Grécia: Nova inflamação urbana (Câmara dos Comuns)


O que tem acontecido nestes últimos dias na Grécia não é caso virgem na Europa. França, em maior dimensão, Dinamarca, em menor proporção, já tiveram estes actos de vandalismo. E nada indica que a Grécia seja o último Estado europeu a experimentar este caos urbano.

Nada justifica a morte, no sábado, de um jovem de 15 anos, que minutos antes de morrer, atacara, com outros, um carro da polícia. Por isso, a Justiça grega funcionou e o polícia que matou o adolescente está detido. Como nada legitima os actos de vandalismo perpetrados um pouco por todas as cidades gregas. Além da instabilidade urbana que está criada, centenas de estabelecimentos, como muitas viaturas, foram destruídas, por uma fúria sem razão nem sentido. Num Estado de Direito Democrático é a Justiça que deve funcionar, não a rua comandar.

A polícia grega, não obstante a mancha que um elemento seu cometeu, tem actuado bem, defendendo, como lhe compete, o bem público dos arruaceiros.

Por outro lado, lamenta-se que o maior partido da oposição, o PASOK, surja agora a pedir eleições antecipadas, quando há pouco mais de um ano um Governo foi eleito e os socialistas perderam. Que os comunistas gregos queiram a desordem e a pobreza, isso é natural, tanto que andam na rua a solidarizar-se com o vandalismo. Agora que os socialistas procurem neste momento de vulnerabilidade aproveitar a seu favor o descontentamento, não é sinal de força, mas sim de fraqueza.
Carlos Manuel Castro na Câmara dos Comuns

Papandreou, Secretário-Geral da Internacional Socialista, que devia ter renunciado à liderança do PASOK, o ano passado, pela derrota que averbou, quer surgir agora como o salvador. Nem Caramanlis (Primeiro-Ministro) o é, nem o PASOK se apresenta, actualmente, como tal.

A Grécia há muito que precisa de se desligar das famílias políticas – Papandreou (PASOK) e Caramanlis (Nova Democracia) – que governam o país há décadas.

Quanto à inflamação urbana, é bom ter presente que nenhuma sociedade europeia está imune ao seu emergir. E os tempos que se avizinham são mais favoráveis para o seu aparecimento. É bom estarmos de prevenção!

Sobre Nuno Ramos de Almeida

TERÇA | Nuno Ramos de Almeida
Este artigo foi publicado em cinco dias and tagged , . Bookmark the permalink.

5 respostas a Grécia: Nova inflamação urbana (Câmara dos Comuns)

  1. NWOO diz:

    Que post tão inocente! Câmara dos comuns? Fico surpreendido como existe sempre uma opinião sensata sobre aquilo que não temos nenhuma ideia!

  2. “já tiveram estes actos de vandalismo.”
    Nuno, bateste com a cabeça em alguma coisa?????? Vandalismo é ceifar a vida a um puto que podia ser filho! Vandalismo é não deixar o suicídio como opção a quem tem 15 anos. A partir dai tudo o que possas pensar é mero politicamente correcto, conversa mole!
    Tanto post, vídeo y etc y n percebes o fenómeno??? Qual Vandalismo?(???!)Ai partiram os vidros de uma vitrina, ai que o popó ficou com machucas, ai as pilhagens, ai as paragens de autocarro destelhadas, ai ai ai a rua está impraticável de se andar em passeio …Claro! Ou és da facção dos descabeçados que vociferam peneirentos y enfatuados “ele atirou pedras ao popó da polícia”, ele colocou-se a jeito!

    “A polícia grega, não obstante a mancha que um elemento seu cometeu, tem actuado bem, defendendo, como lhe compete, o bem público dos arruaceiros.”
    Andas a quê? a Chutar para a VEIA? Y então, os Jovens? Sabes o que é que eles andam a fazer?? Eu faço-te o Drawing: a IMPOR LIMITES AOS Faniquitos do Sistema! Da Saloia Sociedade Civil que se estreita em direitos-light, aconchegada ao progressivo sonegar das suas liberdades ( a primeira é viver sem aquela Burrice de engolir o que as bengalas dos sistemas espalham à moda da varinha de condão, essas prosperas agências de Marketing y Publicidade) Mas que fantástico, os papa varinhas de condão modernos a terem faniquitos com as suas coisinha de condão a serem arrasadas. Pois. Homem-Nuno, então tu não sabes que são as coisinhas materiais que mais doem? Já na Bíblia a Formula é expressa. Olha para os Divórcios (!) é no Material que o pessoal se vinga. Olha para as Famílias (!) é nas Partilhas que o sangue corre … Homem-Nuno querias que a Juventude se fosse vingar em quê? Fosse para os Blogs colocar Posts??? Pois. Não. É exactamente isso: Ajavardar com as coisinhas que Cegaram y trazem hipnotizadas a Sociedade Civil – naquela facção que eles melhor conhecem – aquilo a que os Papás se vergam y não lutam pela sua liberdade mais substancial, encorpada. Sim. Sim. Homem-Nuno o Light já chegou aos Direitos. Só os Deveres é que padecem de colesterol, cada vez mais!

    “Quanto à inflamação urbana, é bom ter presente que nenhuma sociedade europeia está imune ao seu emergir. E os tempos que se avizinham são mais favoráveis para o seu aparecimento. É bom estarmos de prevenção!”

    Homem-Nuno,PREVENÇÃO? Ai ai ai que vão estragar os prelimpimpins das varinhas de condão!!! Mas andas a tomar Valium 100000000000000000000000000???

    PS.: Já sabes, censuras o comentário, coloco no F-se! Lá seguramente ninguém lê… Mas, n estás a equacionar bem a coisa moço. Só isso. Vale.

  3. Afinal são dois, O Carlos Manuel Castro tb

  4. Nuno Ramos de Almeida diz:

    Puta Madre,
    Se voltas a publicar um comentário destes, passas a puta estúpida. O ARTIGO NÃO É MEU! Eu coloquei artigos que recolhi da blogosfera, não são a minha opinião. E já que fizeste o favor de comentar um post meu, queria esclarecer uma coisa, ao contrário que tu pões no teu blogue , eu nunca te censurei um comentário. Já o contrário não é verdade: quando tentei comentar o teu post a dizer isso, o comentário não foi aprovado.

  5. Olha que não, Nuno! Olha que Não. Não apareceste lá a Comentar nada! Y não sejas Mentiroso! Digo-te com as palavras todas. Ou seja: sabes bem que tenho razão, mas Pronto. A não ser que tenhas sido tu que escreveste um dia ( depois e 17 de Junho e antes de Julho) ” Este bolg é de ir às Lágrimas . #&%#&% #&% #&%” que aqui tb censuro, porque realmente me deu pena o palavreado, n a frase qualificativa – claro!, né! – … Quanto ao resto de ser “puta estúpida”, que seja por melhor razão, que encontres alguma melhor que esta .. afinal a estupidez está muito em distribuída, como tu bem sabes (!) y eu tenho um bom stock dela y até a estimo em muitas circunstâncias-de-etc Quanto ao puta, uso y abuso do De.
    Quanto ao funil na cabeça y ao colete de Forças* !) olha que não, Nuno. Olha que não, Nuno. Tu é que com este episódio Grego é que não pescaste ainda nada … Andas pela rama, a espreitar galhos … Y, sim senhor, só depois vi o nome do Carlos-etc … Sim, liguei mais ao conteúdo que ao inclinado das letras … deixei logo comentário em baixo, tb. Tá. ( eh ehe ehe tb faço destas nos Posts – não colocar aspas, usar só o itálico -… uma vez disseram-me que o meu castelhano era Horrível eh ehe hehe ehh Eram Excertos de texto do Javier Marías) …

    * A metáfora é boa! É pena que neste episódio a tua Inteligência seja do comprimento das manjas de todos os coletes existentes no mundo, todos eles somadinhos.
    ** Eh pá: ” Bater com a cabeça” “Chutar pra a Veia” y “Tomar valium 10000000000” não é para agente Garrear, pá! Espero que o Carlos não se moleste com estas “rabanadas natalícias” sob a forma de letras! F-se! Pá, não percebes uma certa “ternura” intercalar??? Palerma! Ou seja, o comente para o Carlos ia sem os piropos! Percebes, agora?
    PS.:No meu Blog só é OBRIGATÓRIO Gostar do Gato Crucificado do Ged Quinn.

Os comentários estão fechados.