Sócrates esmiuçado

José Sócrates, naquelas entrevistas sobre a sua vida, conseguiu elaborar uma construção daquilo que pensa que o povo quer ver. Com um humorista provocador como o Ricardo Araújo Pereira foi tentando arrefecer a entrevista com partes de discurso feito e de comício, seguidas de comentários jocosos sobre o que acabara de dizer. Contudo não se livrou de alguns tiques reveladores de personalidade (“essa senhora” referindo-se a JAD ou apelidando RAP de “ex-estalinista” pela sua antiga militância no PCP, esquecendo-se que em teoria “esses” também deviam ser parte do eleitorado que diz disputar) e de um tiro final assassino, no qual RAP lhe pede para retirar do ar a jornalista Clara de Sousa porque lhe tirou o lugar de estacionamento.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

24 respostas a Sócrates esmiuçado

  1. Carlos Vidal diz:

    Isto é sempre arriscado. Pode-se dar tiros certeiros, pode-se esmiuçar ao detalhe, mas amacia-se sempre um bocado a personagem. Vamos a ver os outros, e se do conjunto se pode concluir algo favorável à função crítica do humor. Ou se tudo se vai reduzir a entretenimento (que, parece-me, também é).

  2. Mas o RAP não foi do PCP ? Qual o tique de José Sócrates ao dizer ex-estalinista ?
    Ou está proibido que outors tenham ( ou pelo menos tentem ) ter graça ?

  3. Nuno Ramos de Almeida diz:

    António P,
    Acho que o primeiro tem todo o direito a tentar ter graça. A entrevista foi simpática e correu-lhe bem. Acho mais duvidoso apelidar de estalinista o PCP. Acho que é injusto para o PCP e sobretudo absolve o estalinismo e os seus crimes. É uma graçola sem nexo e graça, para quem percebe pouco de história e apenas pretende ser um engenheiro de almas.

  4. Mas, caro Nuno ( se bem que a pergunta seja ao Tiago ) qual foi o tique que o Sócrates revelou com a diat graça ?
    Engenheiro de almas ??!!!
    Como o RAP já saiu do PCP, o ex-estalinista aplicava-se ao RAP e ao PCP de então, justa ou injustamente com ou sem graça com ou sem nexo.
    Cumprimentos

  5. Rosa Mendes diz:

    Sócrates não gostou nada da pergunta sobre Clara de Sousa. Teve ali um vislumbre de fúria. Muito significativo. Foi o aspecto mais importante da entrevista.
    O resto, “cassete Sócrates”.
    E o RAP estava ligeiramente “apertadinho”. O que eu compreendo.

  6. Nuno Ramos de Almeida diz:

    Caro António,
    Engenheiro de almas era uma piada estalinista minha.

  7. Está desculpado, Nuno e já agora, se me permite : ” uma graçola estalinista sem nexo e graça ”
    Cumprimentos

  8. Augusto diz:

    Veremos o tipo de questões a MFL, e como vai ela encaixar as graças.

    A senhora é conhecida, pela sua total falta de sentido de humor.

    E com o seu conservadorismo , é um manacial para qualquer humoristas, até me admiro, como os assessores de imagem do PSD , lhe permitiram ir a este programa depois da recusa de participar no programa da SIC , sobre o lado mais pessoal dos candidatos .

    Só espero que os Gatos estejam amanhã suficientemente corrosivos, e não se acanhem, por terem pela frente uma senhora que tinha idade para s ser sua avó, mas que neste momento, é um politico a disputar eleições como outro qualquer.

  9. Honório Travassos diz:

    Tiago, Vc não deve ser velho, por isso parta do princípio de que não sabe já escrever português e use sempre um corrector. Não é jucoso, é jocoso. Não vê parece que jocoso tenha a ver com jogo? Mas tem.

  10. Chico da Ribeira diz:

    Nunes Ramos de Almeida,èssa è bôa engenheiro d’almas, bingo
    Estupido esse tipo, Hitler ia á missa com o amigo pápa, Stalin èra um salèziano Pinochète èra católico!!E ele bensase nas inauguraçôes de barracas lol

  11. “Como o RAP já saiu do PCP, o ex-estalinista aplicava-se ao RAP e ao PCP de então, justa ou injustamente com ou sem graça com ou sem nexo.”

    Sócrates tinha tido mais graça se tivesse feito uma alusão aos pequenos almoços passados por RAP a comer criancinhas. Era uma ideia mais marialva e enquadrava-se melhor com a resposta que veio a dar sobre Clara de Sousa.

  12. javali diz:

    Como se diz nos States: You can’t polish a turd.

  13. João Ferreira diz:

    Tem toda a razão, Tiago. Com certas coisas não se brinca, e o Estalinismo é uma delas!

  14. Bom dia Tiago,
    Sugiro que seja assessor do Sócrates para as piadas.
    Mas ainda não me disse qual o tique do Sócrates.
    Cumprimentos

  15. Tiago Mota Saraiva diz:

    Os tiques estão descritos no post.

  16. F. Marques diz:

    Da entrevista de Sócrates de ontem, viu-se um homem que convive mal com a crítica humoristica, ao mandar a baixo RAP pelo seu passado stalinista, só para o fazer parar, mas como o alinhamento da entrevista estava deliniado no Magalhães, RAP não podia fugir dali, a ultima pergunta em jeito de “cunha” para acabar com o jornal de Clara de Sousa, demonstrou o quanto Sócrates está comprometido no caso TVI/MMG/JN6, com um gesto de corpo e expressão facial que é ilucidativo, depois com uma resposta sem nexo e sem ponta de humor, com a agravante de que a gestão dos estacionamento é com a Autarquia e não com o Governo, até aí JS demonstra a total ignorancia. Como é que uma autarquia intervem num estacionamento que é privado e pertença da SIC dentro da sua propriedade?

  17. João Ferreira diz:

    Tem toda a razão, F. Marques. Com certas coisas não se brinca, e o Estacionamento Privado é uma delas!

  18. Acho que em relação à Clara de Sousa, o Sócrates devia sugerir ao RAP que fossem ao parque de estacionamento para irem os dois usar suas respectivas chaves e riscar o carrinho todo à apresentadora mais tesuda da hora de jantar, ficava melhor. Neste caso ficou a sensação de pergunta incómoda que Sócrates esquivou-se do modo mais básico possivel por ser uma pergunta delicada.
    Em relação ao estalinismo era uma maneira pré-estudada de Sócrates tentar aligeirar, para quem queira compreender o ‘humor’ de Sócrates, ele andava a tentar mandar umas em maltinha tipo Zita Seabra e Durão Barroso.
    Acho que Estaline não deu voltas no seu caixão nem RAP ficou preocupada com o sr simpático de bigode.Deve ter ficado mais aziado com a insinuação de ele ir para o partido de Zita Seabra e Durão Barroso e um certo ‘Já tinhas idade para ter juizo’ ou ‘Já deixavas de acreditar no Pai Natal’.

  19. nunocastro diz:

    cansa-me um bocado o fanatismo de Tiago Mota Saraiva, é que normalmente vem embrulhado em cegueira analítica. pobre.

  20. Tiago Mota Saraiva diz:

    nunocastro, também há muita coisa que me cansa e não se resolve apenas não lendo.

  21. Mir diz:

    “partes de discurso feito e de comício, seguidas de comentários jucosos sobre o que acabara de dizer.” nem mais! (confesso que esperava mais … pensando melhor, não sei porquê)

    Mas depois das surpresa que tive com a Ferreira Leite vou ficar caladinha a ver todos antes de mais comentários.

  22. Gabriela diz:

    SOCRATES É DE LONGE O POLITICO MAIS SIMPATICO DE TODOS OS TEMPOS QUE PORTUGAL CONHECEU. ESTEVE OPTIMO!!!!!!!!!!!!!

  23. RB diz:

    Que exagero caro Tiago… Parece-me que anda a ficar cada vez mais instável e paranóico… Veja lá isso homem!
    Um abraço,
    RB

  24. Maria** diz:

    sócrates, nem mesmo quando apresenta excelente sentido de humor se safa; e eles caem , eles caem eles caem.

    http://mareamos.blogspot.com/2010/02/socrates-nem-mesmo-quando-apresenta.html

Os comentários estão fechados.