Pesquisa

Para Marco Fortes

26 de Agosto de 2008 por Rui Tavares

Oh meu Zeus, meu Zeus, vejam como estou indignado. Estou indignado, indignadíssimo!, com Marco Fortes, atleta português do lançamento do peso. Ao comentar o seu fraco desempenho nos Jogos Olímpico, Marco Fortes reconheceu que o seu corpo não responde tão bem de manhã: “de manhã é para estar na caminha — eu queria esticar as pernas mas elas só queriam estar na caminha”. Que é isto?! Em toda a minha vida, só ouvi um português dizer que “de manhã não funciono”: Sousa Franco. E foi preciso ter sido ministro das finanças duas vezes, presidente do tribunal de contas — um homem sério, portanto — para poder afrontar esse tabu.

Mas Marco Fortes fez pior: ainda teve o descaramento de sugerir aos outros atletas que valia a pena trabalhar para ir a Pequim, aos Jogos Olímpicos, pela “experiência”. O ultraje, o ultraje! Quem se julga este badameco para sugerir que participar num belíssimo evento desportivo, com atletas de todo o mundo, é uma boa experiência? Algum apóstolo do espírito olímpico?

Não sabe ele que o importante é só ganhar, ganhar pela pátria e pelos contribuintes que lhe “deram” uma bolsa, honrar a pátria e os contribuintes, dizer banalidades pela pátria e pelos contribuintes, ter juizinho pela pátria e pelos contribuintes?

Se esteve demasiado distraído enquanto lutava pelos mínimos olímpicos para reparar que neste país toda a gente se levanta cedo, é o melhor das respectivas áreas e vive uma vida de sacrossanto respeito pelo contribuinte, os dias seguintes lho ensinaram, através de um coro escandalizado de comentadores, jornalistas e políticos, que não se pode — não se pode! — fazer humor com coisas sérias e apreciar o desporto e o mundo porque são simplesmente o desporto e o mundo. E se estava demasiado longe para ver toda aquela gente sisuda fazendo tsc-tsc-tsc com os músculos faciais bem espremidos, logo foi recambiado para Lisboa com um bilhete de avião suplementar — que o dinheiro dos contribuintes nunca é demais para dar lições a quem merece.

***

Pois bem, Marco Fortes, deixa-me tratar-te por tu: espero sinceramente que não consigam vergar-te, moldar-te, ajoelhar-te. Que neste país onde inventaram a lobotomia, não consigam lobotomizar-te: o resultado seria ver-te, como já vi na televisão, pedir desculpa pelas declarações “infelizes”. São agora declarações infelizes não culpar o árbitro mas a si mesmo, reagir como se não fosse o fim do mundo e sugerir que estar nos Jogos Olímpicos é, por si só, uma experiência fantástica? Que diz isso sobre nós como país, não desportivamente, mas moralmente?

Como muitos portugueses dei por mim emocionado com a medalha de ouro de Nelson Évora. Mas deixou-me desconfortável saber que, à mesma hora, não poderias estar ali para festejar com o teu colega. Não pensaram os senhores burocratas que para haver um Nelson Évora houve outros Marco Fortes que participaram nas mesmas provas, e que os Jogos Olímpicos são feitos de muitos não-campeões, e feitos para eles também? Não; tinham de condenar-te a um castigo inútil e sem objectivo que deveria estar reservado para quem faz batota ou recorre ao doping.

Quem te condenou, caro Marco, está já condenado: a uma vida sem humor, a ter de provar que é sério, mais sério do que toda a gente. É uma vida triste e seca. Como atleta, poderias só lhes dar ouvidos quando eles conseguirem chegar aos mínimos olímpicos. Eu sugiro outra opção: só ligar à indignação dos comentadores portugueses, dos jornalistas portugueses, dos portugueses portugueses, quando um dia eles conseguirem não estar sempre indignados por qualquer coisa.

Comentários

Comentário de Chico da Tasca
Data: 26 de Agosto de 2008, 9:44

Se o Marco Fortes não vai lá para competir, eu pergunto : porque raio há-de lá ir ele e não eu ?

No que me toca posso afirmar que os impostos que sou obrigado a pagar me custam a ganhar. Logo, qualquer uso que se faça deles tem de ser criterioso. Os meus impostos não são para os Marcos Fortes deste mundo andarem a passear, armados em atletas de alta competição.

O Marco Fortes pode ter muito sentido de humor, mas sendo assim que vá para palhaço ou para stand-up comedy. Para atleta olimpico é que não porque é óbvio que não tem estofo para isso.

É tudo uma questão do macaco certo no galho certo.

Como disse, os meus impostos custam-me muito a ganhar e ainda mais a pagar e, portanto, não estou para que eles sejam aplicados nos Marcos Fortes, que infelizmente há muitos em quase todas as áreas de actividade neste país.

Comentário de Luís Lavoura
Data: 26 de Agosto de 2008, 10:10

100% de acordo. É uma vergonha aquilo que fizeram a Marco Fortes. Se o gajo cumpriu os mínimos olímpicos tem o direito de ir aos Jogos, e ponto final. E tem a liberdade de abrir a boca e dizer aquilo que pensa e sente, como qualquer outro, sem ser punido por isso.

Comentário de Antónimo
Data: 26 de Agosto de 2008, 10:16

É o que eu digo. Qualquer comentador de café, ou de tasca, se acha capaz de cumprir os exigentes mínimos olímpicos e tornar-se ser um dos 40 melhores atletas do mundo na sua especialidade. Aliás, tão bons resultados teve o Évora em Atenas, não foi? Tivesse, na altura, o Nelson atrevido a fazer comentários do género e também o teriam crucificado.

Comentário de Pedro Almeida
Data: 26 de Agosto de 2008, 10:18

Ó Chico, se queres a Londres em 2012 tens que conseguir os mínimos olímpicos.
Aconselho-te a começar já a treinar!!!

Comentário de mpb
Data: 26 de Agosto de 2008, 10:35

Provavelmente, muitos dos que condenaram Marco Fortes e vociferaram contraos os gastos com atletas fazem parte da lista de devedores ao fisco; outros,sempre que podem, fintam o Estado sem quaisquer escrúpulos; outros ainda, hão-de ter beneficiado de subsídios do Estado e da União Europeia, desviando-os dos objectivos que estiveram na origem da sua concessão.

Eu direi também: não te deixes vergar Marco!

Comentário de z
Data: 26 de Agosto de 2008, 10:39

parabéns Rui, há muito tempo que não guardava um artigo. E obrigado também.

Comentário de Chico da Tasca
Data: 26 de Agosto de 2008, 10:41

Pois é mpb, não é o meu caso, nem devo ao Fisco nem o finto porque não posso. Mas, se aparecerem muitos Marcos Fortes, e há muitos por aí, a passearem e a gozarem à minha conta , tenho mesmo de começar a pensar em roubar um bocado também, porque estas coisas se é para uns têm de ser para todos.

Comentário de Carlos Barbosa de Oliveira
Data: 26 de Agosto de 2008, 10:42

Nesta sociedade mentalmente asséptica, quem “sai dos carris” é sempre alvo de críticas. Estou consigo: venhamais Marco Fortes, capazes de ser sinceros.
O mas engraçado, é que s a prestação portuguesa tivesse sido melhor, ninguém daria importância ao que ele disse e muitos rceberiam a mensagem com um sorriso.

Comentário de Gilson
Data: 26 de Agosto de 2008, 11:00

Ainda este assunto? Afinal Portugal não teve a melhor prestação de sempre? deixou países como Suécia e Grécia para trás…

O Marco Fortes lixou-se porque quis ser engraçado… na verdade o pecado cometido pela generalidade dos atletas foi a ingenuidade… num país onde a maioria é muito mesquinha dos impostos que paga, deu nisso… pouca solidariedade… e depois ainda dizem que a maioria do país é de esquerda.

Comentário de Vicissitude(s)
Data: 26 de Agosto de 2008, 11:06

«E tem a liberdade de abrir a boca e dizer aquilo que pensa e sente, como qualquer outro, sem ser punido por isso.»

Luis Lavoura.

O Mário Machado tem o direito de opinar contra Bush e contra os imigrantes… ???? É que ele está preso, por delito de opinião.

Eu se negar o Holocausto sou preso.

E acha que tenho a Liberdade de falar o que quero?

O marco Fortes aliás tem a liberdade de dizer o que disse, simplesmente dizia no balneário, não o dizia à boca cheia como o amigo Rui Tavares escreve e defende.

Esta esquerda moderna protege o cargo que os alça e nesta caso já ninguém se importa com o laxismo e atitude estouvada do Marco Fortes.

Comentário de Luís Lavoura
Data: 26 de Agosto de 2008, 11:33

Chico da Tasca, o Marco Fortes tanto passeou e gozou à nossa conta como todos os outros que foram a Pequim. Como Você muito bem diz, “se é para uns tem de ser para todos”, isto é, qualquer atleta que atinja os mínimos olímpicos deve ter o mesmo direito de ir a Pequim passear e gozar à nossa conta. Ele foi lá e competiu, como todos os outros. E na competição saiu-se mal, tal como em muitas competições muitos atletas, das mais diversas nacionalidades, se saem mal (e noutras saem-se bem). A única diferença é que Marco Fortes disse em público a razão pela qual pensa ter-se saído mal, e as pessoas, sabe-se lá por quê, provavelmente porque são umas invejosas, possivelmente porque nunca praticaram desporto, não gostaram.
Ou seja, Marco Fortes foi punido por aquilo que disse, e não pela sua prestação.

Comentário de Renatinho
Data: 26 de Agosto de 2008, 11:33

Chico, vai dar banho ao cão com a conversa do contribuinte! Tanta farronca com o “meu rico dinheirinho”! Normalmente, são os gajos que muito exigem a toda a gente por causa do “meu rico dinheirinho”, que mais devem e menos contribuem para o bem comum. E queres ir aos Olimpicos a Londres em qualquer coisa, é? Então, levanta o cú do sofá e começa a treinar qualquer coisa até obter os mínimos. Na arrogância já tens mais do que os mínimos, mas esse não é desporto olimpico.

Comentário de Luis Moreira
Data: 26 de Agosto de 2008, 11:37

O crime do marco Fortes foi não ter aparecido a chorar…

Comentário de Model500
Data: 26 de Agosto de 2008, 11:47

O que impressiona é que haja ainda no dia de hoje quem se insurja com Marco Fortes. Depois da entrevista de Marco Fortes à TV ficou claríssimo que ele é um campeão. É verdade que para quem não o conhecesse – presumo que a esmagadora maioria de todos nós -, apanhar com aquelas declarações de chofre, deixa qualquer um na dúvida. Mas basta pensarmos um bocadinho para rapidamente chegarmos à conclusão que só um campeão é que consegue os mínimos olímpicos e que ninguém mais do que o próprio atleta deseja obter bons resultados. No fundo, a entrevista de Marco Fortes só serviu para mostrar que por detrás de um campeão também mora um homem com classe.

Comentário de Nuno V.
Data: 26 de Agosto de 2008, 11:57

Sim, antes palhaço. Campeão é que não. Bom escritor idem. Palhaço — e de preferência, na caminha.

Comentário de Luis Rainha
Data: 26 de Agosto de 2008, 11:58

Há uma coisa a relembrar: se ele se dá tão mal com o período de antes do almoço, porque o enviaram, sabendo-se há tempos que aquela prova iria decorrer de manhã?

Comentário de Antónimo
Data: 26 de Agosto de 2008, 11:58

Onde viverá Vicissitude(s) que vai preso se negar o holocausto? Parece-me que entendo bem a liberdade que ele defende. Marcos Fortes foi condenado pelo COI, por delito de opinião. Ainda por cima opinião que não mata, não discrimina, não ofende, não persegue. O que é mais grave que qualquer declaraçãoq ue tenha feito.

Comentário de Luis Moreira
Data: 26 de Agosto de 2008, 11:59

Oh! Renatinho, o Chico tem todo o direito de exigir rigor com a aplicação dos impostos!

Comentário de Luis Moreira
Data: 26 de Agosto de 2008, 12:02

Luis,para se saber essas coisas é necessário programar,antever os cenários, enfim, trabalhar e isso dá muito trabalho …

Comentário de Luis Rainha
Data: 26 de Agosto de 2008, 12:02

E olhem que não foram apenas os tais “comentadores” a vergastar os nossos atletas. Uma das estrelas da nossa comitiva também o fez: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=981039

Comentário de Ana Matos Pires
Data: 26 de Agosto de 2008, 12:11

Citando a Inês nas catacumbas, Rui, bless u.

Comentário de Luis Moreira
Data: 26 de Agosto de 2008, 12:12

A Vanessa conhece mais a realidade que a maioria.Mas com excepção da Naide,que é uma atleta de nível mundial e talvez da Telma, quem falhou? Estas duas atletas são campeãs ao mais alto nível e nada se pode dizer do seu empenhamento e da sua categoria.Falharam ! Numa equipa tão pequena como a nossa, duas atletas deste calibre falharem, é muito !Mas quem pode dizer mais do que isto? Sacrificarem o Marco é que não parece ser inteligente…

Comentário de Ana Matos Pires
Data: 26 de Agosto de 2008, 12:13

Sobre o assunto, também vale a pena ler o Zé Diogo Quintela no “Público” de domingo.

Comentário de Model500
Data: 26 de Agosto de 2008, 12:15

“Há uma coisa a relembrar: se ele se dá tão mal com o período de antes do almoço, porque o enviaram, sabendo-se há tempos que aquela prova iria decorrer de manhã?” Luis Rainha

A questão não é bem assim que deve ser colocada. Eles conseguindo os mínimos nunca, jamais em tempo algum, lhe poderiam tirar os direito de participar nos jogos por razões tão subjectivas. Se assim não fosse abria-se uma autêntica caixa de pandora. Ademais ninguém sabia que ele rende menos da parte de manhã. Nem ele próprio tinha a certeza disso.

Comentário de Luis Moreira
Data: 26 de Agosto de 2008, 12:15

Vou ao banho que é para onde deviam enviar o Vicente e demais derigentes pelo que fizeram ao Marco!

Comentário de Model500
Data: 26 de Agosto de 2008, 12:18

A questão é: Sabendo ele que de manhã rende menos, não deveria ter feito a sua preparação justamente nesse período matinal?
Mas, se calhar até fez. Quem sabe?

Comentário de Renatinho
Data: 26 de Agosto de 2008, 12:37

Luis Moreira, e o rico dinheirinho que o Chico dá ao Estado, dá-lhe o direito de insultar o Marco Fortes, dizendo que ele foi brincar, gozar, roubar, etc? é um conceito muito vasto de direito, sim senhor…

Comentário de Gilson
Data: 26 de Agosto de 2008, 12:45

Esta discussão é estéril. Portugal teve o melhor resultado de sempre.

Comentário de manuela
Data: 26 de Agosto de 2008, 12:46

Estou cá desconfiadinha da silva de que as múltiplas variantes do tal ‘politicamente correcto’ se vai chegando à soleira da porta de cada um. Já vai nos desportistas. O facto de as palavras não terem qualquer consequência nas nossas bolsas não demove os mais vigilantes. Votos de silêncio para todos, portanto.

Aguardo impaciente que a Brigada das Boas Práticas Comunicacionais publique o protocolo com a meia dúzia de frases que cada qual tem o direito e o dever de proferir fora do remanso do lar.

Comentário de joséjosé
Data: 26 de Agosto de 2008, 12:53

“Isto” existe? Sim . São portugueses de Portugal !!!!

Comentário de De Puta Madre
Data: 26 de Agosto de 2008, 12:57

Huuuuuuuuuuuummm!!!
Este texto não está um pouquinho ( BASTANTE!) fora de prazo????
Pois?! Este discurso joga pelo seguro. É na hora que temos de tomar posição. Se este texto tivesse surgido na altura em que todos pediram FOGUEIRA, fazia sentido… Agora, agora, qualquer um dorme para o lado que lhe der mais jeito…
Bo-ni-to-bo-ni-to foi a posição do Vice-presidente da Federação PT de Atletismo ( O Jorge Vieira, já decoreio nome, o Sr. conquistou esse direito; fala e percebe-se logo qe ali há MÉRITO!) que na hora impos respeito e os pontos nos iiizinhos a quem reduziu o Marco Fortes às suas Declarações.

Comentário de jorge c.
Data: 26 de Agosto de 2008, 13:05

“Não pensaram os senhores burocratas que para haver um Nelson Évora houve outros Marco Fortes que participaram nas mesmas provas, e que os Jogos Olímpicos são feitos de muitos não-campeões”
Portanto, que os Jogos são feitos do demérito. Você é um tipo engraçado Rui Tavares, e como muitos outros estranhamente moralista neste assunto. Acho ainda mais engraçado e espectacular a forma como se junta a este coro de críticos dos críticos para dizer mais do mesmo.
Por favor, não digam mal dos nossos joguinhos! Ai ui! Os nossos atletas! Ai ui! Que portugueses que nós somos! Por acaso não guardo artigos, mas gostava de ter guardado para ir ao arquivo ver o que tinham escrito estes patriotas – amantes do desporto de alta competição – da selecção e do futebol em si.
Vocelência é benfiquista, não é? É o que o safa!

Comentário de Prakash
Data: 26 de Agosto de 2008, 13:09

Um optimo texto….uma pedrada no charco…

Comentário de Nuno V.
Data: 26 de Agosto de 2008, 13:10

«Que neste país onde inventaram a lobotomia, não consigam lobotomizar-te: o resultado seria ver-te, como já vi na televisão, pedir desculpa pelas declarações “infelizes”.» Pelos vistos, ele não precisa da lobotomia para estar lobotomizado. Porque será?

Comentário de m&m
Data: 26 de Agosto de 2008, 13:14

lembrei-me do O’neill:

“País pobrete e nada alegrete,baú fechado com um aloquete…”

” Dai-nos, meu Deus, um pequeno absurdo quotidiano que seja, / que o absurdo, mesmo em curtas doses, / defende da melancolia e nós somos tão propensos a ela! ”

E o que irrita é que o Marco foi expulso, não pela ironia, mas pelo impacto que a frase teve nos média.

Comentário de Luis Rainha
Data: 26 de Agosto de 2008, 13:15

Ninguém lhe deveria ter tirado nada. Mas se um atleta sabe ser incapaz de funcionar no período em que decorre uma prova, ele é que provavelmente deveria ter desistido.
De qualquer forma, nem 8 nem 80. Nem crucificar o rapaz por ser desbocado nem promover a irresponsabilidade feliz como modelo.

Comentário de Luis Moreira
Data: 26 de Agosto de 2008, 13:31

Oh! Nuno este assunto já é pesado e vem você falar em lobotomia? Sabe que há famílias que querem levar a tribunal médicos que procederam à operação nos seus entes queridos? O Marco reagiu,perante a derrota, como muitos de nós. Ironizando,fazendo humor.Sendo ele profissional,sabemos lá o que lhe vai na alma…

Comentário de João Nunes
Data: 26 de Agosto de 2008, 14:24

Please, please, please. É só o lançador do peso!
A quem custou mais caro enviar para casa mais cedo do que permanecer o resto dos dias em Pequim.
Não se pode fazer do engraçadinho o bode expiatório de, secalhar, todo o amadorismo da preparação olímpica.
Please, please, please.
Curioso, e secalhar sintomático, que não ouvi ninguém questionar as declarações do Presidenteo do Comité Olímpico Português nas vésperas da prova da Naíde Gomes, que como parece tiveram tudo menos um efeito estabilizador: que outra coisa senão o extremo nervosismo induzido pode explicar aqueles “saltos para a desqualificação”?
Quanto ao mais, deviam alargar a pool de recrutamento para Londres 2012 para que todos os que pensam que têm uma queda especial para determinada modalidade possam ter a sua oportunidade, e para que haja menos chorões!

Comentário de António de Almeida
Data: 26 de Agosto de 2008, 14:27

-Obviamente que existiram declarações infelizes, Marco Fortes apanhou por tabela, ao ser o que se colocou a jeito de ser apelidado preguiçoso. Outros desculparam-se com arbitragens, estádios cheios, ou não estarem talhados para grandes competições. O problema começou tal como no Europeu, nos objectivos que nos propomos alcançar. Há uns anos iamos lá para fazer boa figura, ganhavamos alguma coisa, que normalmente nem era o primeiro lugar ou a medalha de ouro, e logo ia a turba para o aeroporto saudar o regresso dos heróis. Mas depois disseram-nos que éramos os melhores, no futebol, no Atletismo, no Triatlo, passámos a exigir vitórias, quem falha sofre as consequências, se não está preparado para falar, sai disparate, é crucificação pela certa. Mas não nos iludamos, nas próximas olimpiadas, e demais competições, a história não terá repetição, a fasquia será colocada mais baixa em termos de ambição, os atletas irão prestar menos declarações no final das provas. Ninguém poderá ficar admirado que a partir daqui, qualquer clube ou federação, quando fizer deslocar uma comitiva, imponha a lei da rolha aos atletas. É mais seguro.

Comentário de Luís Lavoura
Data: 26 de Agosto de 2008, 14:46

Vicissitude(s)

Eu acho que o Mário Machado deve ter o direito de expôr as suas opiniões sem ser preso. Só não deve ter o direito de incitar à violência.

Sou a favor da mais radical liberdade de expressão, tal como por diversas vezes já aqui disse.

Comentário de luis eme
Data: 26 de Agosto de 2008, 14:46

Excelente texto!

A maior parte das pessoas esquecem-se que os Jogos são feitos de “perdedores”, que só há três medalhas por disciplina olímpica…

Se só querem levar vencedores, alterem os minimos, tornem-nos mais dificeis.

Este caso foi bom acontecer, para as pessoas perceberem e dizerem o que querem, inclusive o comandante, que devia estar era no futebol. À partida para Pequim, os atletas já estavam divididos em dois grupos, os que eram potenciais finalistas e medalhados e os outros, que só iriam participar. Esta é a nossa realidade e de todos os países, se excluirmos as grandes potências mundiais.

Comentário de Luís Lavoura
Data: 26 de Agosto de 2008, 14:51

O Marco Fortes nem sequer falhou na sua prestação. Fez um resultado bastante inferior às suas capacidades, e é tudo. Quem falhou clamorosamente foram, entre outr@s, a Susana Feitor, que abandonou a prova dos 20 km marcha a meio, e a Naide Gomes, que falhou todos os três saltos a que tinha direito. Elas falharam clamorosamente mas ninguém as penalizou, porque se mostraram adequadamente pesarosas e porque são atletas já medalhadas. O Marco Fortes foi penalizado, não pela sua prestação mas por umas declarações, que eu acho terem sido de facto infelizes mas que de forma nenhuma justificam aquilo que lhe fizeram.

É vergonhoso que o Comité Olímpico vá assim atrás dos disparates ditos por jornalistas e comentadores invejosos, com falta de matéria com que empastar os seus jornais durante Agosto – incluindo neste rol alguns posts aqui neste blogue.

Comentário de Vicissitude(s)
Data: 26 de Agosto de 2008, 14:59

«Onde viverá Vicissitude(s) que vai preso se negar o holocausto?»

Negar o Holocausto por via propagandística é crime e proibido pela Constituição Portuguesa.

Dei o exemplo, porque Portugal vive mal com a dissidência opinativa.

Eu acho mal caírem em cima do Marco Fortes, mas sejamos francos, ele estava a falar ao País. Não se justifica uma graçola, não se justifica por nada. É a apresentação que se dá ao País, a justificação.

Outra coisa é a formação e apoios que teve, bico de obra diferente.

Comentário de toulixado
Data: 26 de Agosto de 2008, 15:12

Daqui a um ano ainda estás a falar nisto, é mesmo falta de assunto!

Comentário de Vicissitude(s)
Data: 26 de Agosto de 2008, 15:16

«O Marco Fortes nem sequer falhou na sua prestação. Fez um resultado bastante inferior às suas capacidades, e é tudo»

Não se justifica as declarações.
Luis Lavoura, entende que não se justifica o que o Marco Fortes disse? Ele está a representar um País, guardava o comentário para o balneário, ou para os amigos.

Comentário de mariana
Data: 26 de Agosto de 2008, 15:38

o marco fortes foi o único perdedor digno do comité olímpico porque assumiu a falha enquanto sua – e ainda disse uma verdade na qual mais de metade dos portugueses se encaixa (eu incluida): de manhã não se funciona tão bem.

teve sentido de humor e não se pôs com merdinhas como a betinha do judo, que com a mania de ser a maior, deitou as culpas em cima do árbitro. nem se pôs com moralismos de pacotilha como a bánessa, a quem as vitórias andam a subir à cabeça (e se calhar a descer aos pés, tanta letra e o único a levar o ouro foi o nélson…).

o giro é que se arranja sempre um bode expiatório, normalmente o único com o mínimo de personalidade. e sim, ir aos jogos olímpicos deve ser uma experiência única, não devia ter que ser uma competição desenfreada como diz a triatleta, nem devia ser momento para inventar desculpas esfarrapadas. porque o marco foi o único cuja desculpa foi tão esfarrapada que se viu logo que foi para levar “na desportiva”.

mas levar as coisas “na desportiva” parece ser muito incómodo para o nosso comité olímpico…

Comentário de Renatinho
Data: 26 de Agosto de 2008, 15:40

Vicissitudes, ninguém está a dizer que o Marco Fortes não foi infeliz no que disse. Ele próprio o admitiu. A única coisa de que se trata aqui é da desproporção da resposta do comité olimpico, da imprensa e da opinião pública, com o achincalhamento do homem, que, pelos vistos, continua. É a alcateia a uivar, de que fala o Ferreira Fernandes.

Comentário de Joao Quadros
Data: 26 de Agosto de 2008, 15:46

Param lá com o “dinheiro do meus impostos” os atletas são pagos com lucros da Santa Casa.

Comentário de David Fernandes
Data: 26 de Agosto de 2008, 15:50

O Marco Fortes, o Marco Fortes, o Marco Fortes.

O Francis Obikwelu falhou redondamente a prova dos 100 metros e, E, não correu (por “desvontade”) os 200 metros.

Safou-se dos “defensores” do nosso dinheiro porque … não fez declarações infelizes.

Ora o problema afinal não parece estar na prestação desportiva; o problema está no discurso e em algo absolutamente digno de nota nuns jogos olímpicos: o profissionalismo (ou a falta dele).

Por acaso tenho estado a ler George Steiner e confesso-me um pouco hipnotizado com o que ele diz sobre as palavras, mas isto é o cúmulo.

Quanto ao post do Rui Tavares, hats off.

E junto-me ao coro: “Não te deixes vergar Marco!”

Comentário de Luís Lavoura
Data: 26 de Agosto de 2008, 16:05

Vicissitudes, subscrevo o comentário de Renatinho. O Marco Fortes fez umas declarações infelizes e infantis à imprensa, as quais declarações deveria ter guardado para o balneário. Mas essas declarações só deram o escândalo que deram porque os idiotas dos jornalistas andam em Agosto sem assunto para escrever nos jornais e resolveram fazer sangue. E o Comité Olímpico Português, vergonhosamente, repugnantemente, em vez de pôr os sacanas dos jornalistas na ordem (isto é, de os mandar à merda, que é aquilo que 95% dos jornalistas merecem, enfim, faço uma exceção para a Fernanda e poucos mais), sacrificou o rapaz.

Comentário de Nuno V.
Data: 26 de Agosto de 2008, 16:32

Ó Luís Moreira! Essa ideia de que o Marco Fortes estava a ironizar é uma invenção do Rui Tavares. O Marco Fortes é mesmo um lobotomizado a priori — daí a história da caminha.

Comentário de Ant.º das Neves Castanho
Data: 26 de Agosto de 2008, 16:37

Lamento destoar (para mais num escrito do Rui Tavares), mas o Desporto, a este elevado nível, não é de todo para ser levado “na desportiva”.

É um pouco como o Humor, que só para quem não sabe o que custa criar pensa que é feito na brincadeira.

Estou-me marimbando para que o bacano Marco Fortes se vergue ou não. É-me indiferente. E é lá com ele.

Por mim, prefiro rir-me só quando acho graça e chorar se me sinto triste. Também acho exagerada a punição, mas lá que se pôs a jeito, não são Artigos como este que o vão ilibar…

Comentário de manuela
Data: 26 de Agosto de 2008, 16:38

Recentemente foi criado o curso de equivalência ao 9º ano de escolaridade – Jogador/a de Futebol – para jovens com um historial longo de reprovações e do qual não consta uma única disciplina académica. No currículo, para além do manejo da bola e outros adereços, há um capítulo dedicado às relações públicas.

Assim:

“Identificar e aplicar os vários aspectos das relações públicas, de forma a construir, manter ou reformar a reputação positiva do jogador de futebol.

Relações públicas

As relações públicas
− Conceito e organização das relações públicas
− Tipologia das relações públicas
− Aspectos sociais do trabalho de relações públicas
− Os jornalistas
− A conferência de imprensa
− Etapas de um plano de actividades de relações públicas
Redigir e enviar uma comunicação
Organizar uma sessão de fotografias
A entrevista na rádio
A entrevista na televisão
Relações com a imprensa, clube, e com os colegas e treinadores”

Isto para além de ensinar a passar cheques, gerir créditos bancários e outras práticas desportivas análogas. Do Português, da Matemática, do Inglês ou das Ciências, nem sombra. Só o indispensável para escrever o nome e se fazer entender pelo gestor de conta, o que já por si já constitui um exercício físico considerável.

Parto do princípio de que o tal Marco terá feito uma escolaridade regular, saberá ler, escrever e contar, e que portanto lhe faltam na formação de atleta conhecimentos de gestão da imagem, que sinceramente me parece que a escola descuida. E mal porque, vendo bem, parece que são determinantes para a boa prestação desportiva e justificar os nossos impostos.

Comentário de Antónimo
Data: 26 de Agosto de 2008, 16:46

Vicissitude(s), Li bastamente a Constituição, versão de 1976, que andava por casa dos meus pais. Nunca tal proibição me recordo de ter visto, até por isto não se tratar de um assunto onde Portugal nunca foi tido nem achado. Indique-me por favor o articulado, para que lhe possa dar razão.

Comentário de Vicissitude(s)
Data: 26 de Agosto de 2008, 16:46

Luis Lavoura, entenda uma coisa.

A “comunicação” social não serve de arremesso ideológico como o Rui Tavares escreve, porque uma coisa é a declaração e os termos de uma declaração, outra é o desempenho do atleta. Outro ainda é o país que temos que não dá apoio aos atletas, mas pede deles uma imagem que não lhe dá.

Ou, o flip-flap do Presidente do Comité.

Mas, sejamos claros, para lá da “comunicação” social, todos sabemos o que é a comunicação social e se uma pessoa vai a um evento daquele gabarito, tem de saber o que falar, principalmente à TV Portuguesa.

Porque é que defendem uma prestação miserável, quando a discussão é sobre A DECLARAÇÃO EM SI?!

Comentário de z
Data: 26 de Agosto de 2008, 17:25

olha um kpk’uazona destas

Comentário de David Fernandes
Data: 26 de Agosto de 2008, 18:08

Vicissitude(s): “Mas, sejamos claros, para lá da “comunicação” social, todos sabemos o que é a comunicação social e se uma pessoa vai a um evento daquele gabarito, tem de saber o que falar”.

Podemos concluir que advoga uma alteração nos métodos de selecção dos atletas?? Além dos mínimos têm que se sujeitar a uma … entrevista de selecção??

Comentário de De Puta Madre
Data: 26 de Agosto de 2008, 19:39

Mariana:
Talvez a “betinha” do Judo tenha o seu Q de razão … Eu, na minha opinião estético-visual, acho que foi o raio daquele tótó palerma que ela passou o tempo a arranjar …

Outra vez: vai uma aposta em como a China vai por aí abaixo nas medalhas de Ouro nos próximos JO?!

Comentário de Vicissitude(s)
Data: 26 de Agosto de 2008, 20:09

David Fernandes, a sua acefalia é o ónus da cultura Portuguesa.

Já ouviu a expressão; – Nem tanto ao mar nem tanto à terra. ????

Ninguém pede que ele recite Proust, verbos, tabuadas.
Pedem-lhe BRIO e ponderação quando fala principalmente à NOSSA comunicação social, e acima de tudo UMA atitude ponderada.

Se há quem ache que foi uma atitude PONDERADA com ou sem razão é porque está preso a um debate PARVO.

Não está nem nunca esteve em questão os “mínimos” e os ditos descontos. Metade de Portugal nem desconta devidamente e ninguém se preocupa com isso. É, acima de tudo a imagem que Portugal tem de si, mas com o sentido inverso; CAI MAL.

Sim é unânime, que definitivamente se tem de fazer modificações nos métodos de selecção, triagem, FORMAÇÃO….
Enfim, tudo questões que estão para além do comentário. Só acho parvo, pessoas como o Rui Tavares advogarem e aplaudirem como causa da “esquerda” moderna, uma atitude que faz “oposição” à direita carrancuda e conservadora. Caramba, bastava uma simples frase. Ponto final a coisa morre.

Resolução? acabou por se tornar paródia e para 2014 acontece a mesma coisa, só que não sai pela comunicação social.

Como em tudo.

Comentário de João Nunes
Data: 26 de Agosto de 2008, 21:45

Deviamos era tar a discutir o anúncio da recandidatura do malfadado Presidente do Comité Olímpico Português.
Pois eu faço já aqui a minha declaração de voto: a dele foi a pior prestação portuguesa em Pequim!
Como é que alguém com posturas tão oportunistas pode não ser objecto de relevante censura pública?
O atirador do peso isto, o atirador do peso aquilo. Mas a alguém passa pela cabeça que os atletas portugueses tenham ido para Pequim fazer turismo?! Já não posso dizer o mesmo do resto da comitiva portuguesa de acompanhamento.
Ao fim e ao cabo quem mais deve ter ganho com a participação portuguesa no J.O. foram mesmo as marcas que se colaram à imagem de dois ou três atletas portugueses: Nike, Modelo. Quem pagou o Resort?
“É pá, fogo! Q tenho q ir agora ali correr pela guita”

Comentário de Eduardo Correia
Data: 26 de Agosto de 2008, 22:06

Assim, numa entrevista de emprego e cumprindo todos os requisitos demandados, é-me atribuído o lugar na empresa. O último posto de uma linha de produção.
Não correspondo aos objectivos pretendidos, após, somente, um dia. Sou chamado ao gerente responsável, este que por sua vez havia já conversado com o director de recursos humanos sobre a minha contratação;
- Então, não está a produzir, que se passa?
- Nada de especial, é que “de manhã é para estar na caminha — eu quero esticar as pernas mas elas só querem estar na caminha”.
E esta, hein?!

Comentário de Renatinho
Data: 26 de Agosto de 2008, 22:18

Vicissitudes, deixe-se de merdas. O gajo do peso, provavelmente, sua mais num treino do que você sua num ano, fez os mínimos olimpicos, que não está ao alcance de qualquer um, e agora só porque ele cometeu um lapso, você vem falar em brio e em ponderação? Raio de povinho de merda, que está em último em tudo, inclusive na educação e boas maneiras, e vem depois descarregar assim as suas frustações.

Comentário de Tárique
Data: 26 de Agosto de 2008, 23:02

Eu gosto muito do Marco Fortes. Além do fantástico sentido de humor é o melhor lançador do peso português e o primeiro a levar portugal aos jogos olímpicos nesta categoria (com o resultado esperado para alguém que estava em 34º do ranking). Ri-me sozinho a ver televisão quando ele se saiu com aquela do “eles podem ser grandes mas não são Fortes”.

Rui, ao 63º comentário suponho que não estejas a ler, mas caso estejas:

Eu lembro-me de me deliciar com posts teus no barnabé às 4 da manhã, quando estava acordado a estudar, em particular, quando ouvi as declaraçõs do Marco sobre a “caminha”, além de pensar “porra, o gajo tem mesmo razão” ocorreu-me um post em que referias um estudo que dizia que a super-trabalhadora Singapura acorda para trabalhar às 11 da manhã. Lembras-te dele ? Não consigo encontrar o link.

Comentário de David Fernandes
Data: 27 de Agosto de 2008, 1:48

Caro Vicissitude(s):

Se estivessemos preocupados com as capacidades oratórias dos nossos atletas, nunca teriamos um Carlos Lopes, uma Rosa Mota, …, e um Eusébio, e um Cristiano Ronaldo, etc, etc.

Quanto à minha acefalia, e porque não vejo onde o tenha brindado com mimo similar, estou quase certo de que foi um lapso, daqueles que acontecem no calor de uma conversa como estas; de vida ou morte.

Se não foi lapso olhe, é um argumento de tal peso que me verga, confesso.

E já agora, o(a) Vicissitude(s) parece mesmo a pessoa indicada para explicar ao Marco Fortes o que significa ponderação.

Comentário de De Puta Madre
Data: 27 de Agosto de 2008, 2:05

João Nunes:
“Deviamos era tar a discutir o anúncio da recandidatura do malfadado Presidente do Comité Olímpico Português.”
Fiquei fã do Jorge Vieira. … também me pareceu q o Sr. xutou ao sabor do sopro do vento.
………..
Que tal a PT oferecer o Serviço despertar ao Fortes?? …

……..
E já agora: já é tempo da humanidade começar a valorizar mais a NOITE, sem ser pelo tolo lado da Boémia.

(ÀS 9 horas da manhã todos os dias são medonhos … )

Comentário de De Puta Madre
Data: 27 de Agosto de 2008, 2:11

Tárique:

Acabe de ler a última frase do teu cmtr … já sei para onde vou! Fixe, porreiro, Pá!UAUUUUUUUUUUUUUUUUUUU ( vivo mesmo na aldeia!, n é grave … faz-me lembrar a história da conversa dos meus vizinhos velhotes a censurarem um outro “que, agora, com 83 anos é que tinha começado a trabalhar” … eh eh eh episódios de aldeia)

Comentário de David Fernandes
Data: 27 de Agosto de 2008, 2:17

Rais’ma parta; devo ser mesmo lóló de todo.

Vicissitude(s), explique como é que a atitude «faz “oposição” à direita carrancuda e conservadora» e, já agora, onde é que o Rui Tavares a aplaude «como causa da “esquerda” moderna.»

Comentário de Vicissitude(s)
Data: 27 de Agosto de 2008, 8:15

Renatinho, o atrasado é quem pensa que os “mínimos” são um feito sobre-humano.

Há tanta mediocridade, tanto que vão lá todos parar com o erário público.

Não está em causa o feito ou a prestação do Marco Fortes.
Está o comentário descabido.

Comentário de atom
Data: 27 de Agosto de 2008, 12:05

O novo herói do país favela…

Comentário de Pedro Neto
Data: 27 de Agosto de 2008, 17:06

Post genial.

Comentário de rui tavares
Data: 27 de Agosto de 2008, 17:09

tarique: obrigado pelos comentários. não me lembro exactamente desse estudo sobre singapura. o que eu me lembro é que mais ou menos por essa altura saiu um estudo internacional sobre os países em que as pessoas se deitavam mais tarde ou levantavam mais cedo. portugal estava entre os que se deitavam mais tarde (ou era mesmo o primeiro na lista?), junto com a espanha e a itália — e também o vietname e a coreia do sul. curiosamente, a coreia do sul e o vietname voltavam a aparecer entre os que se levantavam mais cedo (talvez não queira dizer que dormem pouco mas que duas metades da população fazem horários muito diferentes).

obrigado também a todos pelos outros comentários.

Comentário de LF
Data: 27 de Agosto de 2008, 20:04

já fechou a loja?? só queria acrescentar que “avanti, Fortes!”
pt é assim, projecta os seus falhanços nos atletas e futebolistas. rico património emocional e cultural.
excelente, caro rui, chapelada.

Comentário de Laura
Data: 2 de Setembro de 2008, 12:05

É engraçado este país condena o atleta Marco Fortes – que confessou o seu redondo falhanço nos Jogos Olímpicos, em directo e sem problemas, como a imprensa gosta -, e em simultâneo elege como reis os jogadores de futebol, que estão desde há muito tempo a chegar “quase” lá, e que sempre que lhes perguntam o que falhou acham que não falhou nada…
Pelo menos com atletas como o Marco Fortes o desporto é vivido com entrega honesta, já com os segundos as competições internacionais servem para a eterna troca de jogadores entre clubes milionários, devidamente patrocinada pelos contribuintes portugueses.
Os jogadores de futebol não ficam chateados por não levar o futebol português mais longe quando não ultrapassam uma fase importante de qualificação, ficam a fazer contas de cabeça sobre que clube os pode contratar e quanto dinheiro a menos valerão na época seguinte.
Aliás nem se esforçaram por participar na competição de futebol dos jogos olímpicos, se calhar porque o prémio é muito “pequenino”…
Um bem haja aos atletas honestos e sem o rei na barriga!

Pingback de cinco dias » Gostamos mesmo é de Governos Fortes!
Data: 16 de Outubro de 2008, 16:57

[...] o inevitável triunfo da nossa indolente e divertida forma de ser. Por aqui, o Rui Tavares condenou todos os críticos deste bravo atleta a «uma vida triste e seca». So be it. Somos madraços, [...]