perdemos um grande amigo

joamesq

Um grande jornalista que perdemos!

João Mesquita, 51 anos, presidente do Sindicato dos Jornalistas entre 1989 e 1993, faleceu na madrugada desta quinta feira. Fundador do Bloco de Esquerda, Mesquita iniciou a carreira jornalística na Voz do Povo, órgão oficial da União Democrática Popular (UDP) e viria mais tarde a colaborar no Combate, ligado ao PSR.

Adenda:
Pessoalmente, conheci o João já na fase do Independente quando estava por Coimbra. Mas acompanhei o seu trabalho no Público também.
Recordo, no entanto, as conversas animadas com ele sobre futebol e política local no restaurante que tantas vezes servia para os nossos encontros, o “Cantinho do Reis” em Coimbra.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

6 respostas a perdemos um grande amigo

  1. Nuno Ramos de Almeida diz:

    Paulo,
    Ainda bem que postaste sobre o João. Só acho um bocadinho redutor da carreira jornalística do João , falares só na Voz do Povo e no Combate. O João esteve no Semanário, no Público, no Independente, no DN e na Capital. E acho que me estou a esquecer de alguns jornais.

  2. Não foi só um grande jornalista Paulo. Também perdemos um grande amigo. Um gajo bom, dos que não se rendem, dos que nos ensinam.

  3. Tiago Mota Saraiva diz:

    O Sindicato também está a divulgar uma nota biográfica:
    http://www.jornalistas.eu/noticia.asp?id=7222&idCanal=569

  4. Paulo Jorge Vieira diz:

    Nuno
    Tens razão claro. Publiquei o incio da nota publicada no site esquerda.net. E o João teve um curriculum invejável no jornalismo português. Além de ser um cidadão sempre presente em tantas lutas!

  5. perdi uma pessoa de quem gostava mesmo muito

  6. Só nos cruzámos no sindicato, nos anos 80, e eu era um puto.
    O Mesquita teve a sorte de trabalhar numa época em que não se ostracizavam os jornalistas por causa da filiação sindical ou política. Hoje, é mais difícil.

Os comentários estão fechados.