Petição pela demissão de Dias Loureiro do Conselho de Estado e respectiva perda de imunidade

Assine a petição

1. Manuel Dias Loureiro é, por indicação do Presidente da República, membro do Conselho de Estado.
2. Enquanto administrador do Banco Português de Negócios (BPN) viu o seu nome envolvido em diversas irregularidades. Dessas irregularidades resultaram problemas graves para aquela instituição bancária que levaram à intervenção do Estado, com graves prejuízos para erário público. A intervenção da Caixa Geral de Depósitos para salvar o BPN será suportada pelo dinheiro dos contribuintes.
3. Ouvido em Comissão Parlamentar de Inquérito, o ex-administrador e actual conselheiro de Estado desmentiu o vice-governador do Banco de Portugal sobre uma conversa por eles tida, dando assim a entender que este estaria a mentir aos portugueses.
4. Na mesma Comissão Parlamentar de Inquérito, o conselheiro Manuel Dias Loureiro mentiu, como comprovam documentos entretanto tornados públicos, sobre o seu envolvimento num negócio da Sociedade Lusa de Negócios em Porto Rico.

Tendo em conta:
1. Que o Conselho de Estado é um órgão de soberania não electivo que deve merecer toda a dignidade institucional e deve estar, pelas importâncias funções que pode desempenhar em momentos de crise, acima de qualquer suspeita;
2. Que o conselheiro Manuel Dias Loureiro tem assento naquele órgão por indicação do Chefe de Estado, e não por inerência, e que todos os seus comportamentos põem em causa o bom-nome do Conselho de Estado, da Presidência da República e do País;
3. Que mentir a uma Comissão de Inquérito Parlamentar é um acto de enorme gravidade cívica, legal, política e institucional, ainda mais inaceitável quando vindo de um conselheiro de Estado;
4. Que permanência do conselheiro Manuel Dias Loureiro naquele órgão lhe garante imunidade;
Os cidadãos portugueses abaixo-assinados apelam ao ainda conselheiro Manuel Dias Loureiro que, a bem do bom-nome daquele órgão de soberania e da democracia e dando um sinal claro de que não vê o seu cargo como forma de protecção e que quer o cabal esclarecimento de todos os factos, se demita do Conselho de Estado.
E que, caso este teime em não o fazer, o Presidente da República, que o indicou para o cargo, deixe claro que este conselheiro de Estado já não conta com a sua confiança.

Assine a petição
Via Arrastão

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

20 respostas a Petição pela demissão de Dias Loureiro do Conselho de Estado e respectiva perda de imunidade

  1. Luisa Coder diz:

    0 silêncio do Pesidente da Republica revela bem a sua posição
    sobre a corrupção em Portugal

  2. Assinada! Boa iniciativa!

  3. Luis Moreira diz:

    Como diz a minha sobrinha de dois anos, a NoNo “já tá”!

  4. António de Oliveira diz:

    Todos os canalhas, vigaristas e corruptos devem ser exemplarmente punidos. São eles que dão o mau exemplo e que conspurcam quotidianamente a sociedade. Porque ocupam cargos de grande responsabilidade política, eleitos por quem neles confiou para exerceram uma missão nobre e digna, e se serviram deles, para benefícios alheios à função, com todas as consequências dramáticas (económicas, sociais) por todos nós sentidas. Foram indivíduos como este que nos fizeram descrer na honestidade de quem nos governa. Faça-se justiça para que ainda acreditemos nela!

  5. LAM diz:

    Uma pergunta: é a mesma petição do Arrastão ou uma nova?

  6. Pingback: PETIÇÃO CONTRA DIAS LOUREIRO NO CONSELHO DE ESTADO - A CORRUPÇÃO POLÍTICA « DISSIDENTE-X

  7. Tiago Mota Saraiva diz:

    É a mesma do Arrastão!
    Vou já corrigir a ausência de referência.

  8. Carlos Vidal diz:

    Excelente.
    Está assinadíssima.

  9. joao moreira diz:

    ate o meu pai de 70 anos fazia melhor!assinada!

  10. rui diz:

    Temos de combater os maus exemplos!!!!

  11. luis machado luciano diz:

    não deve ocupar o cargo de Conselheiro d Estado por ser lugar de deferencia de honorabilidade para todos os portugueses

  12. Isabel Maria Gonçalves Rodrigues diz:

    Juntos fazemos a diferença, vamos ser activos nesta luta de combate à corrupção!

  13. J.Silva diz:

    Todos eles so têm feiro mer** e na realidade cada dia que passa so afundam o pais.Deviam investir o nosso dinheiro em coisas que realmente nos fazem falta como a saude que esta cada ves pior
    Rua com todos eles.Deviam ser embalados e enviados e reciclados para nâo contaminarem o meio ambiente.

  14. António Ramos diz:

    A ele e aos outros como ele, “nacionais e internacionais” se deve a situação em que estamos. Porque não os prendem????

  15. O que se passa com este senhor, se fosse em qualquer outro país da Europa, ao tempo que se tinha demitido. Somos um país em que os tachos se colam aos dedos e não se largam de maneira nenhuma.

  16. Jorge Santos diz:

    São exemplos como os que Dias Loureiro dá, que fazem descrer a População na politica e nos políticos. Infelizmente quem beneficia destas atitudes, são os mesmos que cometem as irregularidades e que de uma maneira geral, delas saem impunes.

  17. Florindo Abreu diz:

    NÃO SÓ é importante demitir o Conselheiro metiroso, como castigar o Conselheiro indelicado, como RESTABELECER a credibilidade dos Políticos em cargos de Alta responsabilidade e de prestígio para a Nação Portuguesa, como EXIGIR AOS ORGÃO DE SOBERANIA (Presidencia da Républica,Parlamento,Governo, etc.) QUE REFLITAM BEM NAS CONSEQUENCIAS QUE TAIS ABUSOS PODEM VIR A ORIGINAR NO COMPORTAMENTO DAS POPULAÇÕES FERIDAS E VIOLADAS POR ESSA ESPÉCIE DE GENTE SEM ESCRÚPULOS,MAS SEMPRE PROTEGIDOS POR QUEM É ELEITO POR TODO UM POVO DE BOA FÉ !

  18. Maria Olinda Almeida diz:

    É um escândalo este senhor continuar a exercer o cargo de conselheiro, um mau exemplo para este Povo tão carente nos tempos que correm de Homens que mereçam ser conhecidos pelo seu exemplo e não pelas falcatruas que fazem.
    Porque continua ele agarrado ao cargo e não se demite ou não é demitido?
    Terá o banco com o dinheiro dos seus depositantes,pago campanhas ? Se sim de quem? Porque não está preso como o outro? Ao que parece tem tanta culpa como ele.

  19. Tiago Mota Saraiva diz:

    Terá sido uma alucinação ou o BPN foi um dos grandes patrocinadores da final da Taça da Liga?
    Com que dinheiro?

  20. paiva diz:

    Só fez mal ao PSD espero que não, que os bons PSDs compreendam e vão ás urnas. OBRIGADO

Os comentários estão fechados.