As culpas de J Sócrates; as culpas de J Sócrates? Que culpas?

jakedchapman
Nada está provado acerca de nada, muito menos acerca daquilo que o leitor julga prematuramente, leitor meu.
Por isso, paremos com insinuações torpes, justicialismos populares, merecedores, esses sim, de justiça institucional e punição exemplar, pois mancham o nome das pessoas. E, entretanto, não queiramos fazer obras como as dos irmãos Chapman (Jake e Dinos, como se sabe), heróis da Young British Art (YBA) desde os anos 90, obras onde tudo parece estar ligado a tudo. Paremos com teorias conspirativas e respeitemos os outros. É este um texto sobre os Chapman? Não, é sobre J Sócrates. Vejamos os factos:
– Primeiro, foi a licenciatura em Engenharia Civil, processo do qual nada de negativo se apurou. Foi um processo limpo, diga-se desde já, pois que culpa tem o licenciado da desorganização que reinou ou reinava na sua Universidade? O licenciado terminou o seu curso competentemente e, apesar dos afazeres governamentais, até fez uma difícil prova de Inglês Técnico. Ponto final. Está feito.
A licenciatura foi concluída como as licenciaturas de todos nós, que queremos?
– Agora o caso Freeport: há um tio do primeiro-ministro que comunicou ao sobrinho (quando era Ministro do Ambiente) que um amigo empresário escocês estava a ser extorquido numa avultada soma para construir um empreendinmento. O tio avisa o sobrinho (qual é o mal?) e este tenta repor a legalidade: “mandem o empresário vir falar comigo”. Tudo certo. A lei em primeiro lugar. J Sócrates sempre a respeitou e nada está provado em contrário. Um empresário não tem de pagar a ninguém para dar consecução ao seu empreendedorismo. O tio comunicou com o sobrinho. E que culpa tem disso o sobrinho? Ora, uma família é uma família: as pessoas comem e dormem juntas, e depois? Não falam, é?
O que é que o sobrinho tem a ver com os negócios do tio e dos primos?
Recapitulando: o que é que J Sócrates teve a ver com os problemas da UNI? Estudou lá e terminou o seu curso brilhantemente. E o que tem a ver com os projectos e empreendimentos do seu tio?
Sinceramente. Haja decoro. Distância e respeito.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

31 Responses to As culpas de J Sócrates; as culpas de J Sócrates? Que culpas?

Os comentários estão fechados.