
A notícia da ruptura, em termos de nacionalidade, de Maria João Pires com Portugal (e eu coloco-me incondicionalmente do lado da pianista), foi, creio, a notícia mais comentada no “Público” online desde ontem com setecentos e dezoito comentários (718!!), muitos deles, a maioria (não tive para os ler todos, evidentemente), a esmagadora maioria, desfavoráveis à pianista. E porquê?
É simples: porque Portugal deve ser o único país da Europa (sei lá se é da União Europeia, da zona Euro, ou lá o que é), o único ou dos únicos, onde um artista é automaticamente visto como chulo, vigarista, sobrevivendo das esmolas do Estado; devemos ser o único país que cunhou mesmo a expressão “subsidiodependente”, e muitos usam-na alegremente. Somos pobres e burros com prazer.
Ora num dos comentários do “Público” li mesmo que Maria João Pires estava habituada a viver do Estado, e agora isso acabou-se (deve ser mais uma famosa “reforma” socratista). Acabemos pois com esta peculiaridade “portuguesa”: oh inclassificáveis comentadores saibam que Maria João Pires tem, desde 1989, um contrato exclusivo com a Deutsche Grammophon [página da artista], o mais importante catálogo da clássica – desde 1989, faz este aninho de 2009, portanto, vinte anos. Certo?
Esta polémica é inútil, porque, em Portugal ou noutro sítio qualquer, o número de “chulos” não há-de parar. Habituem-se.




Foi a própria (MJP) q anunciou a ruptura ou será este post uma mera extrapolaçao??? Relembro ao sr vidal uma discussao q aqui tivemos sobre a identidade…interessante ler o sr a escrever sobre a identidade…o sr poderia ter varias nacionalidades, ou identidades (franco-luso-americano-brit-etc) sem ruptura de especie alguma…
interessante o sr apoiar a decisao da pianista… o internacionalismo arido dos comunas …e de bush…sempre me assustou.
O acontecimento Maria João Pires tem duas vertentes, uma que é abordada e bem aqui, a outra a renúncia à nacionalidade o que nos levaria a outra discussão. Quase que já estou como o diácono remédios…
Aliás, a tradição é esta, a da fuga da intelligentsia para o estrangeiro: Espinosa, Paula Rego, Saramago, António Damásio, etc, etc. Portanto, os portugueses têm a “qualidade” de vida que merecem, pela sua atitude obsoleta, medieval e cavernosa, do que é a Cultura, e do que são os artistas, e da mais valia que são para um País.
vai diabo que te arrenego, vou voltar a ouvir o Maurizio Pollini.
Pois. A Maria João Pires é subsidiodependente. Os Varas, os Fernando Gomes, as Celeste Cardona e os outros que não me chega o teclado são o quê? se neste filho da puta de país até os sectores supostamente “produtivos” são subsidiados. Ele é subsídios para as pescas, para o turismo, para a industria, para a agricultura, para o comércio e até para os “grandes industriais” que em cada entrevista vão dizendo que querem “menos estado” enquanto com a outra mão singram nos negócios só e exclusivamente à custa do estado.
só mais uma achega:
não conheço nenhuma gaja que esteja habituada a viver do Estado (português) e que o mande para a a puta que o pariu (com tanta souplesse, ainda por cima) Sabes de alguma para além da MJP?
PS: bem sei que fica mal chamar gaja à MJP, mas penso que a própria, no contaxto presente, não se importará.
Obrigado por escrever o artigo. Uma pessoa até se sente mal quando se critica a institucionalização da burrice nacional como “avanço tecnológico-social”.
Temos o que merecemos.
Inteiramente de acordo com o sr.Vidal,o resto é escória parlatória dos servidores da classe dirigente que gosta de ouvir as sonatas de Copin para violino….deu um bom persidente(sic!) de camara assim como um bom 1º ministro ao nível do lixo sociatário que pra aqui escreve com os seus comentários obtusos,cretinos.
Como disse o meu amigo Orgasmo Carlos na RTP2(canal pra entelectuais,a bem dizer..:)) o que mais me lixa é a Pornografia Politica praticada por este Povo pikinino-votaram no PS e,estão-se a prepara pra votar no PSD,que como temos visto são os unicos com capacidade pra governar,ora vejam os génios:Paulo Teixeira PInto(que pertence tb a essa organização democrática da Opus Dei),Dias Loureiro e aescumalha toda que deveria estar a pagá-las tal como os pilhas-galinhas MAS EM PROPORÇÃO,qual Madoff!
E iremos ver quão alegres os lisboetas irão ficar em Outubro com a eleição de Pedro Santana Lopes para Presidente da Câmara!!!
A alarvice também se premeia! Só temos o que merecemos!
A fina flor do entulho,com a ajuda competente dos Súcias representados na OSCE,igualaram o regime Soviético ao regime fascista nazi ao srviço da Iniciativa Privada das grandes corporações,ie, do mercado,do capitalismo selvagem,assassino!
http://port.pravda.ru/russa/03-07-2009/27378-oscesovnazi-0#
Algum dia há que ensinar estes ‘impolutos’ ‘democratas’ desgraçados,que por exemplo,um mário soares traficante, que Vendeu armas à UNITA,essa organização terrorista a quem por acaso não fui morto,mas que amigos não escaparam!
Farto,fartinho destes fdp ‘democráticos’q não é uma capa para serem servidores do MAL!
Veja aqui:
http://port.pravda.ru/russa/03-07-2009/27378-oscesovnazi-0#
Vai pró caralho, Vidal.
Sem entrar no negacionismo que pretende desvalorizar as vítimas do holocausto, parece ser um facto assente que o maior número de vítimas do III reich foram os eslavos, cidadãos e soldados da URSS.
Não esqueçamos, todavia todos os “degenerados”, artistas proibidos de pintar, escritores proscritos, deficientes e ciganos.
Onde nos levou um simples comentário sobre a grande (diria a maior) interprete de Mozart…
O “lol” das 14:50 tem piada. Já deixou em posts meus, e mais de 10 vezes (!!), o mesmo comentário. Faz-me lembrar “One and Three Chairs”. Coisa emblemática.
Portugal também deve ser o único país da Europa onde um patrão é automaticamente visto como um «chulo, vigarista, sobrevivendo das esmolas do Estado».
Sobre isto nem uma palavrinha de apreço?
Eu também gosto do gajo 14 e 50. é um daqueles tipos que sabem perfeitamente o que dizer quando não têm nada para dizer.
Um palavrinha de apreço ao zé e aos patroezinhos deste país, incluindo eu, svp.
Vai pró caralho, Vidal caixa de óculos. Já nem uma consegues dar, quanto mais duas seguidas (no mesmo texto)
Ouve aqui carlos
http://www.goear.com/listen/1fc730d/The-Holy-Egoism-of-Genius-Art-of-Noise
Vai Michael, grandes projectos no sal e no sal da terra. Boa, o calor dilata os corpos.