Eu bipolarizo, tu bipolarizas, ele bipolariza… Tudo pela aPSoluta

Já se esperava a ajudinha final a António Costa da Eurosondagem, contudo, os números não batem certo com a análise que deles é feita.

Os resultados são estes:
PS: 41,9% (40 a 43,8%) – 8 vereadores
PSD/CDS-PP/MPT/PPM: 36,9% (35 a 38,8%) – 7 vereadores
CDU: 8,4% (7,3 a 9,5%) – 1 vereador
BE: 8,0% (6,9 a 9,1%) – 1 vereador
Via margens de erro

A sondagem vem acompanhada de um texto intitulado “A vitória por um fio”, o que parece ser algo estranho tendo em conta os resultados apresentados. Se adoptarmos a mediana das sondagens e lhe aplicarmos o Método de Hondt percebemos que o PS discute com o PSD o último vereador a ser eleito, ou seja, o seu 9º vereador – o que corresponde à maioria absoluta.
Por outro lado, Rui Oliveira e Costa, não parece ter dúvidas quanto à não eleição do 2º vereador da CDU ainda que possa vir a obter 9,5%, o que de acordo com os números a sondagem faria com que a CDU discutisse com PS e PSD o último vereador a ser eleito, ou seja, de acordo com os números desta sondagem parece que o último vereador a ser eleito em Lisboa estará em discussão até ao fim entre o 9º mandato do PS (maioria absoluta), o 7º mandato do PSD ou o 2º mandato da CDU.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

6 respostas a Eu bipolarizo, tu bipolarizas, ele bipolariza… Tudo pela aPSoluta

  1. Pingback: Eu bipolarizo, tu bipolarizas, ele bipolariza… Tudo pela aPSoluta :: w a z z u p

  2. Tiago Mota Saraiva diz:

    Para ser ainda mais claro, os número desta sondagem deveriam indicar a seguinte distribuição de mandatos:

    PS: 8/9 vereadores
    PSD/CDS-PP/MPT/PPM: 6/7 vereadores
    CDU: 1/2 vereadores
    BE: 1 vereador

    O que retiraria sentido ao texto que a acompanha.

  3. Patricia diz:

    Se virmos as sondagens para anteriores actos eleitorais a Eurosondagem aproxima-se mais do que se vem a verificar do que as sondagens da UC e das outras empresas que as fizeram para o CM e DE.Mas sondagens só nos podem dar uma ideia de orientação de voto e pouco mais

  4. Luis diz:

    Eu nunca embandeirei em arco com qualquer sondagem e continuo a não embandeirar. Mas o que constato é que todas as sondagens que saíram nos últimos dias provam que o risco em Lisboa não é Santana ganhar mas o PS ter maioria absoluta.

    E é este risco que é preciso evitar. E para evitar o risco da maioria absoluta em Lisboa é indispensável o reforço da CDU em Lisboa.

    Nesta campanha em Lisboa os pontos mais negativos foram as trapalhadas populistas da candidatura do PS: desde a carta do seu presidente aos funcionários da Autarquia sobre aumentos salariais, à oferta das bicicletas, à reunião clandestina com o seu colega Miguel Sousa Tavares, líder do suposto movimento anti-contentores para branquear a submissão de Costa ao governo do PS até à cena deprimente da pedinchice à saída do Metro.

    Eu francamente nunca antes tinha visto, o presidente da câmara de Lisboa e dirigente do PS, de RTP a tiracolo, de mão estendida, a pedir apoios à saída do Metro. Esta cena manhosa envergonhou democratas e embaraçou lisboetas, como me dei conta pelas reacções de colegas de trabalho e familiares.

    E dos pontos mais positivos saliento a dinâmica da campanha da CDU e a sua confiança de que Lisboa precisa da CDU na Câmara e nas Freguesias e que lhe vai dar mais força no Domingo. Pois a CDU é indispensável e necessária para fiscalizar a acção camarária e defender oi património municipal e os interesses dos lisboetas.

    Porque para quem quiser uma política de esquerda, o voto seguro e certo é o voto na CDU. Em Lisboa com o Ruben, no Porto com Luís Sá e nos restantes 301 concelhos e 2.275 freguesias, a CDU avança com toda a confiança, porque é a esquerda indispensável à construção de uma vida melhor.

  5. vG diz:

    Epá ó Luis, por amor de Deus, poupa-nos. Que porra de lavagem cerebral nos queres vender ? Só neste post enfias 6x CDU pelos olhos dentro do leitor, à meia dúzia é mais barato.
    A tua coligação vai acabar mal, se queres esquerda não caquética e não inapta, ainda podes repensar a tua opção, duas letras !

Os comentários estão fechados.