É cultura estúpido

O mais típico e simples socranete pulula de felicidade com o alegado voto de Zé Pedro do Xutos & Pontapés em José Sócrates.
O próprio José Sócrates vangloria-se com a presença de Zé Pedro no JS Summer Fest 2009 (rico nome!) e entusiasma-se declarando que a banda foi uma “referência” da sua geração. Imagino Sócrates a assinar os seus projectos das Beiras fortemente inspirado pelo “Contentores”, a assobiar “Desemprego” nas reuniões da Jota ou a reler o novo Código Geral do Trabalho ao som do refrão do “Sem Eira nem Beira”:
Senhor engenheiro / Dê-me um pouco de atenção / Há dez anos que estou preso / Há trinta que sou ladrão / Não tenho eira nem beira / Mas ainda consigo ver / Quem anda na roubalheira / E quem me anda a comer (letra integral aqui)
Até que chega a ensaiada rima final, onde lhe cai a caraça:
“… Sócrates confessou que os Xutos & Pontapés são uma “referência” da sua geração, para se despedir dos jovens socialistas citando outra música (Aqui ao Luar) da banda: “Aqui ao luar, ao pé de ti, ao pé do mar, fica agora o sonho e a convicção de um país que quer avançar”
A letra que Sócrates pretende citar não se chama “Aqui ao luar”, mas sim “A Noite” e o original não é dos Xutos & Pontapés mas sim dos Sitiados.
“A Noite” foi apresentada pelos Sitiados no 5º Concurso de Música Moderna Rock Rendez Vous em 1988 – onde se classificaram em 2º lugar. Esta é uma das canções mais emblemáticas da banda e da música portuguesa nos anos 90:

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

8 respostas a É cultura estúpido

  1. Uma pena que não se consiga ouvir a música do senhor engenheiro nas rádios… talvez agora…

  2. Patricia diz:

    já percebi que o Tiago dedica em exclusivo a campanha eleitoral á critica a Sócrates e ao PS,digo-lhe já que não sou PS nem tenciono votar PS,contudo gostava que não de esquecesse que o PSD tambem se vai apresentar ao eleitorado e que coisas muito importantes e algumas até hilariantes (discurso de ontem quando MFL acusou o PS de atacar o casamento e a familia),não devem ficar esquecidas tais como as prestações da dita Sra.quando foi Ministra da Educação no governo de Cavaco ou das finanças no governo de Barroso,bem como as propostas apresentadas de plafonamento da segurança social,descida das contribuições patronais tambem para a segurança social,ataque ao SNS pretendendo que se pague uma parte dos cuidados prestados,travagem do investimento público etc,.É que é preciso contrariar o facto de habitualmente quando os eleitores estão zangados com o PS votarem no PSD.

  3. Policarpo diz:

    o homem não acerta, mas mais preocupante é ver a “rebeldia” dos xutos rebaixada a vangloriar o nosso primeiro. não vos preocupa? não só se borraram de medo e nunca admitiram que a música era dedicada a ele, como zé pedro vem dizer que admira o “futurismo” do engenheiro. é o Poder. é cheirar um posto na vastidão de cargos que há para distribuir em caso de vitória.

  4. Pisca diz:

    Isto de ter de comer todos os dias é uma chatice, e se conseguirmos comer na mesa do orçamento fica tudo muito melhor e o menu é abundante

    Xutos – Coladinhos ao “Engenheiro”
    C.A.Moniz – até já faz as manhãs ou serão tardes como pivot da RTP

    mas a lista é bastante grande, o problema é que agora andam feitas baratas tontas sem saber onde se colocar

    Morais e Castro – Leu uma nota num Congresso e foi corrido da RTP, nos 2 anos seguintes, até que a morte o levou

    Há quem ainda tenha espinha e a mantenha mesmo depois da morte

  5. luis t. diz:

    Vender o corpo, vender a voz…

  6. WALTZ diz:

    Grande Aguardela. Tanto nojo.

  7. xtremis diz:

    Só uma pequena achega: creio que a confusão do nosso PM se deve ao facto de existir uma versão da música “A Noite” tocada pelo colectivo “Resistência”, composto por diversos músicos portugueses de outras bandas (uma espécie de “dream team”, vá).

    Nesse colectivo, o Tim era um dos vocalistas (o Olavo Bilac, dos Santos e Pecadores também era), daí que se encontre marcado na memória do Sr. Eng. a voz do Tim a cantar aquele refrão.

    Aqui ficam as respectivas “provas documentais” 🙂

    http://www.youtube.com/watch?v=LyJ81gOslgo

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Resist%C3%AAncia_%28banda%29

Os comentários estão fechados.