Who is the Master?

«A ressurreição do corpo não tem de ser adiada até depois da morte. Pode acontecer a qualquer momento» (Robert Anton Wilson, Prometheus Rising)

Robert Anton Wilson, autor de O Livro dos Illuminati, nasceu em 1932 e morreu este mês. Assinalando a sua morte, o The Guardian descreve-o como o que “turned Playboy reader’s conspiracy theories into drug-assisted cult fiction”. Wilson foi ensaísta, novelista, realizador e músico. De uma enorme produtividade. Com um sentido de um humor singular. Movia-se entre as teorias da conspiração, a filosofia, a psicologia, a neurolinguística, a quântica, a teologia, o ocultismo. Um agent provocateur que chegou mesmo a candidatar-se na Califórnia. De qualquer forma, como ele próprio dizia: “Se as votações fossem capazes de mudar o sistema seriam ilegais» (Reality Is What You Can Get Away With). Podem visitar o seu blog aqui.

Director do Committee for Surrealist Investigation of Claims of the Normal e inspirador da igreja do Subgenius, associou-se ou foi associado a outros suspeitos do costume como Timothy Leary (com quem escreveu Neuropolitics, em 1978), Burroughs ou Philip K Dick.

Em 1994, a convite de Edgar Pêra e da produção do filme Manual de Evasão LX94, Robert Anton Wilson esteve em Lisboa juntamente com Terrence McKenna e Rudy Rucker, embora a presença em Portugal de qualquer uma destas figuras tenha sido pouco notada… O cineasta aproveitou a oportunidade para conduzir uma série de entrevistas, uma das quais resultou no filme Who is the master?, que se apresenta em seguida. Se o Manual de Evasão se interrogava sobre a natureza do Tempo, o Who is the Master? questiona a natureza da realidade, nascendo também do encontro do artista plástico João Queiroz com R.A. Wilson.

Who is the Master 1?


Click To Play

Who is the Master 2?


Click To Play

Who is the Master 3?


Click To Play

Who is the Master 4?


Click To Play

Sobre Joana Amaral Dias

QUARTA | Joana Amaral Dias
Este artigo foi publicado em cinco dias, Joana Amaral Dias, Vídeo, video. Bookmark o permalink.

3 respostas a Who is the Master?

  1. Ezequiel diz:

    reminds me of greg bateson…

    provocative, no doubt!

  2. ERIS!!! SAUDAMOS-TE!!!

    Ó Abençoada deusa que nos sorris na hora do nosso infortúnio. Com a chave de ferramentas, a caneta o pincel ou o teclado encontramos refugio em ti! Abençoados somos, ó Eris!!! A confusão se espalha nas neuro-línguas dos nossos amigos. Dos inimigos também. ó Eris!!! Malaclypse finou-se. Que a tua vagina húmida de sonhos receba o teu profeta.

    Que ele leve a moeda de Tiro para pagar o sacríficio.

    ERIS!!! SAUDAMOS-TE!!!

    Os iluminados levantam-se!!

  3. Pingback: Who is the master that makes the grass green? | Oh Não!

Os comentários estão fechados.