<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?><rss version="2.0"
	xmlns:content="http://purl.org/rss/1.0/modules/content/"
	xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/"
	xmlns:atom="http://www.w3.org/2005/Atom"
	xmlns:sy="http://purl.org/rss/1.0/modules/syndication/"
		>
<channel>
	<title>Comentários em: Novos Castelos: Embaixada dos EUA, no Iraque</title>
	<atom:link href="http://5dias.net/2009/01/09/novos-castelos-embaixada-dos-eua-no-iraque/feed/" rel="self" type="application/rss+xml" />
	<link>http://5dias.net/2009/01/09/novos-castelos-embaixada-dos-eua-no-iraque/</link>
	<description></description>
	<lastBuildDate>Sat, 26 May 2012 10:42:01 +0000</lastBuildDate>
	<sy:updatePeriod>hourly</sy:updatePeriod>
	<sy:updateFrequency>1</sy:updateFrequency>
	<generator>http://wordpress.org/?v=3.3.2</generator>
	<item>
		<title>Por: Miguel Dias</title>
		<link>http://5dias.net/2009/01/09/novos-castelos-embaixada-dos-eua-no-iraque/comment-page-1/#comment-81190</link>
		<dc:creator>Miguel Dias</dc:creator>
		<pubDate>Mon, 12 Jan 2009 14:11:22 +0000</pubDate>
		<guid isPermaLink="false">http://5dias.net/?p=12955#comment-81190</guid>
		<description>Somos iguaizinhos ao jovem Sócrates até ao ponto em que tal como ele sabemos que dependemos do Estado. 
A partir desse ponto, divergimos.
Nós achamos que teremos sucesso trabalhando naquilo que que gostamos e aprendemos a fazer. 
Ele achou que o melhor caminho era o cartão do partido.</description>
		<content:encoded><![CDATA[<p>Somos iguaizinhos ao jovem Sócrates até ao ponto em que tal como ele sabemos que dependemos do Estado.<br />
A partir desse ponto, divergimos.<br />
Nós achamos que teremos sucesso trabalhando naquilo que que gostamos e aprendemos a fazer.<br />
Ele achou que o melhor caminho era o cartão do partido.</p>
]]></content:encoded>
	</item>
	<item>
		<title>Por: Tiago Mota Saraiva</title>
		<link>http://5dias.net/2009/01/09/novos-castelos-embaixada-dos-eua-no-iraque/comment-page-1/#comment-81182</link>
		<dc:creator>Tiago Mota Saraiva</dc:creator>
		<pubDate>Mon, 12 Jan 2009 11:35:38 +0000</pubDate>
		<guid isPermaLink="false">http://5dias.net/?p=12955#comment-81182</guid>
		<description>Viva Miguel, conheço-te de nome mas julgo que já teremos estado em muitas coisas juntos - também fiz parte dos dois CDNacionail nos mandatos que referes.
O que penso sobre a questão que levantas no ponto 1, podes ler num artigo que escrevi para a &quot;Construir&quot;: http://rb02.blogspot.com/2008/03/arquitectura-ou-um-futuro-desperdiado.html.
A &quot;questão fundamental&quot; nos &quot;projectos de Sócrates&quot; não é a sua estética mas a honestidade do procedimento. As pessoas não pagavam nada a JSócrates, mas a um técnico da Câmara local que lhes garantia a aprovação!

&quot;E nisso, salvaguardando as devidas distâncias, somos iguaizinhos ao jovem Sócrates&quot;
Explica isto melhor, por favor. Eu nunca assinei projectos de outrém, nem me fiz valer da minha posição na administração pública (na qual nunca estive empregado) para facilitar projectos.

Sobre o que dizes da Ordem, o facto de lá ter estado durante 6 anos e os últimos 3 como tesoureiro nacional, obrigou-me a um período de nojo e desintoxicação.

Ainda estou para perceber se esse período já terminou e se me apetece falar da Ordem aqui no 5dias.</description>
		<content:encoded><![CDATA[<p>Viva Miguel, conheço-te de nome mas julgo que já teremos estado em muitas coisas juntos &#8211; também fiz parte dos dois CDNacionail nos mandatos que referes.<br />
O que penso sobre a questão que levantas no ponto 1, podes ler num artigo que escrevi para a &#8220;Construir&#8221;: <a href="http://rb02.blogspot.com/2008/03/arquitectura-ou-um-futuro-desperdiado.html" rel="nofollow">http://rb02.blogspot.com/2008/03/arquitectura-ou-um-futuro-desperdiado.html</a>.<br />
A &#8220;questão fundamental&#8221; nos &#8220;projectos de Sócrates&#8221; não é a sua estética mas a honestidade do procedimento. As pessoas não pagavam nada a JSócrates, mas a um técnico da Câmara local que lhes garantia a aprovação!</p>
<p>&#8220;E nisso, salvaguardando as devidas distâncias, somos iguaizinhos ao jovem Sócrates&#8221;<br />
Explica isto melhor, por favor. Eu nunca assinei projectos de outrém, nem me fiz valer da minha posição na administração pública (na qual nunca estive empregado) para facilitar projectos.</p>
<p>Sobre o que dizes da Ordem, o facto de lá ter estado durante 6 anos e os últimos 3 como tesoureiro nacional, obrigou-me a um período de nojo e desintoxicação.</p>
<p>Ainda estou para perceber se esse período já terminou e se me apetece falar da Ordem aqui no 5dias.</p>
]]></content:encoded>
	</item>
	<item>
		<title>Por: ezequiel</title>
		<link>http://5dias.net/2009/01/09/novos-castelos-embaixada-dos-eua-no-iraque/comment-page-1/#comment-81163</link>
		<dc:creator>ezequiel</dc:creator>
		<pubDate>Mon, 12 Jan 2009 03:06:16 +0000</pubDate>
		<guid isPermaLink="false">http://5dias.net/?p=12955#comment-81163</guid>
		<description>Tem casa de banho? LOL</description>
		<content:encoded><![CDATA[<p>Tem casa de banho? LOL</p>
]]></content:encoded>
	</item>
	<item>
		<title>Por: Miguel Dias</title>
		<link>http://5dias.net/2009/01/09/novos-castelos-embaixada-dos-eua-no-iraque/comment-page-1/#comment-81107</link>
		<dc:creator>Miguel Dias</dc:creator>
		<pubDate>Sun, 11 Jan 2009 02:55:30 +0000</pubDate>
		<guid isPermaLink="false">http://5dias.net/?p=12955#comment-81107</guid>
		<description>Tiago, fui ao link no teu comentário. Sou visitante recente deste blog e não  conhecia o post. Alíás, nem te conhecia a ti até há bem pouco tempo, pelo que aproveito para felicitar o teu trabalho como arquitecto.
O comentário que me apraz relativamente ao referido post é o seguinte:
1-  As imagens
O Sócrates do ínicio dos anos 80 ,ou eu do princípio dos 90 e tu mais recentemente, somos, para o mal e para o bem, produto das nossas gerações. Existe alguma demagogia nesta coisa das casas do arquitecto Sócrates. É uma forma enviesada de atacar o homem sem ir ao fundamental. Como diria o Pacheco Pereira, a questão não é essa. 
Em 1980 havia menos de mil arquitectos em Portugal. Na província contavam-se pelos dedos. As pessoas precisavam de casas e  não havia arquitectos para as projectar. Recorriam a quem estava à mão. E entre   as quais estavam as do recém-bacharel  Sócrates. É, apesar de tudo, injusto olhar para essas imagens sem contextualizá-las no seu tempo.
O rapaz assinava os projectos, o povo agradecia (suponho que também lhe pagavam) e ninguém se chateava com isso. Depois como não gostava nem tinha muito jeito fez-se à vida para outras bandas. Inscreveu-se num partido, não gostou, mudou para outro, igual mas mais aprazível ao seu temperamento. Fez carreira, subiu na vida pela maneira mais provável de o fazer em Portugal e pronto chegou aonde chegou, um verdadeiro self made man. Deixe lá o homem e as suas casitas. Isso são trocos.

2- O 73/73 também são trocos. A coisa aqui pia mais fino, eu sei. Entâo  a revisão do 73/73 são trocos?! Vamos por partes.
Quanto mais não seja, por uma questão de imagem o raio do decreto devia ser revisto. Um país minimamente apresentável já há muito  que devia ter espremido essa borbulha. Mas o dito cujo não passa disso, uma borbulha, um fátuo que cheira mal, mas que no fundo não faz mal. O cancro está elsewhere. E grande parte dele está explicado no exemplo do teu contra comentário.  O problemazinho da coisa pública. 
Num país que para o bem ou para o mal, vive autofágicamente do Estado, tu e eu, e todos os nossos colegas, sabemos perfeitamente que sem encomenda pública a coisa não vai lá. Todos nós queremos ter acesso à encomenda pública, é aí o que big money (à nossa escala) está. É com isso que se paga a renda e o tabaco. E nisso, salvaguardando as devidas distâncias, somos iguaizinhos ao jovem Sócrates. O alarde, justo é certo, feito à proposta de nova lei, em especial no que dizia respeito à questão dos espaços exteriores não passa de fogo de artíficio para entreter a Ordem, com requerimentos, petições, propostas, contra-propostas e contra-contra-propostas. Enquanto isso...
Enquanto isso, a Ordem (e estou à vontade para falar porque estive dois mandatos no Conselho Nacional de Delegados eleito pela lista da H. Roseta), que nem capacidade tem para organizar decentemenete meia de dúzia de concursos por ano, ignora olimpicamente a questão. Ele é ajustes directos, concurso de concepção/construção, parcerias público-privadas, prévias qualificações, concurso por convites e o mais que houver. A ordem? nicles. Uma cartita indignada aqui ou acolá   e pronto.
Não estou a dizer que todos os concursos devem ser abertos, mas que diabo, os que não são deviam ser a excepção e não a regra.

um abraço</description>
		<content:encoded><![CDATA[<p>Tiago, fui ao link no teu comentário. Sou visitante recente deste blog e não  conhecia o post. Alíás, nem te conhecia a ti até há bem pouco tempo, pelo que aproveito para felicitar o teu trabalho como arquitecto.<br />
O comentário que me apraz relativamente ao referido post é o seguinte:<br />
1-  As imagens<br />
O Sócrates do ínicio dos anos 80 ,ou eu do princípio dos 90 e tu mais recentemente, somos, para o mal e para o bem, produto das nossas gerações. Existe alguma demagogia nesta coisa das casas do arquitecto Sócrates. É uma forma enviesada de atacar o homem sem ir ao fundamental. Como diria o Pacheco Pereira, a questão não é essa.<br />
Em 1980 havia menos de mil arquitectos em Portugal. Na província contavam-se pelos dedos. As pessoas precisavam de casas e  não havia arquitectos para as projectar. Recorriam a quem estava à mão. E entre   as quais estavam as do recém-bacharel  Sócrates. É, apesar de tudo, injusto olhar para essas imagens sem contextualizá-las no seu tempo.<br />
O rapaz assinava os projectos, o povo agradecia (suponho que também lhe pagavam) e ninguém se chateava com isso. Depois como não gostava nem tinha muito jeito fez-se à vida para outras bandas. Inscreveu-se num partido, não gostou, mudou para outro, igual mas mais aprazível ao seu temperamento. Fez carreira, subiu na vida pela maneira mais provável de o fazer em Portugal e pronto chegou aonde chegou, um verdadeiro self made man. Deixe lá o homem e as suas casitas. Isso são trocos.</p>
<p>2- O 73/73 também são trocos. A coisa aqui pia mais fino, eu sei. Entâo  a revisão do 73/73 são trocos?! Vamos por partes.<br />
Quanto mais não seja, por uma questão de imagem o raio do decreto devia ser revisto. Um país minimamente apresentável já há muito  que devia ter espremido essa borbulha. Mas o dito cujo não passa disso, uma borbulha, um fátuo que cheira mal, mas que no fundo não faz mal. O cancro está elsewhere. E grande parte dele está explicado no exemplo do teu contra comentário.  O problemazinho da coisa pública.<br />
Num país que para o bem ou para o mal, vive autofágicamente do Estado, tu e eu, e todos os nossos colegas, sabemos perfeitamente que sem encomenda pública a coisa não vai lá. Todos nós queremos ter acesso à encomenda pública, é aí o que big money (à nossa escala) está. É com isso que se paga a renda e o tabaco. E nisso, salvaguardando as devidas distâncias, somos iguaizinhos ao jovem Sócrates. O alarde, justo é certo, feito à proposta de nova lei, em especial no que dizia respeito à questão dos espaços exteriores não passa de fogo de artíficio para entreter a Ordem, com requerimentos, petições, propostas, contra-propostas e contra-contra-propostas. Enquanto isso&#8230;<br />
Enquanto isso, a Ordem (e estou à vontade para falar porque estive dois mandatos no Conselho Nacional de Delegados eleito pela lista da H. Roseta), que nem capacidade tem para organizar decentemenete meia de dúzia de concursos por ano, ignora olimpicamente a questão. Ele é ajustes directos, concurso de concepção/construção, parcerias público-privadas, prévias qualificações, concurso por convites e o mais que houver. A ordem? nicles. Uma cartita indignada aqui ou acolá   e pronto.<br />
Não estou a dizer que todos os concursos devem ser abertos, mas que diabo, os que não são deviam ser a excepção e não a regra.</p>
<p>um abraço</p>
]]></content:encoded>
	</item>
	<item>
		<title>Por: O novo Saddam de Baghdad - A política Imperialista dos EUA &#171; O Vigia</title>
		<link>http://5dias.net/2009/01/09/novos-castelos-embaixada-dos-eua-no-iraque/comment-page-1/#comment-81078</link>
		<dc:creator>O novo Saddam de Baghdad - A política Imperialista dos EUA &#171; O Vigia</dc:creator>
		<pubDate>Sat, 10 Jan 2009 19:29:34 +0000</pubDate>
		<guid isPermaLink="false">http://5dias.net/?p=12955#comment-81078</guid>
		<description>[...] {via xatoo e 5dias} [...]</description>
		<content:encoded><![CDATA[<p>[...] {via xatoo e 5dias} [...]</p>
]]></content:encoded>
	</item>
	<item>
		<title>Por: Tiago Mota Saraiva</title>
		<link>http://5dias.net/2009/01/09/novos-castelos-embaixada-dos-eua-no-iraque/comment-page-1/#comment-81060</link>
		<dc:creator>Tiago Mota Saraiva</dc:creator>
		<pubDate>Sat, 10 Jan 2009 15:33:29 +0000</pubDate>
		<guid isPermaLink="false">http://5dias.net/?p=12955#comment-81060</guid>
		<description>Miguel, as embaixadas, pós-concurso da embaixada de Berlim,  são sempre feitas por concurso por prévia-qualificação, para não se dar o caso de aparecer alguém mais jovem com um bom projecto...
Eu acho que, ainda assim, estas imagens são mais perigosas:
http://5dias.net/2008/12/05/sobre-cidadania/</description>
		<content:encoded><![CDATA[<p>Miguel, as embaixadas, pós-concurso da embaixada de Berlim,  são sempre feitas por concurso por prévia-qualificação, para não se dar o caso de aparecer alguém mais jovem com um bom projecto&#8230;<br />
Eu acho que, ainda assim, estas imagens são mais perigosas:<br />
<a href="http://5dias.net/2008/12/05/sobre-cidadania/" rel="nofollow">http://5dias.net/2008/12/05/sobre-cidadania/</a></p>
]]></content:encoded>
	</item>
	<item>
		<title>Por: miguel dias</title>
		<link>http://5dias.net/2009/01/09/novos-castelos-embaixada-dos-eua-no-iraque/comment-page-1/#comment-81001</link>
		<dc:creator>miguel dias</dc:creator>
		<pubDate>Sat, 10 Jan 2009 00:00:12 +0000</pubDate>
		<guid isPermaLink="false">http://5dias.net/?p=12955#comment-81001</guid>
		<description>Ó tiago eu aconselho-te a tirar rápidamente este post não vão os nossos valorosos autarcas encomendar pérolas destas a 5  milhões cada uma (projecto e iva incluído).</description>
		<content:encoded><![CDATA[<p>Ó tiago eu aconselho-te a tirar rápidamente este post não vão os nossos valorosos autarcas encomendar pérolas destas a 5  milhões cada uma (projecto e iva incluído).</p>
]]></content:encoded>
	</item>
	<item>
		<title>Por: Tiago Mota Saraiva</title>
		<link>http://5dias.net/2009/01/09/novos-castelos-embaixada-dos-eua-no-iraque/comment-page-1/#comment-80964</link>
		<dc:creator>Tiago Mota Saraiva</dc:creator>
		<pubDate>Fri, 09 Jan 2009 19:38:02 +0000</pubDate>
		<guid isPermaLink="false">http://5dias.net/?p=12955#comment-80964</guid>
		<description>É revelador.</description>
		<content:encoded><![CDATA[<p>É revelador.</p>
]]></content:encoded>
	</item>
	<item>
		<title>Por: GL</title>
		<link>http://5dias.net/2009/01/09/novos-castelos-embaixada-dos-eua-no-iraque/comment-page-1/#comment-80953</link>
		<dc:creator>GL</dc:creator>
		<pubDate>Fri, 09 Jan 2009 18:05:42 +0000</pubDate>
		<guid isPermaLink="false">http://5dias.net/?p=12955#comment-80953</guid>
		<description>É patético. É estúpido. Mas a História algumas vezes repete-se.</description>
		<content:encoded><![CDATA[<p>É patético. É estúpido. Mas a História algumas vezes repete-se.</p>
]]></content:encoded>
	</item>
</channel>
</rss>

