Pesquisa

Zapatero quê?

19 de Setembro de 2008 por Palmira Silva


McCain concedeu uma entrevista à Radio Caracol Miami, do grupo Prisa, que agitou ondas que não apenas as hertzianas. A entrevista decorreu pacificamente na parte das perguntas sobre a situação económica dos EUA e sobre as suas relações com a América Latina. O momento intrigante surgiu um pouco antes dos 3 minutos quando Yoli Cuello pergunta a McCain se convidaria o primeiro ministro espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero para uma visita à Casa Branca:

QUESTION: Senator, finally, let’s talk about Spain. If you’re elected president, would you be willing to invite President Jose Luiz Rodriguez Zapatero to the White House to meet with you?

MCCAIN: I would be willing meet, uh, with those leaders who our friends [sic] and want to work with us in a cooperative fashion, and by the way, President Calderon of Mexico is fighting a very very tough fight against the drug cartels. I’m glad we are now working in cooperation with the Mexican government on the Merida plan. I intend to move forward with relations, and invite as many of them as I can, those leaders, to the White House.

QUESTION: Would that invitation be extended to the Zapatero government, to the president itself?

MCCAIN: I don’t, you know, honestly I have to look at relations and the situations and the priorities, but I can assure you I will establish closer relations with our friends and I will stand up to those who want to do harm to the United States of America.

QUESTION: So you have to wait and see if he’s willing to meet with you, or you’ll be able to do it in the White House?

MCCAIN: Well again I don’t, all I can tell you is that I have a clear record of working with leaders in the hemisphere that are friends with us, and standing up to those who are not, and that’s judged on the basis of the importance of our relationship with Latin America, and the entire region.

QUESTION: Okay… what about Europe I’m talking about the President of Spain?

MCCAIN: What about me what?

QUESTION: Okay… are you willing to meet with him if you are elected president?

MCCAIN: I am willing to meet with any leader who is dedicated to the same principles and philosophy that we are for human rights, democracy and freedom, and I will stand up to those that do not.

Ficou a dúvida em muitos sobre se McCain se baralhou de novo na geografia e pensou que a Espanha era mais um país latino-americano, se estava a repensar as relações com um membro da NATO ou se estava a mostrar desagrado sobre algumas das políticas de Zapatero. Qualquer das hipóteses não é um bom augúrio em caso de vitória do ticket republicano

Comentários

Comentário de manuela
Data: 19 de Setembro de 2008, 2:08

Qual quê! O homem assim de repente não estava a ver bem quem é esse.
Eles são tantos, não há memória que aguente.

Comentário de toni
Data: 19 de Setembro de 2008, 3:06

de certo que o sotaque da entrevistadora nao terá ajudado muito, alem de ser uma conversa telefonica.
de qualquer forma.. e entao?

Comentário de Jaime Roriz
Data: 19 de Setembro de 2008, 3:20

Bolas são apenas 196 …

Comentário de o sátiro
Data: 19 de Setembro de 2008, 3:31

Mas o Zapatero é assim tão importante que “tenha” que ser recebido por McCain?
Essa agora. Com os problemas que (arranjou) tem na Espanha que se dê por muito contente se conseguir acabar o mandato.
O gajo nem tem maioria absoluta.
E, tem piada, sempre a enfrentar a ICAR de peito feito e foi à missa em memória das vítimas da Spanair.
E não mereceu uma criticazinha de hipocrisia, eleitoralismo, demagogia, aproveitamento da dôr das famílias, nada.
Que autoridade têm, lá e cá, para criticar a Palin quando se calam diante de atitudes destas?

Comentário de The Studio
Data: 19 de Setembro de 2008, 10:07

De facto McCain em geografia nao e’ um expert como Obama, que julga que os USA tem uns 60 ou 70 estados. Para quando o video do Obama aqui a afirmar que ja visitou 57 estados Americanos?

Este post da Palmira a suspeitar dos conhecimentos de geografia do McCain e’ ridiculo. E’ como acusar o McCain de saber pouca matematica e nao saber fazer integrais quando o seu candidato nao sabe fazer contas de somar.

Comentário de rita
Data: 19 de Setembro de 2008, 10:18

The interviewer has an accent and speaks somewhat quickly, so it’s possible that the Arizona senator didn’t really understand the questions and was just trying to wing it. It also seems like the name Zapatero didn’t really ring a bell for him (perhaps he was thinking of Mexico’s Zapatista rebels?), which is unfortunate given that earlier in the interview, he distinguishes himself from Barack Obama by saying, “I know the issues and I know the leaders.”

http://blog.foreignpolicy.com/node/9824
Any way you interpret this gaffe, it doesn’t look good for McCain. If he honestly considers Zapatero to be in the same category as Chávez and Morales — which I doubt — he looks overly hawkish. And if he didn’t know who the prime minister of Spain is, it undercuts his credibility as a foreign-policy expert. If he was just having a “senior moment” and didn’t understand what he was being asked, well, that might be the worst.

Comentário de rita
Data: 19 de Setembro de 2008, 10:21

A parte preocupante é a forma como Randy Scheunemann, o conseklheiro mor para política externa de McCain, resolveu dar a volta ao “senior moment” do candidato.

In a letter to the Washington Post, Scheunemann claims McCain knew who Zapatero was and was simply articulating his policy of refusing to commit to “a White House meeting with President Zapatero.” Yglesias writes that this is “an insane policy,” given our treaty-bound obligations under NATO. Moreover, Scheunemann misidentifies Zapatero as Spain’s President, rather than Prime Minister.

http://thinkprogress.org/2008/09/18/scheunemann-mccain-was-not-confused/

Comentário de Nuno
Data: 19 de Setembro de 2008, 10:23

O McCain é de facto uma nódoa! Suspeito q o W Bush ao pé dele é um sobre dotado!

Comentário de F Gomes
Data: 19 de Setembro de 2008, 10:24

the studio

McCain não saber que a Espanha (9ª/10ª potência mundial) pertence à União Europeia (e pelo tom da entrevista, é o que me parece que vai na cabeça do pobre) é a mesma coisa que o nosso Cavaco Silva não saber que a Bolívia fica na América do Sul. Para um presidente da maior potência mundial convenhamos que é grave.

Comentário de rita
Data: 19 de Setembro de 2008, 10:29

Memo to Randy Sheunemann: Your candidate can do worse things than get confused. Like he could imply that a NATO ally might mean us harm.

I’m pretty sure that John McCain was the former, not doing the latter, in a recent Spanish-language radio interview, but his chief foreign policy adviser apparently insists otherwise.

Sheunemann’s insistence to the Washington Post that McCain knew who he was talking about when he clearly didn’t is not only bizarre but affirmatively counterproductive to the campaign. If McCain was on the ball when he seemed unsure whether the leader of a NATO ally wanted to do harm to us, then he has larger issues than mere confusion—larger even than the difference between “Zapatero” and “Zapatista.”

http://www.usnews.com/blogs/robert-schlesinger/2008/09/18/john-mccain-gets-confused-about-spain-but-his-advisers-get-dumb.html

Comentário de rita
Data: 19 de Setembro de 2008, 10:32

Mais outra:

Worse than Bush. There can be no doubt about it now.

In McCain’s bizarre interview with Spanish Owned Union Radio he refused to say whether he would meet with Spain’s Prime Minister, José Luis Rodríguez Zapatero. Listening to the interview repeatedly, it simply seemed that McCain had no idea who Zapatero actually was.

McCain seemed to think he was a Latin American autocrat — despite the reporter repeatedly saying “I am talking about Spain.” This gaffe would seem to have very significant implications. Not knowing who the leader of Spain was or thinking Spain was in Latin America would not really be shocking coming from his running mate, but McCain has run on his foreign policy expertise and such confusion completely undercuts his credibility.

http://www.alternet.org/audits/99404/not_a_gaffe_mccain_campaign_willing_to_destroy_relationship_with_europe_to_conceal_confusion/

Comentário de rita
Data: 19 de Setembro de 2008, 10:34

As consequências que o cover-up do “senior moment” podem ter reel the mind:

McCain’s statement was a clear departure from earlier this year, when McCain said it was time for the two countries to move past their differences over Iraq. “I would like [Zapatero] to visit the United States. I would be very interested, not only in normalizing relations with Spain, but in achieving good and productive relations,” McCain told the Spanish newspaper El Pais in April.

The apparent reversal drew rebukes from several quarters.

“This is insane,” Max Bergmann, deputy director of the liberal National Security Network, said in a statement. “McCain won’t meet with a NATO ally, that has nearly 1,000 troops in Afghanistan, that has lost more than 20 soldiers there, has been brutally attacked by Al Qaeda, is incredibly influential in Latin America, has the seventh largest economy in the world, is a DEMOCRACY, and is a large and influential country in the EU. Won’t meet with them?”

http://www.boston.com/news/nation/articles/2008/09/19/mccain_is_criticized_for_position_on_spain/

Comentário de Fernanda Câncio
Data: 19 de Setembro de 2008, 10:44

tadinho do mccain, então a espanha não se vê de parte nenhuma dos eua, nem do alasca, e ele acha (não se lembra bem) que nem tem lá nenhuma casa. por que havia de saber o que é isso da espanha, aquele país onde a al qaeda resolveu fazer a remake do 11 de setembro? ou quem raio é zapatero? tss, tss, palmira.

Comentário de Luís Lavoura
Data: 19 de Setembro de 2008, 11:07

Que raio de post!

É evidente que a Espanha não é, nem tem razão nenhuma para ser, uma prioridade da política externa norte-americana. Portanto, não é muito surpreendente, nem demasiado chocante, que McCain não saiba grande coisa sobre esse país. Nem isso interessa.

As perguntas da jornalista foram parvas e desajustadas. Por que motivo haveria McCain de convidar ou, pelo contrário, rejeitar receber Zapatero na Casa Branca? Para uma cerimónia de beija-mão?

Comentário de rita
Data: 19 de Setembro de 2008, 11:19

Pois é Luís Lavoura, a jornalista foi completamente parva… Devia estar a soldo dos manos Castro e resolveu estender uma armadilha ao pobre McCain.

A que propósito é que uma jornalista de um grupo espanhol iria perguntar a um dos candidatos à Casa Branca se pensa aquecer as relações externas com Espanha, que por acaso até é um dos países da NATO que esteve tanto na boca do McCain a propósito da Geórgia.

O McCain que se apresenta como o grande perito em política externa não tem nada que saber que a Espanha não integra a América Latina e não admitir isto é histeria da «esquerda». Ora essa…

Comentário de Nuno Ramos de Almeida
Data: 19 de Setembro de 2008, 11:21

Luís Lavora,
A Espanha é um dos principais países da Europa e retirou as tropas do Iraque. Em consequência disso, as relações de Bush com Zapatero sempre foram difíceis. Na época da polémica, McCain foi instado a comentar a sua posição e afirmou que receberia Zapatero. A entrevista publicada revela duas coisas: uma, McCain tem péssima memória e confundiu, nesta entrevista, Zapatero com um presidente qualquer da América Latina; dois, quando esclarecido, McCain mudou de posição para agradar aos conservadores. Nenhuma dessas constatações é irrelevante e positiva para McCain.

Comentário de RAF
Data: 19 de Setembro de 2008, 11:41

Imaginem se o desconhecido por McCain fosse o Sócrates. Aí é que o Obama tinha maioria maxi-absoluta em Portugal. Acontece que 95% dos americanos ignora quem seja Zapatero, e os outros 5% acham que Espanha é um parque infantil onde os marialvas andam a fugir dos touros…

Comentário de Filipe Moura
Data: 19 de Setembro de 2008, 11:54

“Acontece que 95% dos americanos ignora quem seja Zapatero, e os outros 5% acham que Espanha é um parque infantil onde os marialvas andam a fugir dos touros…”

Ai se fosse alguém de esquerda a escrever isto!

Comentário de rita
Data: 19 de Setembro de 2008, 12:21

Estas declaraciones de McCain contrastan con las que hizo a EL PAÍS en abril pasado, cuando dijo que “es el momento de dejar atrás discrepancias con España”. Y añadió: “Me gustaría que [el presidente Zapatero] visitara Estados Unidos”. En medios diplomáticos se atribuía ayer la actitud del candidato republicano a una confusión, pues la entrevista se centraba en las relaciones con Latinoamérica y la periodista tuvo que recordarle que España es un país europeo cuando insistió en poner como ejemplo a México. En el mejor de los casos evidenciaría su ignorancia respecto a Zapatero.

La celebración de una entrevista entre los dos presidentes es una prioridad de la diplomacia española.

http://www.elpais.com/articulo/internacional/candidato/republicano/compromete/ver/Zapatero/gana/elpepiint/20080918elpepiint_9/Tes

Mais no El Pais

http://www.elpais.com/articulo/internacional/Washington/Post/analiza/desaire/McCain/Zapatero/elpepuint/20080918elpepuint_16/Tes

Comentário de LA-C
Data: 19 de Setembro de 2008, 12:27

Coitadinho do McCain, ouviu falar em Zapatero, pensou no movimento Zapatista do Mexico e ficou com mendo de cometer uma imensa gafe.

Comentário de rita
Data: 19 de Setembro de 2008, 12:36

RAF:

Não acredito que tenha escrito esse pedaço de anti-americanismo primário :)

Está a chamar estúpidos e ignorantes a todos os americanos? Man, a cegueira da partidarite até faz aflição…

What does this really say about the Republican ticket? Frankly, I find it impossible to believe that John McCain doesn’t know which countries comprise Western Europe, or for that matter, the members of NATO. If he doesn’t, it’s an unacceptable shortcoming in a potential President (we’ve seen how dangerous a willfully ignorant President can be).

If he’s forgotten, well, (to be polite and non-diagnostic) it’s fair to question whether he’s losing mental acuity, which is more sad than anything else. However, because he is running for President, and because he has as a running mate a woman who thinks proximity to Russia’s mostly uninhabited easternmost islands is foreign policy experience, the cumulative diplomatic weakness in any potential Republican administration should frighten anyone paying attention. Because confusing major countries like Spain and Mexico is not an acceptable gaffe in a world leader.

http://www.opednews.com/articles/The-Pain-in-Spain-is-Mainl-by-Michael-Fox-080918-944.html

So, what are we left with? If McCain’s comments were an extended gaffe (as I think they were), it’s disturbing, but understandable. If they weren’t a gaffe, as his campaign now claims, it’s downright disturbing. Wasn’t foreign policy supposed to be McCain’s strong suit?

http://news.aol.com/political-machine/2008/09/18/mccain-vs-spain/

http://www.associatedcontent.com/article/1047714/the_mccain_spain_gaffe_making_a_case.html?cat=9

http://www.huffingtonpost.com/david-goldstein/john-mccains-seor-moment_b_127601.html

Comentário de Luís Lavoura
Data: 19 de Setembro de 2008, 12:47

É preciso também ter-se caridade para com o candidato McCain, que já tem para cima de 70 anos e, naturalmente, já não está na posse das melhores das suas faculdades mentais (acontece a todos).

Isto não é grave, dado que é sabido que Ronald Reagan foi presidente dos EUA estando muito diminuído nas suas faculdades mentais, e não foi por isso que esse país ficou melhor nem pior (des)governado.

O candidato à presidência tem apenas que cumprir bem a função de atrair os votos do eleitorado. Penso que a dupla McCain-Palin cumpre adequadamente essas função. Uma vez eleito McCain, ele lá tratará de colocar na sua administração homens e mulheres mais jovens e competentes, que (des)governarão os EUA enquanto McCain continuará a, perfuntoriamente, ser a figura (meramente figurativa) de proa.

Comentário de Rui Oliveira
Data: 19 de Setembro de 2008, 14:06

O iluminado do Obama no ano passado queria telefonar ao presidente do Canadá. Será que também é ignorante?

Além do mais, o tipo do Think Progress não sabe que Zapatero em Espanha é mesmo “presidente”? É que não existe primeiro-ministro em Espanha (enfim, nós por cá também tivemos um presidente do conselho).

Comentário de toni
Data: 19 de Setembro de 2008, 14:10

Claro que toda a gente que critica o McCain por ser estupido sabe apontar, de cor e salteado, todos os 50 estados dos EUA num mapa.

Comentário de Bruno Ribeiro
Data: 19 de Setembro de 2008, 15:38

E lá continuam vocês a insistir em tretas: mas acham mesmo que os eleitores norte-americanos estão preocupados com o facto de McCain ou Obama saberem ou não quem é o primeiro-ministro de Espanha? O que lhes interessa são as questões internas em primeiro-lugar e em só depois as de política internacional. E acreditem que nestas últimas saber quem é o primeiro-ministro de Espanha não conta para nada.

Comentário de ezequiel
Data: 19 de Setembro de 2008, 17:47

A jornalista fala em “Presidente” (zapatero)…1:41

http://www.youtube.com/watch?v=Ycb5rvv9×7A

Comentário de o sátiro
Data: 19 de Setembro de 2008, 21:44

pronto, sem Zapatero é impossível entrar na sala oval. Gostei daquela em k um encontro entre os 2 presidentes é prioridade da política externa espanhola. Tava com receio k ninguém percebesse k a Espanha é o maior Pib do Mundo.

Comentário de tina
Data: 19 de Setembro de 2008, 21:46

É natural a reluctància de McCain em se encontrar com alguém que negociou com terroristas e levou com uma bomba ainda por cima. Zapatero mostrou ser ingénuo e burro e não há tempo a perder com pessoas assim.

Comentário de ezequiel
Data: 19 de Setembro de 2008, 23:44

A verdade, apesar de ser um apoiante leal de Obama, é que o McCain não quis comprometer-se a receber seja quem for…seria de uma petulância imensa assumir que já se chegou à Casa Branca.

Em nenhum momento da entrevista é possível determinar que ele, McCain, não sabe quem é o Primeiro Ministro de Espanha…

alguém aqui sabe quem são os PMs da suécia ou da finlandia ou da noruega???

ou da letónia ou da Hungria?

um “camarada” meu Inglês lá de vez em quando diz: get off your high horse (nunca dirigido a mim, evdt) :)

ou, melhor, quem é o-a governadora de Nova Iorque(NYC é + consequente do que espanha, certo?) ? Não estou a falar de PIBs.

McCain sabe de cor todos os nomes dos lideres das grandes potências europeias… Já perguntaram a um político alemão se ele sabe o nome do primeiro ministro Português?? Meus caros, deixem-se de merdas.

Espanha retirou as suas tropas do Iraque depois de ter sido intimidada.
Um homem que defende que a guerra do iraque tem que ir até ao fim. (discordo da decisão de partir para a guerra…mas…a guerra e a reconstrução tem que ser ganhas…Period! inconsistência ética? vá lá…acusem-me!)

McCain, não tenham a menor das dúvidas, SABE que a Espanha enrolou o rabo e partiu. Daí a sua hesitação.

Pingback de Ainda (suspiro) o provincianismo. « Vida Breve
Data: 23 de Setembro de 2008, 9:41

[...] que concorda comigo porque chamei provinciana à Palmira Silva do Cinco Dias. Na verdadefalei em abstracto de eurocentrismo, o que é diferente. A discussão [...]

Escreva um comentário





« Back to text comment