Mentes Nuas

Autor: Edgar Pêra

Como fazer com que o Outro não nos engane? Em 1994, durante um intervalo das rodagens de Manual de Evasão LX94, entrevistei Terence Mckenna a propósito da glasnost telepática que se avizinha(va) a todos os níveis. Recentemente foram feitos mapeamentos cerebrais que permitem antecipar o consumo de determinado produto. Mais um passo para a total nudez das mentes, antecipado por McKenna. Mas estaremos realmente preparados para acabar com a privacidade e viver sob os Raios da Transparência? O Direito à Opacidade não estará consagrado nos Direitos Humanos? Naked Mind é um projecto de longa-metragem que (seguramente) terminarei a 21 de Dezembro de 2012 – dia em que a Grande Surpresa cairá sobre as nossas cabeças.
O projecto foi apresentado pela primeira vez na Galeria ZDB, sob a forma de cine-concerto (Ego& Egg) musicado por Vítor Rua (theremin).

The Hole In The Box é um pequeno extra inédito do Manual de Evasão rodado no Observatório da Ajuda, com a colaboração do reporter Carlos Rodrigues. Ao contrário do que se possa pensar Terence Mckenna não faz um apelo ao regresso à vida nas cavernas. Dedicou grande parte da sua vida ao estudo de comunidades africanas e amazónicas. A partiha desses conhecimentos não se resumiu aos meios universitários. Mckenna divulgou os “ideais xamânicos” em conferências, raves e concertos (com os shamen por exemplo). Terence recusou-se sempre ser considerado um Guru, preferia que o vissem como um Seguidor. Das Gerações Vindouras.
Em Portugal foi publicado o seu Pão dos Deuses.

Sobre Joana Amaral Dias

QUARTA | Joana Amaral Dias
Este artigo foi publicado em cinco dias and tagged , , , . Bookmark the permalink.

4 respostas a Mentes Nuas

  1. tartaruga diz:

    É muito bom!!
    Surprende, dá prazer ver e ouvir, estimula… É a verdadeira arte. Obrigada por partilhar.

  2. Ezequiel diz:

    Fantastico! Congrats Edgar! 🙂

Os comentários estão fechados.