A situação no Irão vista por um Iraniano

Um recente artigo de Carlos Vidal sobre o Irão inspirou-me para fazer algumas perguntas a um colega de trabalho iraniano. Aqui vos deixo 3 perguntas e as respectivas respostas em forma de diálogo com o meu colega e amigo Farhad Firouzi sobre a actual situação no Irão. O diálogo foi em Francês e a tradução é da minha autoria.

– Será que a eleição de AhmadiNejad foi mesmo uma grande surpresa como afirma a imprensa ocidental? As ultimas sondagens não deixavam prever o resultado anunciado?

A re-eleição de AhmadiNejad foi uma surpresa mesmo para os apoiantes de AhmadiNejad. Os mais optimistas esperavam que Mousavi tivesse menos de 50% na primeira volta e a organização de uma segunda volta. A grande maioria acha que houve fraude, a prova está na incoerência dos resultados entre as várias grandes cidades o que, no contexto iraniano, é, no mínimo, estranho.

– Qual é o grau de popularidade de AhmadiNejad especialmente entre as classe populares?

AhmadiNejad é provavelmente popular entre o povo das pequenas aglomerações rurais com acesso restrito aos meios de informação pois, nos últimos 4 anos, viajou muito em todas as províncias, é também muito popular entre as pessoas «muito islamistas» que sonham fortemente com o retorno do 12º Imam dos xiitas, mas este último grupo representa um número reduzido de pessoas. Entre as camadas populares urbanas AhmadiNejad não tinha hipóteses de bater Mousavi, sobretudo porque a inflação passou de 10% a 25% nos últimos 4 anos e que a primeira prioridade do governo de Moussavi seria a diminuição da inflação.

-Qual é o teu sentimento sobre as actuais manifestações? Representam uma vontade de reforma da “juventude”? A vontade de reforma será num sentido da americanização da sociedade ou de uma forma especificamente Iraniana?

A maioria das pessoas que manifestam querem uma reforma própria ao Irão tal como esta é definida por Khatami e Mousavi. Ou seja, guardar as raízes islâmicas mas ao mesmo tempo reformar a sociedade de uma forma compatível com o mundo actual, este programa é aceite mesmo pelos não crentes.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

10 Responses to A situação no Irão vista por um Iraniano

Os comentários estão fechados.