A “nova ala esquerda” do PS (com MVA) já produziu resultados: será revogado o Código do Trabalho (ÚLTIMA HORA)

A ala esquerda ou centro-esquerda do PS, capitaneada por Miguel Vale de Almeida, ex-líder da ala direita do Bloco de Esquerda, através de um notável trabalho de pressão e luta (coisa em que o citado tem muita experiência) conseguiu já um facto notável: a revogação dos artigos mais polémicos do famigerado “Código do Trabalho PS”, também conhecido como Proposta de Lei nº 216 / X, constituída por 562 artigos e cerca de 400 páginas. Foi um trabalho ciclópico desta ala esquerda do PS antes ala direita do Bloco de Esquerda. E só por isso já valeu a pena o empenho deste e outros activistas “dentro” do PS.

O que também tem aqui de ser sublinhado é o seguinte: há que parar com as injustas acusações a activistas como M. Vale de Almeida, estejam ou não no PS, de que trocaram o “casamento gay” por uma espécie de pacto de silêncio sobre outras matérias, e o resultado é este que assinalei: depois do cheque-dentista e do cheque-bebé, o PS vai revogar o Código do Trabalho que o próprio produziu.

Por isso é falso que o tipo de activismo protagonizado por MVA seja monotemático. NÃO É! E por isso já está no programa do Partido Socialista a anulação de artigos polémicos do referido Código como o 9º, onde se enumeram excepções para a obrigatoriedade de substituição de contratos colectivos de trabalho por outros contratos colectivos.

Está em marcha a anulação do art. 3º sobre a facilidade com que a entidade patronal pode baixar as condições de trabalho (tudo em nome do competitividade, que agora terá de dar lugar ao socialismo, claro!).

A ala esquerda do PS ex-ala direita do BE conseguiu ainda mudar o art. 205º sobre a possibilidade de horas extraordinárias sem pagamento, ou outros artigos referentes a contratos a termo não escritos e o famoso “banco de horas”.

A luta é dura, mas, repito, vale sempre a pena.

Isto é verdade? É, é um grande golpe de A. Vitorino. Habituem-se (ah ah ah ah).

(E, como prémio, um vídeo de Francis Alÿs sobre o trabalho: empurrar infatigavelmente um cubo de gelo pela Cidade do México até que ………. : trabalho, produção, missão cumprida:)

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

7 respostas a A “nova ala esquerda” do PS (com MVA) já produziu resultados: será revogado o Código do Trabalho (ÚLTIMA HORA)

  1. Justiniano diz:

    O video aborda o problema da produtividade negativa (Excelente para quem, ainda, cuida do problema da produção de riqueza, mas algo despiciendo para quem já sublimou essa fase e apenas cuida de coisas mais interessantes como a distribuição de riqueza…).
    Vidal, há um muito melhor, não sei quem é o realizador mas é excelente, de partir o caco a rir, passado em Cuba, nos idos de 60, com a intervenção de uma vaca, ar condicionado, Fidel e Guevara…

  2. almajecta diz:

    não batas mais no ceguinho, não tem qualquer importância, tal assunto minoritário, diferente e alternante, o João Lopes é mais giro.

  3. almajecta diz:

    Compreendi-te, os bébés começam a trabalhar quando tiverem dentes, pelo que já não poderão receber o cheque porque já trabalham, certo?

  4. Corvo diz:

    Essa de ala esquerda do PS ex ala direita do Bloco, é de rir á gargalhada.

    A chamada ala esquerda do PS é tão diversa, que pode englobar,desde o Alegre, á Ana Gomes, do Cravinho, ao Vera Jardim, do Paulo Pedroso, até ao Ferro Rodrigues e até os ex-Presidentes da Republica, Mario Soares e Jorge Sampaio, já foram identificados com essa ala.

    Mas serão realmente uma ala esquerda, qual foi a sua posição sobre as politicas do Socrates, os que eram deputados como votaram os Orçamentos de Estado, o Código do Trabalho, as politicas da Ministra da Educação, e as medidas para a Saude de Correia de Campos,e os outros , demarcaram-se publicamente dessas medidas?

    Quanto ao Bloco de Esquerda, na ultima convenção surgiram varias moções, com propostas alternativas, ( MVA desde 2006 que não é militante do Bloco, por isso não participou na Convenção não apresentou nem apoiou nenhuma das moções), o que querem na realidade dizer com ala direita do Bloco?

    È lógico que em partidos plurais , existem diferentes opiniões, mas não vi ao longo destes anos , ninguem defender as politicas do Socrates, e mesmo que haja debate sobre politica de alianças, até agora ninguem defendeu alianças com o PSD e o CDS, seja a nivel nacional ou autarquico, e penso que partidos que defendam e apoiam alianças com o PSD e o CDS mesmo a nivel autarquico, devem ter alas direitas bem maiores que o BE.

  5. Carlos Vidal diz:

    caro Corvo,
    Na minha modesta opinião, não há nenhuma ala esquerda no PS, aquilo não tem nada a ver nem com a esquerda nem com a direita, aquilo é uma agência de empregos de luxo, e de gestão de carreiras.

    Isso é um treta: “ala esquerda”, “ala direita”, é uma treta de costureiras, ou seja, de quem tempo de sobra para nada.

    Falei disto, porque uma vez o sr. Vale de Almeida disse fazer parte da “ala direita” do Bloco. Como não tenho nada a ver nem com a pessoa, nem como essa “ala direita”, nem com a “ala esquerda” do PS (seja lá o que isso for), escrevi este post por ironia, ou para ironizar.

    Nem faço a menor ideia do que isso seja, “ala direita” do “bloco de esquerda”, é uma frase (?) musical, um código ?………….

  6. almajecta diz:

    atenção carlos, e a paleta e o mundo? e os significados do significante referido? atenção men, lol e etc tal, vou já ali ali pró mergulho.

  7. Carlos Vidal diz:

    Força Jecta, depois do mergulho o regresso à horta lá para os Agostos.
    A Paleta e o Mundo, boa lembrança. Nunca é de mais sublinhar que se trata do único livro de autor port. de pensamento sobre arte e não de hist. da arte.
    Grande Dionísio. Qualquer dia vai um post.

Os comentários estão fechados.