O mundo segundo Fernando Chalana

À pergunta: – Porque é que o Benfica não ganha?, responde Fernando Chalana: – Porque a bola não entra na baliza do adversário. Eu estava cansado de elaborações, conjecturas mais ou menos sofisticadas, causas úteis, últimas e instrumentais; Chalana chegou, ouviu-me e simplificou o mundo em minha intenção: – Porque é que a Alemanha perdeu a guerra? – Porque se rendeu. – Porque morreu John F. Kennedy? – Porque uma bala lhe trespassou o coração (ou os pulmões, ou outro órgão qualquer). Chalana só afirma o que sem sombra de dúvida pode ser provado. Chalana não obscurece o mundo com excesso de informação. Chalana não conspira. Chalana não se esconde atrás dos deméritos da equipa, das tropelias do árbitro, dos horrores do sistema. Chalana apresenta só factos, despidos de interpretações, causas imediatas e descomplicadas. Chalana torna o mundo claro e inteligível. Chalana dá-nos espaço para pensar. Obrigado, Chalana, por seres quem és.

Sobre António Figueira

SEXTA | António Figueira
Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

15 respostas a O mundo segundo Fernando Chalana

  1. Eleutério Serôdio diz:

    O pior é se algum jornalista se lembra de lhe perguntar por que é que a bola não entra na baliza.
    O que vale é que o método socrático está pouco difundido entre os nossos profissionais da comunicação social.

  2. Luis Rainha diz:

    Mas ele aprendeu esse discurso com o Camacho! “Si la bola entra tudo bien, se no, tudo vá mal”, ou lá como era…

  3. bloom diz:

    Não é por acaso que em França chamavam-no Chalanix…

  4. TersaFM diz:

    Ao que se deve acrescentar… porque a bola é redonda e o campo rectangular…

  5. ezequiel diz:

    Chalana esqueceu-se de mencionar as forças da gravidade, ora bolas! 🙂

  6. maradona diz:

    O Kennedy morreu com tiros no pescoço e cabeça. Aliás, imediatamente depois do Kennedy ser atingido, ve-se a jacqueline a debruçar-se sobre as traseiras do carro, segundo a própria para apanhar um bocadinho de cranio que tinha saltado da cabeça do marido.

    Sempre atento ao que é importante
    maradona

  7. xatoo diz:

    chegou uma subtil análise técnica de um emissário dos mórbidos trauliteiros atlânticos

  8. O Manuel machado não responderia assim.

  9. td diz:

    morbido?

    http://www.xatoo.blogspot.com/

    isto sim é morbido, nazi

  10. Carlos Fonseca diz:

    Porque é que o Benfica começou a ser treinado por Chalana? Era ele quem estava mais próximo da entrada do balneário… (olha do que outros se livraram!)

  11. Sérgio diz:

    Oh António Figueira, caneco! Então agora que já pressente a fraqueza do SLB é que desata a dizer que o Chalana é apenas um tipo que chutou mais a bola do que aprimorou o uso do pensamento abstracto?

    Saudações deste seu leitor benfiquista.

  12. Com que então, querido amigo, pensava que o seu Paulo Bento era único?

  13. JARC diz:

    O que prova que o Chalana (o pequeno genial lhe chamou o falecido jornalista Neves de Sousa) é um bom aluno: repete as palavras do “mestre” Camacho. Mas ainda lhe falta muito para chegar aos calcanhares do Paulo Bento. O Manuel Machado não é para aqui chamado, pois é catedrático.

  14. xatoo diz:

    ksss,kkss Piloto, se não podes intelectualmente com ele, morde-lhe as canelas

  15. Carlos diz:

    Resumo a uma simples frase…”Má leitura de jogo pelo tridente de treinadores do SLB, excelente leitura de Paulo Bento”. Não sou treinador mas gosto do fenómeno,leitura de jogo, à Mourinho…..Todos vimos jogadores a arrastarem-se e não foram substituidos…Luisão não diáloga com Ktso, no entanto jogam um ao lado do outro!?!?… Porque não Sepsi a defesa esquerdo eo Leo à frente dele, Somente libertaria o jogador mais inteligente, claro a par do Rui e Bynia, como seria mais util…LUisão e Zoro seriam a dupla mais interessante no centro e com garra, já que o puto maravilha está OUT,O DAVID….

Os comentários estão fechados.