McCain nunca foi POW?

Fica aqui um pequeno desafio a quem acha que na política americana são todos iguais na falta de escrúpulos e de decência mínima. E, já agora, à malta que salta aos gritos de “anti-americano!” cada vez que alguém se lembra de criticar os métodos e a moral da administração Bush II.
É assim: depois de acabada a campanha, vamos ver se alguém no campo Democrata se lembrou de lançar uma campanha de difamação contra John McCain, acusando-o de mentir quanto ao seu calvário no Vietname.

Foi o que fizeram, se bem se lembram, a John Kerry: partidários do menino-bem que passou a guerra numa unidade “de champagne” acusaram, contra toda a evidência, o candidato democrata, veterano de guerra, de distorcer a verdade para ganhar medalhas.

Parece-vos que McCain será alvo de manobra similar?

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

7 respostas a McCain nunca foi POW?

  1. A história dos Swift Boats foi uma campanha desonesta, aliás foi assim considerada dessa forma por John Mcacin na época. Mas já estão a tentar fazer o mesmo, sem o sucesso alcançado pelos Swift Boat Veterans for Truth. Existe um grupo de militares que tem apregoado que JM traiu os Estados Unidos quando esteve preso em Hanói. A diferença é que não tem obtido nenhum sucesso nestas alegações e os seus autores não têm credibilidade. Em 2004, os militares em causa detinham alguma “credibilidade” e conseguiram obter a atenção dos media, também pelo seu poder financeiro. Apesar de ter-se provado que a esmagadora maioria dos factos eram mentira e outros extrapolados, a sensação que ficou foi que Kerry teria exagerado um pouco no seu heroísmo no Vietname.
    Agora, se conhece o historial eleitoral dos Estados Unidos, deve saber que as Dirty Tricks são uma presença constante: entre Democratas e Republicanos e entre eles próprios. Não sejamos ingénuos. Isto faz-me lembrar aquele “mito” que algumas pessoas parecem ter que só a direita é corrupta e a direita é honesta.

  2. Que eu saiba, o próprio McCain foi vitima de campanhas do género nas primárias republicanas de 2000.

  3. Luis Rainha diz:

    Nem sabia de tal; mas provavelmente, estas manobras saíram precisamente das mesmas meninges que congeminaram os ataques a Kerry.
    Mas é engraçado notar como a calúnia deixa sempre ficar um rasto de “sensação”, mesmo quando desmentida pelos próprios registos militares de então…

  4. ezequiel diz:

    O Senador McCain pode ter muitos defeitos mas não é um mentiroso. Esteve lá, preso e torturado, poderia ter saído mais cedo (o seu Pai foi um almirante) mas decidiu ficar com os seus camaradas (tás a ver Paulo! 🙂

    é um old school conservative.

    estas campanhas só podem vir de um sítio: de um grupo de fanáticos “evangélicos.” McCain é odiado pelos conservadores sociais do PRep…tratam-no como um traidor!!
    triste.

  5. LA-C diz:

    “Parece-vos que McCain será alvo de manobra similar?”

    McCain foi alvo de uma manobra similar. Exactamente por parte dos partidarios de Bush…

  6. Luis Rainha diz:

    Pois, LA-C; não era bem isso que eu tinha em mente…

  7. filinto diz:

    Vinha comentar o que já foi contado – a campanha dos Bush em 2000. Por isso, acrescento apenas que quem a dirigiu foi Karl Rove, apesar de ele o negar, entretanto.

Os comentários estão fechados.