Liberal nazismo

bush-naziÉ comum encontrarmos quem nos venha com a lengalenga de que o Nazismo e o Comunismo são afins. É uma ideia liberal e anti-comunista, cujo argumento funciona sob a forma de uma chantagem: qualquer projecto politico que recuse o horizonte liberal, parlamentar e capitalista está fadado a acabar em tirania e opressão. Infelizmente é um embuste que vai colhendo aderentes, não apenas á direita, mas também junto da esquerda do PS.

Sempre me pareceram mais evidentes as continuidades entre o fascismo e o capitalismo, e este fim de semana tive o apoio, nesta linha de raciocínio, de um colunista do expresso, que se apresenta como liberal, ou conservador, não sei, que estes tipos dos blogues e dos jornais, ora são liberais, ora conservadores sem que se veja a diferença. Que é um adepto da economia de mercado, em relação a isso não haja dúvidas.

Henrique Raposo começa por nos confessar a sua vontade chorar quando Mantorras marca um golo, uma vontade que Raposo estende logo a milhões de Portugueses, tornando-a sintoma da Portugalidade e explicação da “nossa permanente fraqueza institucional”. Segundo o comovido Raposão a grandeza dos portugueses “encontra-se, por exemplo, no facto de os portugueses serem capazes de amar um jogador coxo que, de forma racional, já deveria ter sido despedido”.

Portanto, a ver então se nos entendemos: o Mantorras teve uma lesão (ou várias, não faço puto de ideia), que lhe estragaram o joelho e por isso… devia ser despedido. De facto eu não conseguiria argumentar melhor em defesa das afinidades do nazismo e do capitalismo.  Mas também posso, em troca, ajudar o Raposo com alguns exemplos. Porque é que o semanário português de maior circulação insiste em ter um colunista manifestamente ignorante sobre o que escreve, chegando mesmo a ser confrangedor na maneira como avança com certezas sobre o que manifestamente não leu (não, não estou a entrar no insulto, leiam isto e isto e comprovem)?

Malta sinistra, esta.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

6 respostas a Liberal nazismo

  1. Brilhante fotografia. Por causa disso importa que se notem as diferenças para este senhor: http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/02/e-agora-obama-disponivel-partir-de-hoje.html

  2. Daniel Marques diz:

    Caro Bruno,

    Dê lá exemplos de projectos politicos sem horizonte liberal, parlamentar e capitalista que nao tenham terminado em tirania e repressão. E mais, como diga-me como vai implementar o seu sistema favorito na pratica sem repressao, reeducação ou violencia.

    Note-se que nao é necessário equiparar o Comunismo ao Nazismo para retirar as licoes que chama de chantagens. O Comunismo tem a sua propria triste historia.

    • miguel diz:

      tens as Kikkutz israelitas, a catalonia anarquista, o Chile de Allende e muitos mais, a Venezuela de Chavez tb apesar do que a propaganda americana diz, a Comuna de Paris, o territorio livre da Ucrânia durante a guerra civil russa etc.

      E em Portugal tinhamos as conquistas de Abril antes de vir a troika e o BCE e o FMI destrui-las

  3. mlk diz:

    Para o sr.Daniel Marques com anorexia dos neurónios lembro-lhe o recente Kosovo e,os seus dirigentes liberais q se meteram no negócio do roubo de órgãos para transplante, the ultimate skill do neoliberalismo.A palhaçada do Saddam e das armas de destruição maciça q o cómico (criminoso!) durão barroso apoiou (a matança de centenas de milhares de iraquianos e o êxodo de 4.5 milhões).para não falar da putrefacta e neoliberal (fascista) da Colômbia democrata e com o seu ‘presidente’ no index dos narco-traficantes dos EUA(mas a close friend da administraçao):Israel e os seus crimes contra a Humanidade(sim,eu sei q isto não ‘dá’ dinheiro mas é CRIME!) com a dispersão de munições com urânio empobrecido em Gaza.Todos sabem q o deplected Uranium é uma coisa que dá saúde e q configura a limpeza étnica………
    Last but not the least… a crise financeira dos esquemas da D.Branca,ou na vossa versão mais ‘culta’, o esquema de Ponzi generalizado e loucuras pseudo inovadoras de quem não percebe que a riqueza advém do Trabalho e,não do Capital.

    Talvez esteja a chegar a hora de Finados desta ‘ordem’ mafiosa e palhaços q têm o desplante de dizerem q não há almoços grátis estarem a ver correr o marfim para aqueles q enquanto houve lucros,tudo para as suas contas,agora q há prejuizos q paguem a ralé…
    Não há pachorra e,só vejo o tempo em que se calem duma vez por todas,as burrices e injustiças emanadas por este tipo de gente!Porque no te callas…?

  4. ingenuo diz:

    Bem oh mlk, o melhor e’ limpar-te o cebo antes que o fac,as aos outros. Ou enviar-te para a sibe’ria para te reeducar um bocadinho.

    Esta’s avisado.

  5. Pingback: cinco dias » A capinha do murcôn

Os comentários estão fechados.