título? E será capaz de explicar onde é que o Vítor Dias foi buscar aquela de na década de 60 ter havido 500 mil comunistas mortos no Sudão? Estas coisas não se dizem de ânimo leve, sem informação histórica.

Comentário de Augusto
Data: 25 de Outubro de 2009, 0:38

Petain…. Argélia, desculpe sr Vidal, mas isso são tiros de polvora seca.

A sr Deputada Rita Rato sabe de certeza o que se passa na China, e certamente leu algo sobre o periodo de Estaline, o problema, é que não se quis comprometer com uma opinião própria, e é aí que está o problema.

Esperemos que a novel deputada do PCP , nos possa ainda supreender , mas pela positiva, com opiniões fundamentadas sobre muitas questões importantes, sejam elas de politica interna, mas tambem de politica internacional, e que saiba ser uma defensora das liberdades , não só em Portugal , mas tambem na China em Cuba etc….

Comentário de reformada
Data: 25 de Outubro de 2009, 0:41

ah pois, a china. com quem o vosso estimado ps assinou um acordo de extradição pela mão de luís amado.

Comentário de xatoo
Data: 25 de Outubro de 2009, 0:56

carissimo Jorge NF,
vem na história, provavelmente não seriam todos comunistas, mas era gente que tinha aderido a um movimento de libertação:
The origins of the civil war in the south date back to the 1950s. On August 18, 1955, the Equatoria Corps, a military unit composed of southerners, mutinied at Torit. Rather than surrender to Sudanese government authorities, many mutineers disappeared into hiding with their weapons, marking the beginning of the first war in southern Sudan. By the late 1960s, the war had resulted in the deaths of about 500,000 people. Several hundred thousand more southerners hid in the forests or escaped to refugee camps in neighboring countries.

(…) During this period, Sudan obtained some Soviet-manufactured weapons from Egypt, most of which went to the Sudanese air force. By the end of 1969, however, the Soviet Union had shipped unknown quantities of 85mm antiaircraft guns, sixteen MiG-21s, and five Antonov-24 transport aircraft. Over the next two years, the Soviet Union delivered an impressive array of equipment to Sudan, including T-54, T-55, T56 , and T-59 tanks; and BTR-40 and BTR-152 light armored vehicles.
In 1971 Joseph Lagu, who had become the leader of southern forces opposed to Khartoum, proclaimed the creation of the Southern Sudan Liberation Movement (SSLM).

Comentário de vítor dias
Data: 25 de Outubro de 2009, 1:13

Os comentadores, e em especial o Nuno, devem ter em conta que, antes da citação aqui feita do meu «post», eu me havia referido a «uma certa histeria blogosférica a respeito de uma entrevista dada à revista do CM pela nóvel deputada do PCP, Rita Rato, designadamente pelo facto de, apesar de licenciada em Ciência Política, ter alegado (sinceramente ou como recurso para uma entrevista toda ela preconceituosamente encaminhada) insuficiente informação sobre certos e importantes factos históricos.»

Ou seja, eu nunca dei de barato que ela não sabia o que era o «Gulag».

Já quanto aos que dizem que o «licenciada»
não vem ao caso, vem sim senhor porque houve vários bloggers que bateram muito nesse ponto.

E quanto aos que dizem que o que importa é que é deputada, eu não me importo que se centre o «inquérito» em jovens deputados de todos os partidos.

Comentário de Nuno Ramos de Almeida
Data: 25 de Outubro de 2009, 1:13

Jorge Nascimento Fernandes,
Foi nos anos 70 a repressão ao Partido Comunista do Sudão, pelo menos é o que diz a wikipedia. A desculpa, como na Indonésia, foi uma malograda tentativa de golpe de Estado.
O resto do teu comentário não dá para entender.

Comentário de xatoo
Data: 25 de Outubro de 2009, 1:15

a história dos gulags foi muito romanceada pelo Solzhenitsyn, esse biltre com salário e nóbel pago pelas corporações politicas ocidentais
Não sei se alguém por aqui leu a Anna Politskaya para se aperceber que o internamento compulsivo de trabalhadores na zona inóspita de Ektarimburgo para onde ninguém quer ir (a mitológica ” Sibéria”onde se situam as maiores jazidas de minério e toda a industria pesada da Rússia) é recorrente, desde os tempos dos czares até ao presente, passando, claro está, por Estaline, que sempre foi um santo com direito a benção pela Igreja e tudo. As vitimas da propaganda do “terror soviético” deveriam ler a descrição que a Politskaya faz dos métodos actuais da máfia que tomou conta do Estado na Rússia do Putin, que é para verem como é que se trabalha.
A discussão se a URSS era ou não comunista comparado ao que acontece actualmente é uma merdice irrelevante. Até Politskaya, que como se sabe foi assassinada, defendia que o anterior regime era moral e eticamente em tudo superior ao crime organizado que vigora no capitalismo de mercado livre

Comentário de vítor dias
Data: 25 de Outubro de 2009, 1:36

Jorge Nascimento Fernandes tem razão quanto ao número e à década no que respeita ao Sudão (já está emendado no «post» original e peço ao 5 dias que emende também).
Mas estão errados os que pensarem que em 1971 não aconteceu nada no Sudão. É ir aqui a http://en.wikipedia.org/wiki/Sudanese_Communist_Party

Comentário de Jorge Nascimento Fernandes
Data: 25 de Outubro de 2009, 1:56

Resposta ao Nuno
Na net em português, francês ou espanhol não vem qualquer referência a esse massacre. Eu nunca tinha ouvido falar e costumo ser bem informado sobre estes assuntos. Em “O Livro Negro do Capitalismo”, de vários autores, todos eles próximos do PCF, edição Campo das Letras, vem só isto, “em 1971, um desastroso levantamento de militares da extrema-esquerda levou à erradicação do movimento sindical e do Partido Comunista Sudanês o mais poderoso do continente” e não refere mais nada. No final do livro, onde se faz o balanço de todas as mortes que o capitalismo podia ter provocado, não é feita qualquer referência aos 500 mil mortos comunistas do Sudão. Não será um pouco exagerado. No Iraque os comunistas foram mortos ou encarcerados por Saddam Hussein, mas nada se compare a esses números, no Irão os comunistas do Tudeh foram também mortos antes de pois da Revolução Islâmica, mas nunca valores dessa ordem. Já agora põe na Net o sítio da Wikipedia onde viste isso.
Quanto ao resto do comentário é uma apreciação que pretendia ser engraçada, porque o Vítor Dias referia-se também ao BE, mas o Vidal no título omitiu o BE. Serão duas linhas ideológicas do PCP?

Comentário de Esloveno
Data: 25 de Outubro de 2009, 1:57

Os gulag são uma história mal contada. Os gulag não passaram de prisões onde presos de delito comum se misturavam com presos de delito político (claro que existiam). Nessas prisões, a mortalidade era, de facto, elevada. Presos de delito comum e dissidentes políticos morreram lado a lado, maioritariamente por doença.

Sim, é trágico, mas comparar isto ao homicídio industrial de populações civis nos territórios ocupados pela Alemanha Nazi por motivos étnicos é simplesmente absurdo. Nem em termos numérico são realidades comparáveis. Nem com os crimes mencionados na Indonésia, no Sudão, no Iraque e na América Latina da Operação Condor.

Pergunte-se então a um anti-comunista se sabe o que foram os gulag. Dirão muita coisa, certamente, mas não dirão nada sobre o qual haja qualquer consenso histórico ou sobre o qual haja todos os livros, os filmes e os testemunhos em primeira mão que há sobre o Holocausto.

Tudo o que estes reaccionários têm é uma mentira que tantas vezes repetida quase se tornou uma verdade.

Que ninguém decente tenha vergonha de defender a verdade da História.

Comentário de antónimo
Data: 25 de Outubro de 2009, 2:02

1. O PCP é o único partido português cujo escrutínio é feito através da acção de partidos estrangeiros com uma designação idêntica à sua.

2. Nesses países nunca houve democracia, e continua a não haver – o que diz mais dos hábitos locais do que de uma tendência dos partidos

3. Confesso que não percebo pq é que os deputados do PCP têm tanta dificuldade em enxotar este tipo de pergunta. E tb não percebo pq parecem ficar solidários com aqueles regimes, escudando-se na ignorância.

4. É obra uma revista gastar uma página inteira de uma entrevista com as não respostas da deputada. Naquele género de entrevista costuma cortar-se material de forma a ficar o que é mais interessante e as fugas delas nem atraem muita leitura pois irritam os anti-comunistas, é atirar areia para os olhos, e os outros que já sabem o que a casa gasta.

Comentário de Carlos Vidal
Data: 25 de Outubro de 2009, 2:25

Caro Vítor Dias, o post já está actualizado segundo o seu texto.

Porque é que não cito o BE no título?, pergunta duas vezes Jorge Almeida Fernandes. Porque o entusiasmo de Daniel Oliveira, no “Arrastão”, com o “desastre” da entrevista a Rita Rato, foi contrariado em massa nesse mesmo blogue por vários militantes do BE. Militantes que sublinharam ser minoritário no BE o anti-comunismo primário de Daniel Oliveira. E porque acredito nisso: que o anti-comunismo tipo DO não é o BE.

Quanto ao gulag, viu-se pelos “festejos” do Jugular que eles apenas têm Solzhenitsyn como fonte.
O que dispensa comentários.

Comentário de Jorge Nascimento Fernandes
Data: 25 de Outubro de 2009, 2:25

Só depois de responder ao Nuno é que vi uma resposta do Xatoo. Esta resposta é deliciosa. Vê-se na net uma referência a um movimento de libertação nacional e pensa-se imediatamente em forças progressistas. Ora a guerra civil no Sudão entre o Norte e o Sul durou 17 anos e fez de facto 500 mil mortos, mas alguém garante que esta guerra tinha qualquer coisa a ver com o movimento comunista organizado, como por exemplo na Indonésia. Tem a certeza que os do Sul estavam a lutar pela libertação nacional? Não seria uma guerra religiosa e tribal. Informe-se melhor e depois venha discutir estes assuntos com seriedade.

Comentário de Nuno Ramos de Almeida
Data: 25 de Outubro de 2009, 3:53

Jorge Nascimento Fernandes,
Aquilo que eu li da wikipedia sobre a repressão do Partido Comunista Sudanês foi a entrada sobre o partido comunista sudanês. Não sei se foram 500 mil mortos. Embora não creia, como tu pareces acreditar, que a destruição desse partido e do movimento sindical se tenha feito sem vítimas. Não consigo entender as tuas questões. Não me digas que nos tempos em que militavas no PCP não sabias do Gulag?

Vitor Dias,
Com todo o respeito pela Rita Rato que é certamente uma pessoa inteligente e estimável, acho que ela podia ter respondido melhor. Eu sou do tempo em que os crimes do estalinismo eram criticados no PCP. apesar de há alguns anos não ser militante, não me consta que algum congresso tenha aprovado uma leitura diferente sobre essa matéria. Não tinha acontecido nada de mal, se a Rita Rato tivesse feito essas mesmas críticas. Sobre a China, irrita-me que o PCP assobie para o ar nessa matéria e absolva esta forma de despotismo capitalista oriental. Já se devia ter aprendido que dizer a verdade não é “dar armas ao inimigo”.

Comentário de antónio
Data: 25 de Outubro de 2009, 5:41

em 1965 na Indonésia foram mortos entre meio e um milhão de pessoas na sequência do golpe de Suharto.

comunistas, eles todos ?
De carteirinha e papel passado ?
Ah, pois… vão inventar p’rá estrada.

:-)

Esswa tal de Rita Rato tem uma nítida vantagem competitiva sobreo Vítor Dias e o Bernardino Soares, no sentido em que esses gajús, além duma plástica could also use a brain transplant.
A moça precisa apenas de um crisma, porque realmente aquele nome…

:-)

Ah e o gulag era já ali ao lado, creio que o Soljenítsin deu as coordenadas da coisa e tudo…

Tontos… vcs. não se enxergarão nunca, pois não ??

:-( (

Comentário de antónio
Data: 25 de Outubro de 2009, 5:52

Ah, e ralações internacionais deve ser um daqueles cursos de papel e lápis que tira num vão de escada qualquer, entre uns salgadinhos e umas bejecas…

Valha-nos ‘Santo Estaline’…

:
-(

Comentário de Luis
Data: 25 de Outubro de 2009, 8:32

“Já em relação ao gulag e aos crimes que envolvem regimes que se reclamavam, comunistas, toda a gente é profusamente informada muitas vezes.”

Profusamente informada, Nuno? Chama agora às histórias mal contadas e aos exageros, “informação”. Por este critério, afinal Bush, Blair, Aznar e Barroso quiseram evitar a proliferação nuclear, atacando pre-emptivamente o Iraque. E os “nossos” gulags nas antigas colónias africanas nunca existiram apesar de terem estado em funcionamento até à década de 70. Pois se os media nunca deles falaram…

Comentário de Luis
Data: 25 de Outubro de 2009, 8:56

“Eu sou do tempo em que os crimes do estalinismo eram criticados no PCP. (…) Não tinha acontecido nada de mal, se a Rita Rato tivesse feito essas mesmas críticas. Sobre a China, irrita-me que o PCP assobie para o ar”.

Curioso que só agora o Nuno ouse informar o auditório bloquista que de facto, o PCP criticou os crimes do estalinismo e que já o vem fazendo desde há muitos anos. Mais curioso que afinal critique a Rita por não ter deitado mão à K7 e que quando as respostas da Rita não lhe agradam se irrite com o PCP, quando foi a Rita que respondeu.

Pois é Nuno, de facto da Rita nunca se poderia esperar aquele tipo de resposta “Uns dias sou perfeitamente ateia, no dia seguinte sou agnóstica, uns dias acordo comunista, noutros anarquista, adormeço socialista mas de manhã sou libertária…”
http://www.nunojob.com/blog/2007/12/15/ana-drago-em-entrevista-a-o-jogo/

Comentário de jcd
Data: 25 de Outubro de 2009, 9:30

“Às espertezes tipo Studio ou jcd (o Blasfémias treina-vos bem, entre Pinochet e Milton Friedman, bebe-se uma cervejinha e tal), apenas posso dizer: se me entretêm numa entrevista sobre a meninice e depois metem por lá o Gulag ou a Revolução Cultural, o que é que o entrevistador pretende??”

Afinal não se podia perguntar porque o tema era outro. Pois tem razão. Fazer uma entrevista sobre um tema e depois, perguntar uma coisa daquelas… Está-se mesmo a ver o que é que o entrevistador pretendia… Vai ver que eram respostas. Respostas! Onde é que isto já se viu?

Comentário de ezequiel
Data: 25 de Outubro de 2009, 10:06

Caro Augusto,

Nem mais. É evidente que sabia, dizes tu. Eu também penso que sim. Mas jamais devemos subestimar as capacidades de doutrinação de partidos como o PCP. Aqui é mesmo Pavloviano. LOL Acredito até que a senhora possa tentar defender os gulags. Ou às tantas è uma modernaça à la Badiou ou Negri…e diz que sim, que existiram..bla bla…mas que..bla bla. agora, pouco interessa se sabe ou não o que foram os gulags.

o que revelou a perfeita ignorância (política) da senhora foi a forma como ela se esquivou à pergunta. a resposta que deu.(sr prof, leia a resposta da sua camarada) foi isto que fez dela um enorme urso. ou seja, se não é ignorante, foi estúpida. se é ignorante, ficamos todos a saber que é. sem querermos. situação complicada!! é possível que tenha sido apenas estúpida. por uns momentos. LOL )

sr prof, este apelo à competitividade soa-me muito à Belmiro de Azevedo, mas ao contrário, claro. então a malta do PCP é a malta mais culta, hey!? ena, isto é mesmo tribal!!

não se esqueça da abstenção, sr prof. e não se esqueça de que há muita gente inteligente e culta sem ideologia. (sim, sem ideologia)

os ideólogos são todos iguais. querem inserir tudo num todo coerente e harmonioso, seja o marxismo ou o raio que lhes parta. rejeitam contradições. inventam histórias elaboradas para ofuscar as contradições. Guantanamo é uma contradição. O gulag foi uma contradição. porque não começar pela parte mais simples: todas as ideologias tem as suas grandes contradições. esta é a base factual da coisa. mas o sr prof vidal, qual padreco enfurecido, certamente dirá que tudo isto é um caso de matemática aplicada. LOL (o cientismo nunca desaparece, certo, sr prof??)

Comentário de ezequiel
Data: 25 de Outubro de 2009, 10:12

Caro Nuno,

tudo dito, meu caro:

“Já se devia ter aprendido que dizer a verdade não é “dar armas ao inimigo”.”

Ninguém diz a verdade, Nuno. Por boas razões. Seriam contradições a mais. O sistema não aguentava. LOL :)

Comentário de rui david
Data: 25 de Outubro de 2009, 10:59

Não compreendo que hoje em dia ainda se consiga argumentar que o que se sabe do Gulag se deveu apenas ao Soljenitzine. Suspeito de que é porque é fácil à esquerda demolir a figura do reaccionário e desmentir de uma assentada o testemunho. Parece uma revisitação do célebre caso das fotografias onde vão desaparecendo protagonistas.
Parece que é um caso em que se verifica que “todos os reaccionários são mentirosos e tudo o que dizem é mentira”, sofisma capaz, por si só, de tranquilizar as dúvidas existenciais de todos os que não são (quem quereria sê-lo?) reaccionários.
Não consigo perceber o que impede o PCP de assumir o gulag e as distâncias em relação a ele. Afinal não foi o pc um dia considerado “revisionista” por muitos “marxistas leninistas” que hoje são figurinhas de relevo na direita e o acusam de “estalinismo”, entre outras coisas hoje irrelevantes, por ter alinhado com os críticos dos “abusos” (belo eufemismo) do estalinismo? Será que o pc interiorizou as críticas dos críticos?
Não compreendo que tratando-se do gulag se tenha de viajar tão longe… à Argélia, ao Sudão, à Indonésia, a Vichy… parece que andamos às voltas para aterrar num local estranho: o gulag “agreste”, talvez por causa do clima… mas antes do PCUS era pior e depois, também… – onde não seja colocável a inescapável questão: porque é que milhões de pessoas foram para lá enviadas à força pela revolução libertadora (quando se fala em revolução não se trata apenas de um período de inevitável violência, em que havia uma guerra civil montada por muita gente contra os bolcheviques, falamos de um período de décadas, depois de assegurada a vitória militar e política)? E porque é que passadas umas meras décadas, um partido cuja fraseologia faz supor que vivemos num imenso cárcere, nos pretende levar a “um mundo melhor” sem reflectir honestamente sobre estes factos a que a sua história está, pelo menos, indirectamente associada, em vez de arranjar desculpas de merda e fugir com o rabo à seringa? Também não entendo isto.

Comentário de jesus
Data: 25 de Outubro de 2009, 11:23

http://resistir.info/e_rosa/desigualdades_24out09.html

Ora aqui está um bompretexto para discussão da nossa ‘inteligentzia’ se é que verdadeiramente compreendem…

Comentário de renegade
Data: 25 de Outubro de 2009, 11:24

Estou a lembrar-me de entrevistas a dirigentes do PCP em que esse tipo de questões fazia parte do menu (também é preciso dizer que, sendo-se dirigente do PCP e convidado para uma entrevista, deve-se ter em contra a possibilidade forte de uma ou várias questões deste tipo aparecerem, caso em que as respostas da Rita R. só demosntram falta de preparação do trabalho político). Mas voltando ao que estava a dizer, lembro-me de entrevistas a dirigentes do PCP em que este tipo de questões apareceram…o Carvalhas, o Luís Sá, o próprio Vítor Dias…destes lembro-me com alguma certeza e recordo com alguma certeza as respostas que deram no sentido apontado pelo Jorge Nascimento Fernandes – a crítica dos crimes do período estalinista, sem espinhas nenhumas.

De duas uma: ou a Rita Rato não preparou a entrevista e isto não representa mais que um fait divers baseado na incompetência da míuda, ou a Rita Rato sabe muito bem o que poderia/deveria ter dito e não disse por razões que, podendo ser obscuras, podem também ser muito claras e resultarem do facto de, hoje, os dirigentes do PCP silenciarem ou branquearem a história da URSS na vida interna do partido, e ignorarem/silenciarem com propósitos políticos de gestão de poder interno os debates que essa história pode proporcionar. Mas isto sou eu a especular.

Comentário de renegade
Data: 25 de Outubro de 2009, 11:36

ah, e mais uma coisa. Tratando-se tudo isto de uma óbvia sobre-excitação colectiva sempre que alguém do PCP dá uma argolada, por outro lado também acho que fica mal ao Vítor Dias vir com essa da comparação com a suposta mediocridade dos jovens militantes/dirigentes de outros partidos…
Uma coisa que o Vítor Dias certamente não enjeitaria enquanto dirigente do PCP com eventuais responsabilidades na promoção de quadros políticos seria um mínimo critério de competência, técnica e política, no quadro a promover.
Talvez o Vítor Dias pudesse elaborar a partir daqui a sua apreciação da prestação da Rita Rato, e já agora uma avaliação de outros jovens valores muito “seguros” que a maioria da direcção do PCP foi achando por bem fazer subir na hierarquia na última década sob pretexto de renovação, a expensas também de militantes mais velhos com provas dadas de pensarem pela própria cabeça.

Comentário de Rui Gonçalves
Data: 25 de Outubro de 2009, 11:43

Há dias vi na TV a Rita Rato a arrumar, com grande elegância, a Maria José Nogueira Pinto para canto. Esse é o verdadeiro problema, a excelente deputada em que se pode vir a tornar.

Declaração de interesses: não sou militante do PC e não conheço a RR de lado nenhum, por acaso apreciei banstante o estilo dela naquele programa com os novos deputados.

Comentário de antónio
Data: 25 de Outubro de 2009, 14:02

Ah, esqueci-me de dizer: adoro estas nossas polémicas, são sempre de uma relevância extraordinária, e são comentadas de hora a hora na CNN, na Deutsche Welle e na BBC.

:-(

Comentário de xatoo
Data: 25 de Outubro de 2009, 14:50

caro Jorge Nascimento Fernandes
diz que eu “vi na net uma referência a um movimento de libertação nacional, e conclui etc”
e em boa verdade consta na wikipedia bastante informação sobre o Movimento de Libertação do Sul do Sudão (SSLM na sigla em inglês) de facto ter sido apoiado militarmente por uma das superpotências, no caso a URSS (como tentei demonstrar no c&p em 0:56) Que quer que lhe diga mais? que não era um movimento progressista? o que é certo é que ninguem compreende as suas qustões (presume-se que honestas), e eu próprio coloquei a dúvida, já aqui ressalvada, de as vitimas não terem sido todas comunistas

Comentário de Augusto
Data: 25 de Outubro de 2009, 15:56

Leiam uma pequeno livro já com alguns anos

O Zero e o infinito

de Arthur Koestler

Comentário de Nuno Ramos de Almeida
Data: 25 de Outubro de 2009, 16:14

Luís,
Não percebo o seu comentário sobre “auditórios bloquistas”. Acha que as pessoas que lêem o 5 dias têm dono? Não entendo o seu comentário de ‘eu só agora informar o auditório bloquista que o PCP se manifestou contra o estalinismo’. Acho que alguma vez nesta discussão disse o contrário? Acha que eu sou do Bloco e estou a atacar o PCP? Enfim, o sectarismo habitual. Como de costume enganado. Eu nem sou do bloco, nem do PCP, nem estou a atacar este último.
Presumo que seja militante do PCP, nesse caso devia-se preocupar mais, quando determinados artigos do Avante fazem o elogio repetido ao estalinismo, contra as posições do PCP.

Comentário de Luis
Data: 25 de Outubro de 2009, 16:18

“Não consigo perceber o que impede o PCP de assumir o gulag e as distâncias em relação a ele.” ???? E não foi o PCP o primeiro e até agora único partido político português a tomar posição sobre os crimes e erros dessa época? O que não vi foi quem andou até meados da década de 80 a fazê-lo, mas o PCP fê-lo e logo na década de 50 e por causa disso sofreu todos as acusações e ataques dos muito “revolucionários” que enxameiam as direcções do BE, PS e PSD.

Comentário de antónio
Data: 25 de Outubro de 2009, 16:38

Luis disse, em 25 de Outubro de 2009, 8:56

“Eu sou do tempo em que os crimes do estalinismo eram criticados no PCP. (…) Não tinha acontecido nada de mal, se a Rita Rato tivesse feito essas mesmas críticas. Sobre a China, irrita-me que o PCP assobie para o ar”.

Curioso que só agora o Nuno ouse informar o auditório bloquista que de facto, o PCP criticou os crimes do estalinismo e que já o vem fazendo desde há muitos anos…(…)”

O PCP criticou os crimes do estalinismo ?

Pois, mas dve ter sido internamente, em edições reservadas de (como é que se chamava aquilo ? “Estrela Vermelha” ??) e claro, só depois do XX Congresso
do PCUS.

‘Caganda’ lata que tu tens oh Luis, estás mas é a precisar de um update.

Se andaste no Pêcê, ‘atão também deves saber que o (Pires Jorge [?]) foi ao Afeganistão no tempo dos soviéticos e não viu lá nada , pudera, o homem já era completamente cego aqui…

P.S.1, @ R.G.

arrumar, com grande elegância (ou sem ela), a Maria José Nogueira Pinto para canto, não é a coisa mais difícil de fazer no mundo, na minha assim não tão modesta opinião, ela é a mais estúpida das Avilezes, e há várias…
Eu conseguiria fazer isso com uma mordaça, uma perna atada atrás das costas, e algemas nas mãos, e nem sequer… é melhor ficar por aqui.

:-) )

P.S.2
private joke:
(significa vcs. outros passem à frente)

Pah, se escrevesses assim quando andávamos na … eras tu que redigias a merda dos comunicados todos, e es tuas pestanas já não estariam tão escuras…

:-p :-p :-p

Comentário de Luis
Data: 25 de Outubro de 2009, 17:12

Nuno:
Acho piada à manobra “não têm dono”. Claro que não, alguma vez sequer insinuei isso? Mas não adianta mandar areia para os olhos fingindo que não sabe que tem por aqui muito auditório bloquista. Claro que tem, é normal. E francamente não me lembro de o ter visto antes a reconhecer que desde há muito o PCP criticou os crimes estalinistas. Mas também não passo a vida por aqui. Se o fez, fez bem.

Quanto ao “sectarismo habitual”…. outro cliché estafado. O mesmo quanto aos artigos assinados no Avante que só responsabilizam quem os escreve.

Comentário de Luis
Data: 25 de Outubro de 2009, 17:15

“O PCP criticou os crimes do estalinismo?”

Criticou António, na altura adequada, isto é quando soube deles. E na altura não podia convocar conferência de imprensa pois estava na clandestinidade. Ao menos soube disso, não soube, que o PCP esteve 48 anos na clandestinidade?

Comentário de Jorge Nascimento Fernandes
Data: 25 de Outubro de 2009, 17:36

Expliquemo-nos
Primeiro a questão do título. Afinal o Vidal, e bem, vem explicar porque não pôs no título o Bloco de Esquerda, ao contrário do Vítor Dias que não perde uma para atacar o BE. Daí a minha referência ao assunto.
Segundo, resposta ao Xatoo. Se eu ainda percebo inglês, e percebo mal, verdade se diga – eu sou da geração do francês –, o que é dito no seu post é que a União Soviética forneceu material de guerra ao Sudão não ao referido movimento de libertação do Sul. Este, que resultou de uma reorganização do movimento, que iniciou a guerra iniciada em 1955, e que durou 17 anos e produziu, segundo alguns autores, 500 mil mortos, segundo outros 1500 mil. Quem ajudou os rebeldes, segundo o Dicionário do Médio Oriente”, de dois autores importantes Alain Gresh e Dominique Vidal, da Campo da Comunicação, foram primeiro Israel, depois os Estados Unidos e por último a Etiópia. Ora é natural que a União Soviética apoiasse o regime do Sudão, que chegou a ter ligações estreitas como Nasser, do Egipto, e os países referidos os animistas e os cristão do Sul. Israel tinha toda a vantagem.
Quanto à rectificação do Vítor Dias parece-me bem. De facto, segundo aquele mesmo dicionário, “a 19 de Julho de 1971, oficiais da extrema-esquerda tomam o poder. Por 72 horas: o seu movimento será afogado em sangue, o PC desmantelado e os seus dirigentes, entre os quais o secretário-geral Abdel Khaliq Mahjub, enforcados”. O que eu quis precaver foi sempre a verdade histórica. Tal como para o Gulag não se pode mandar números ao sabor dos interesses ideológicos de quem fala nisso, também no campo oposto não se pode fazer afirmações que não são verdadeiras. O rigor é indispensável.
Quanto à piada do Nuno, parece-me um bocado disparatada. Provavelmente ainda o Nuno andaria de cueiros já eu tinha aderido ao PCP, e aderi, além de outras razões, na sequência do XXII Congresso do PCUS (1961), que nesse ano pela mão do Nikita Khrushchov reforçava a denúncia do estalinismo e continuava a reabilitação dos comunistas mortos por Estaline e a libertar os detidos nos campos de trabalho forçado (Gulag). É evidente que nessa altura, ninguém utilizava esse termo. Ele é utilizado mais tarde por Soljenítsin. É bom que se saiba que a primeira obra deste autor, sobre campos de trabalho forçado, foi publicada na URSS por pressão de Khrushchov.
Portanto quando alguém vem falar disto eu diria e que os próprios comunistas já tinham dito quase tudo. O pior é que desaprenderam.

Comentário de Luis
Data: 25 de Outubro de 2009, 17:51

“Portanto quando alguém vem falar disto eu diria e que os próprios comunistas já tinham dito quase tudo. O pior é que desaprenderam.” ???

Francamente, quem e quando desaprenderam? O que o Jorge parece querer é que passemos a vida a dar para esse peditório. Ora não temos nada que dar, na altura adequada tomámos as posições adequadas e o assunto está encerrado. Quem nunca esclareceu a sua posição sobre esta questão são actuais dirigentes do BE, PS e PSD e a esses ninguém os chateia. Antes pelo contrário, até lhes dão colo e cavalitas.

Comentário de Nuno Ramos de Almeida
Data: 25 de Outubro de 2009, 18:10

Luis,
Os artigos no órgão central do PCP, escritos pelo, na altura, seu chefe de redacção e membro do comité central só responsabilizam o próprio? Só pode ser piada. Vamos por partes. As questões são duas: a primeira, Rita Rato respondeu bem? A segunda, qual é a posição correcta sobre o Gulag e a China? Vou responder só à segunda, um comunista a sério deve condenar o Gulag e não confundir o comunismo com o governo capitalista da China.
O resto, utilizando o seu palavreado, é atirar areia para os olhos.

Jorge Nascimento Fernandes,
Sair do PCP não te obriga, em todos os momentos, fazer desse partido o teu inimigo principal. Torna-se cansativo. A mim não me interessa a polémica sudanesa, não necessito de 500 mil mortos para condenar o massacre dos comunistas e sindicalistas sudanesas. Sobretudo, percebo, embora discordando do argumento do Vitor Dias, que a discussão não estava ai. É interessante que quando insultas o Tiago Mota Saraiva e o Carlos Vidal, a propósito de posts que eles colocam no 5 dias, argumentas de uma forma pessoalizada, em que a divergência de opinião se torna uma questão de carácter, o que é um expediente muito próximo daquele que é utilizado pelas pessoas mais sectárias que encontrei no PCP. Sei que és uma pessoa inteligente e honesta, essa característica não me parece coerente contigo.

Comentário de Luis
Data: 25 de Outubro de 2009, 18:15

Nuno: Todos os artigos assinados no Avante só responsabiliza os próprios.

Comentário de Daniel Santos
Data: 25 de Outubro de 2009, 18:36

Não sou licenciado, não tenho cinquenta anos, estou muito longe e sei o que é um Gulag.

Desconhecia que para se saber de historia ou ter algumas noções sobre ela, era preciso licenciatura e cabelos bancos.

Sendo assim fico feliz por ter aprendi algo com o texto.

Comentário de Luís Antunes
Data: 25 de Outubro de 2009, 18:37

À atenção de Cassete Vidal e de Cassete Vítor Dias : se vocês , vermelhos , sabiam que a U.R.S.S. era uma nulidade no plano da democracia ( e não só ) , porque é que levavam aquele regime ao colo ? Eu lembro – me de uma frase , lúcida , do saudoso Melo Antunes , num debate da R.T.P. , em 1979 : ” Para mim , o Socialismo consiste em fazer a felicidade das pessoas e é inseparável da Democracia . Eu acho , portanto , que o regime soviético não é uma sociedade socialista . “

Comentário de Jose Manuel Vieira
Data: 25 de Outubro de 2009, 18:38

É por estas e por outras que eu fico agoniado quando vejo meninos/betinhos do cds;psd e ps a darem opiniões sobre o PREC.
Vociferam porque está na moda e adaptam-se ao situacionismo.

Comentário de Luis
Data: 25 de Outubro de 2009, 18:56

“a U.R.S.S. era uma nulidade no plano da democracia” ???? Onde todos tinham direito ao trabalho, habitação, segurança social, saúde, educação, desporto, cultura. Onde havia igualdade entre homens e mulheres. Onde havia ordem e segurança pública. E tem a lata de dizer que era uma nulidade no plano da democracia? Presumo que o seu ideal de democracia esteja no Afeganistão ou no Iraque.

Comentário de Jorge Nascimento Fernandes
Data: 25 de Outubro de 2009, 19:19

Resposta ao Nuno
É evidente que a questão da Rita Rato não tem nada a ver com a questão sudanesa. Mas pareceu-me um pormenor histórico de alguma importância, merecedor de reparo. Houve gente do PCP que quando eu falei em números dos mortos pelo estalinismo me disse que entre 750 mil e 2 milhões havia uma grande diferença. Entre 100 mortos e 500 mil também há e não se pode dizer estas coisas do teclado para fora, sem o mínimo de rigor.
Por eu não fazer do PCP o meu inimigo principal é que não disse nada sobre o caso de Rita Rato e de muitos outros casos que leva muitos militantes do Bloco e seus apoiantes andarem sempre com eles na boca. Mais, não renego o meu passado, nem as posições que o PCP assumiu em grandes momentos da sua vida. Gente que escreve nesse blog sabe perfeitamente como publicamente tenho defendido as posições do PCP no PREC. Só mesmo não lendo o meu blog é que podes dizer o que dizes.
Agora, que tu conheças e sejas amigo de Tiago Mota Saraiva e Carlos Vidal, e sintas que as minhas críticas são um ataque ao seu carácter e não uma de troca de opiniões, é um problema teu. Da minha parte quando vejo certos textos, e não tendo grande opinião do que dizem, só posso reagir com acinte, provavelmente com métodos da velha polémica à portuguesa. É, para certas pessoas, o meu estilo, goste-se ou não. Percebo que podemos ser didácticos, mas há certos casos que não o merecem.

PS.: já agora, peço desculpa pelo português do comentário anterior e provavelmente deste. Mas os comentários são textos muito ingratos porque depois de estarem escritos e publicados não se podem emendar como nos posts.

Comentário de antónio
Data: 25 de Outubro de 2009, 20:43

A morte de cada homem diminui-me, porque eu faço parte da humanidade.
Eis porque nunca pergunto por quem dobram os sinos: é por mim.
(e por ti)

John Donne(1572 – 1631)

A vossa memória é realmente muito curta…

Comentário de almajecta02
Data: 25 de Outubro de 2009, 20:48

isso mesmo, a velhada como é da tradição quer comer a miúda ou quer ir andando trabalhar para longe?

Comentário de Provocadora, reincidente, delinquente e tudo…
Data: 25 de Outubro de 2009, 21:09

Para começar vai uma piadinha de mau-gosto? É só para irritar umas alminhas!
A Rita Rato enganou-se no partido, com este apelido a casa-Mãe situa-se no Largo que a baptizou.

(Piadinhas à parte, deixem a miúda em paz! Deixem-na respirar! Afinal, não me parece que seja como a invejável Carolina que não se importa de fazer batota só para ganhar… Dêem-lhe uma oportunidade! [Cara Rita, esta brincadeira envolve-a mas os destinatários são outros])

Afinal qual a diferença entre Gulags e Campos de “Arbeit” Nazis?? Não são ambos autênticas trituradoras de vidas humanas? A vida de um católico vale mais do que a dum comunista, dum cigano ou dum judeu? (huummmmmm… hummmmmm…)

Eu concordo com o “amigo” Vidal. Viva a Tortura a Morte o Crime e a Glória! Viva o Sacrificium!
“Crime e glória, e que viva em nós o sobrenatural.
Sobretudo o que sabemos fabricar!”” CV

´Bora lá matar, ‘bora lá amputar, deixar morrer ao frio e à fome. Mais sofrimento precisa-se!!!! O mundo quer-se porco… quanto mais porco melhor, em nome da Arte Suprema!
Sr. Prof. eu adoraria tomar parte activa na Glória da Amputação e Carnificina. Ofereço-me já como voluntária para – praticar – os mais hediondos crimes de todo género e feitio, só para que possam fazer brotar os mais originais: Hieronimus Boshs, Caravaggios, Richters, Bruce Naumans, Carlos Vidais Jectinhas (e outros mais) et alli… et alli…

Posso começar a tortura por si, caro ex-mestre, e pelos que lhe são queridos??
Ora, eu começaria logo por cegá-lo com uns ferrinhos em brasa, marca Sháfffsssss, direitinhos às iris. Desse modo, o ex-mestre teria um ano para apurar as suas capacidades auditivas e ser um novo “Lizst”, para melhor. Imagino já as notícias nos cabeçalhos dos jornais, nas TVs, etc: O Grande CV ultrapassou Lizst. Não percam o concerto no S.Carlos (Vidal).
Ao fim de um ano, furava-lhe os tímpanos com os mesmos ferrinhos (para não dar mais trabalho ao Grande Artista, que define a Arte, coisa que mais ninguém até hoje soube fazer. Não esquecer que ele tem uma horta para cuidar).
Mais um ano decorrido, estou na dúvida se o fuzilaria ou se prosseguia com as torturas maquiavélicas… Certa de que no dia em que o fuzilasse nasceriam de imediato cantigas tão ou mais lancinantes qwue as do grande El Che. Seria um infindável cantar de: “Até Sempres” ou “Grande Che Carlos”.
Oh Glória, Oh Glória das Alturas,
Viva o Crime e o Sacrificium!!! (pelo menos aquele que eu sei fabricar, sem dó nem piedade)
Eu fico do lado dos torturadores e o meu caro e ilustre CV sacrifica-se em nome da inspiração dos geniais artistas, que certamente brotarão que nem flores primaveris nas macieiras. Ora, a única coisa que lhe peço é – que em nome da fertilidade na Arte – se ofereça para um Glorioso Martirium. (Aqui – a delinquente – encarrega-se dos divinos requintes, boa?)

Como dizia tão bem o meu amigo Brecht:
“In mir streiten sich
Die Begeisterung über den blühenden Apfelbaum
Und das Entsetzen über die Reden des Anstreichers.
Aber nur das zweite
Drängt mich zum Schreibetich”.

(Ai, o Horror que sinto pelos discursos do Pintor!!!)

A prestável delinquente – ao serviço da Arte – SEMPRE!

Comentário de almajecta02
Data: 25 de Outubro de 2009, 23:09

por cá representando e presentificando, apresentando é que não por incomodo com o dispositivo.
Tambem gosto muito do Baal pelo mário viegas,
com tanta amiga menor de 25 porquê esta?
Valha-me Deus Nossa Senhora, Jesus, Maria, José e já agora o Jó e a Sherazade, sempre atento venerando e obrigado.

Comentário de Luís Antunes
Data: 26 de Outubro de 2009, 0:27

À atenção do Luis : a minha grande referência , em matéria de democracia , é a França , a minha terra natal .

Comentário de Luis
Data: 26 de Outubro de 2009, 9:27

Pois é Luís Antunes, respeito a sua escolha, mas foram os soviéticos primeiro (e os chineses depois) que retiraram milhões e milhões de pessoas da mais extrema pobreza e que lhes deram o estatuto de cidadãos. Esta foi uma proeza única.

Comentário de Provocadora, reincidente, delinquente e tudo…
Data: 26 de Outubro de 2009, 9:42

Jovem, jovem, tão jovem, almita!

Concordo plenamente!
‘Bora lá matar todos os que têm uma idade superior àquela com o que nosso Jesus foi morto. Provar que Jesus não morreu em vão. Deixou um exemplo a ser seguido. Dos 33 anos para cima ia tudo a eito… tudo a eito…
O mundo seria bem melhor sem cotas e cotões.
Só dinheiro que se poupava em reformas…
Era ver os cotonetes transformados em artistas, a respirar Liberdade…
Só que antes de mais, eu gostaria de dar o meu contributo activo, martirizando aqueles que pelas Provas de Valor já dadas poderão inspirar as gerações mais novas. Assim à frente da lista, ponho logo dois nomes: o do Grande CV e da Grande Jectinha tão jovenzita-ita-ita.

(Depois, suicido-me, ok?)
Só queria esse obséquio primeiro. (Obséquio – palavra linda… Irá inspirar muitos poemas).
‘Bora lá?

Kilas, a má da fita, delinquente e tudo…
Vale?

Comentário de Provocadora, reincidente, delinquente e tudo…
Data: 26 de Outubro de 2009, 10:21

Alminha-inha-inha, tão pequenina e moça,

O seu fino gosto inspira o meu gosto requintado…

Vá já decorando o Salmo 22 “A Paixão do Justo”, porque enquanto o estiver a martirizar quero ouvi-lo a recitar a mesma oração que Jesus rezou na cruz:

Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste,
rejeitando o meu lamento, o meu grito de socorro?

Meu Deus, clamo por ti durante o dia e não me respondes;
durante a noite, e não tenho sossego.
Tu, porém, és o Santo
e habitas na glória de Israel.
Em ti confiaram os nossos pais;
confiaram e Tu os libertaste.
A ti clamaram e foram salvos;
confiaram em ti e não foram confundidos.

Eu, porém, sou um verme e não um homem,
o opróbrio dos homens e o desprezo da plebe.
Todos os que me vêem escarnecem de mim;
estendem os lábios e abanam a cabeça.
…….

O Salmo continua, isto é só o início para estimular o seu neurónio… A jovem Almita prima pelo sentimento apurado de justiça e o mesmo se aplica ao Gigantesco CV.

Kilas, a MÁ da fita.

Comentário de xatoo
Data: 26 de Outubro de 2009, 11:43

et voilá, vivre la franceafrique des moyens utilisés par les dirigeants africains et leurs amis dirigeants français pour détourner les richesses de l’Afrique.
http://www.youtube.com/user/franceafrique1#p/a

Comentário de ezequiel
Data: 26 de Outubro de 2009, 12:25

Caro Luís Antunes,

Paris de Francia, sim senhor…é a grande referência!!

http://www.youtube.com/watch?v=rm1JWiXHeZM

Comentário de antónio
Data: 26 de Outubro de 2009, 13:46

Bom, eu estava em Nanterre num ano que já lá foi… com pessoas que…não interessa.

Portanto Paris p’ra mim é um absoluto mistério, nem sei onde aquilo fica…

:-)

Mas como diria um antigo mentor meu, que ainda admiro:

Todos os mistérios que conduzem da teoria ao misticismo encontram uma explicação racional na prática humana, e na compreensão dessa prática….

citado e tradizido de cór…

O que significa que algum dia alguém há-de compreender alguma coisa, e com sorte, fazer o que tem a fazer.

Bestial, meus !!!

Comentário de almajecta02
Data: 26 de Outubro de 2009, 14:06

isso com tanta leitura e estudo talvez possa ser uma humanista religiosa não? Fica doida é com a Nausea do Sarte e vai ao posto 19 a banhos, uma depuradora em Mos Gallicus.

Comentário de Provocadora, reincidente, delinquente e tudo…
Data: 26 de Outubro de 2009, 14:47

Por onde anda a ASAE???
Que faz a defesa do consumidor, dorme na forma (???) enquanto os leitores/comentadores são bombardeados e intoxicados por Grandes Almas.
Chamem a Polícia! Chamem a Polícia!

Eis um verdadeiro enigma!
Aqui segue uma pergunta directa e indiscreta: Por que razão A Grande Alma – Grande Jecta escolheu um nick tão feminino???
Para de seguida… dia-após-dia, após-dia, após-dia, após-dia, após-dia, após-dia, após-dia, ad-eternum………. tentar provar – de forma extenuante… “ad nauseam”… – que, afinal, é um Ganda Machão-Pavão, cujos pensamentos nascem – unicamente – com toda a “Virilidade” da cintura para baixo… Almajecta- O Machão (Que bem que me soa! Um autêntico miminho! Um espanto!)
Será esquizofrenia em estado avançado?? Estará precocemente esclerosada, na flor da juventude?? (´Tadita!)
Tanta Feminilidade para se reafirmar – diariamente, quotidiamente, dia-após-dia, comentário-após-comentário, palavra-após-palavra – o expoente máximo da Virilidade.
Que coisa tão cansativa! Não há Kilas que aguente um/a papagaio/a destes/as.

(E volta e meia usar o único neurónio cerebral, não dá??? É esforço de mais para a jovem a Almita?
Ó Milú, que fizeste tu à mais fina flor da juventude??? Querida Milú, consegues ver agora o resultado das políticas reformistas na educação das Jectinhas jovenzitas que proliferam no mundo??? Andamos todos a pagar Magalhães às almas novitas com aqueles sites indecentes e não bloqueados e para quê??? Para que a miudagem em vez de usar a cabecinha começasse toda a pensar com outros órgãos??? Para esta infindável catatonia fiada??? )

Haja dó para com os leitores do blogue!

Já estou como o “admirável” CV (Uma K7 menos cansativa, apesar de tudo… Vai uma aposta em como o Vidal nos vai já brindar com um novo post, relatando passo-a-passo a vida da senhora sua mãe??? É o costume…), não há nada que mais me agonie do que a Repetição (a reafirmação de VIRILIDADE MÁXIMA, quotidiana e absolutamente catatónica, fiel-mimese-de-si-mesma-do-vira-o disco-e-toca-o-mesmo, da Santa Almajecta).

Este sítio anda muito mal frequentado, não fora eu, a Velha Ironia, a Delinquente, a Verdadeira Kilas – MÁ DA FITA – e nada, nadinha se aproveitava…

Ora, vá pra banhos, ialma, que bem falta lhe fazem! Admirável esta incansável ialma sempre disposta a recomendar aos o que falta lhe faz a ela. Comove… A isto, chamo eu de: CARIDADE!

Chamem a Polícia! Chamem a Polícia!!! Que num istou práturar istu!!! A Azai tem devir lavári a jectinha ou encerrála pur faltadigiene.
Ficáletra duma cançón paraléla:

Erom dez pra uma no restaurante,
almoçaba alarbemente;
a meio do café um garçom pedante
chigouse e posma conta frente
Atom bubi o brande todo dum trago,
berrei pro home: – Num pago, num pago!
O gaijo, branco, chamou o girente,
saltei pra trás, saquei saiu o pente !

Pra num andarem cadeiras pru are,
atom pusma gritare:
Chamem a polícia, chamem a polícia,
chamem a polícia queu num pago!

Fui ber Lisboa à noite,
parei no Russiu, numa noite sem friu;
mandei bir uma cola e um gradanapo
e o cara de sapo pediume logo taco,
o malcriadom!
Num me cuntibe e passeilhe um sermom.
Disse qu’era uso da cunfeitaria,
qu’era mais siguro no tempo que curria.
Pra num andarem cadeiras pru are atom pusma gritare:
Chamem a polícia, chamem a polícia,
chamem a polícia queu num pago!
Aì bem eles! Bai subir!!
Chamem a policia, chamem a polícia…!)

Ora, os melhores cumprimentos e já agora um ósculozito repenicado nos dedinhos em que usam as belas das alianças de casamento com os respectivos Partidos e para todos os demais, que não têm sentido de humor- como eu.

Agora vou trabalhar que isto da paródia também cansa…

Comentário de vítor dias
Data: 26 de Outubro de 2009, 16:40

Embora seja um tema lateral ao que aqui se tem discutido lamento que também o Nuno Ramos de Almeida seja capaz de escrever que «Os artigos no órgão central do PCP, escritos pelo, na altura, seu chefe de redacção e membro do comité central só responsabilizam o próprio? Só pode ser piada».
É que eu já escrevi várias vezes que sempre considerei que as centenas de artigos e crónicas que publiquei ao longo da vida no Avante! só me responsabilizavam a mim próprio mesmo durante os 14 anos em que fui membro da Comissão Política do PCP (que é uma responsabilidade maior do que Chefe de redacção do Avante!) . A única excepção a isso que admito é para aqueles (muito mais raros) que assinava com o acrescento «membro da Comissão Política do PCP».
Podem o Nuno e os restantes leitores acreditarem que nunca dei a ler os meus artigos e crónicas fosse a quem fosse (além do mais, como se calcula, lá na casa, a maior parte dos textos de colaboradores de opinião são entregues em cima da hora) e nunca ninguém me pediu que os desse previamente a ler a alguém. Não quer isto mesmo dizer portanto que se trata de uma responsabilidade individual.
Por fim, tendo os casos mais polémicos sido relativos a crónicas, é assim tão díficil perceber que esse é um género (em que pelas componentes temáticas, de polémica ou de estilos) em que seria absurdo estar a responsabilizar a direcção do PCP que nem sequer pode humanamente ter opinião colectiva sobre tudo ?.
Não percebo qual é a dificuldade em acreditar

Comentário de almajecta02
Data: 26 de Outubro de 2009, 18:27

La question communiste ne revient pas : elle ne nous a jamais quittés. C’est l’homme occidental lui-même qui la porte partout, en portant partout sa folie d’appropriation. « Communisme » est le nom du possible qui s’ouvre chaque fois et en tout lieu où l’appropriation échoue — sur une grève sauvage, une planète ravagée ou un féminisme extatique. C’est dire si le sentiment de désastre qui nous hante naît d’abord de la difficulté que nous éprouvons à trouver le passage, à forger le langage, à embrasser le dénuement d’où nous parviendrons à saisir une tout autre possibilité d’existence. C’est dire si le communisme est peu affaire d’hypothèse ou d’Idée, mais une question terriblement pratique, essentiellement locale, parfaitement sensible.

« La solution au problème que tu vois dans la vie est une façon de vivre qui fasse disparaître le problème. »

Fraction consciente du Parti imaginaire, croire que ce qui est vrai n’a pas besoin de se signer d’un nom, pratique l’anonymat comme d’autres le terrorisme, est dans son élément dans toutes les formes à venir du sabotage, ne critique pas la société » pour la rendre meilleure, propage partout le doute sur l’existence de celle-ci, atteste les menées d’un ennemi intérieur, sans visage, engagé dans une conspiration permanente contre cette fiction et anticipe une désertion de masse hors du cadavre social.

Comentário de antónio
Data: 26 de Outubro de 2009, 19:23

Adorava perceber do que é que o Vítor Dias está a falar, mas ou é senilidade minha, ou ele usa linguagem cifrada, ou então tenho que tirar uma 3ª licenciatura (em Letras ?) para ver se não fico a branco nestes assuntos tão relevantes…

:-(

Comentário de antónio
Data: 26 de Outubro de 2009, 22:19

@ <b/b>

On à un petit problème ici, et c’est simple, tu est un spécialiste en… comme disent les anglos ?

Attends un petit peu…, ah oui, je me souviens, tu fais du copy/paste.

C’est bien ça, nest-ce pas ??

:-)

Parce que tu ne parles probablement français comme moi je parle… fait voire… tu parles stupidaracien ???

Alors, brouter de l’ herbe c’est une excellente option pour toi.
Dérange pas les chevreuils à ton cotê, s’il te plaît…

:-)

Jezuzzz, qu’il y a des cons par ça et par là…

:-) )=

Comentário de Enconre bien que je vous trouve!!!
Data: 27 de Outubro de 2009, 1:03

Chère âme hantée, petit peu de masse du cadravre social,

J’aime bien votre français qui est meilleur que votre portugais. Ainsi -comme çá- et surtout: je vous comprends mieux.
Vous devenez une meilleure âme quand vous parlez français.
Félicitations petite jécta!

L’ énemi intérieur c’est toi – toi même… Desengage toi de ta conspiration et de ton terrorisme… Tu voirás tes problèmes disparaître… do dia para a noite (Du jour pour la nuît…) Et voilá! C’est simple, trés simple!!!

Moi, je crois que : Les solutions aux problèmes sont intérieurs à chacun de nous.Ce qui nous ne savons pas résoudre, la mort résoudra pour nous… (Aucun problème!)

Pardonne moi mon français, mais récemment je hablo mejor andere Sprachen. Quand vous voulez avoir une conversation vraiment intellectuelle: ” toute moi je suis oreilhes”= (toda eu sou ouvidos!)

Encore bien que je vous trouve légèrement modifié…
“Bai-Bai!”

Comentário de Actriz da Comuna
Data: 27 de Outubro de 2009, 1:12

Oh Pá, ó Vidal,

O pessoal aqui do teatro, anda à rasca, está que não te pode ver à frente!!!

Disseram-me para vir aqui, ver para crer.

Ó pá, andamos nós, a Comuna, e a Barraca, com as salas às moscas e os nossos espectadores andam no teu blogue.

Que teatro é este, pá. Tu és um artista de plástico, quer dizer, plástico artista, mas os actores somos nós em vias de entrar no desemprego…

Acaba lá com esta brincadeira que quem se lixa somos nós.

Comentário de miguel dias
Data: 27 de Outubro de 2009, 1:58

Alma, a partir de agora, copa e pasta só em português. Essa coisa de copar e pastar em francês dá nisto, não só a malta não te entende, como te acha presunçoso.

Comentário de miguel dias
Data: 27 de Outubro de 2009, 2:02

Já agora se vires o Vidal faz-me o favor de lhe dizer que ao escrever os títulos deixe algumas palavras para o texto própriamente dito.

Comentário de almajecta02
Data: 27 de Outubro de 2009, 10:06

É pá! desculpem lá qualquer coisinha, vou ter ca rita hoje.

Comentário de almajecta02
Data: 27 de Outubro de 2009, 19:29

É pá! Carlos cita este em nota de roda pé:
The Messiah by Bruno Schultz
New York: Penguin Group, September 2006 (translated by Rebecca Wieniewska)
Long-rumored but only recently discovered in a KGB records vault outside of Minsk, Schulz’s novel proves to be a puzzling mix of masterpiece and muddle, dramatically less coherent than alluded to in the author’s diary almost 65 years before. The protagonist’s midnight ramble through a transformed Warsaw of “demechanized” humans forced to hide from intelligent guns, bulwarked by vast bureaucratic guardian demons at the four corners of the city, qualifies as nightmare writ large. The turgid prose conceals images of unbearable sadness and power, as when one of the guardians, dying, metamorphoses into a delicate mayfly of a creature, its song cut short when it is slaughtered by a roving band of “torture animals.” When the Messiah of the title turns out only to refer to short-lived day, the reader’s very bones groan and shiver. Gone are the themes and the meticulous style set out in such masterworks of the short form as “The Street of Crocodiles.” The Messiah’s closest equivalent emotionally might be William Hope Hodgson’s Nightland. First published in Poland to intense debate as to the novel’s literary merit, subsequent English translations of The Messiah have only served to fuel the controversy. Some critics claim the novel is not Schulz’s at all, a fact refuted by handwriting analysis.

Comentário de zé do boné
Data: 28 de Outubro de 2009, 15:11

Gostei em especial desta.

” há muita gente inteligente e culta sem ideologia. (sim, sem ideologia)”

Vou mandar moldar e afixar no portão do Cemitério do Prado do Repouso onde mora muita gente “culta sem ideologia”.

-Que acham?

Escreva um comentário