Já esta nas salas há umas semanas, porém só agora tive a oportunidade de assistir. Entre inimigos é um remake do Infernal Affairs de Hong Kong, é uma encomenda, mas é Scorsese como já não o vÃamos há algum tempo. Trata-se da história de dois polÃcias em Boston. PolÃcia bom e polÃcia mau. Billy Costigan (Leonardo DiCaprio) tem a espinhosa missão de ser um agente infiltrado na máfia irlandesa dessa cidade, dirigida por Frank Costello (Jack Nicholson). E nunca se adapta à duplicidade da sua vida. Sim, é filho de criminosos. Um “recuperadoâ€. Mas acaba por estar mais preocupado com a sua própria sobrevivência do que com outra coisa qualquer.
E o filme beneficia dessa tensão. Colin Sullivan (Matt Damon) é um promissor polÃcia que responde à voz de Costello. E que faz malabarismos, confortavelmente, entre os dois meios em que se move. Totalmente opaco.
São dois homens resolutos e perspicazes, que cativam a mesma mulher, e balanceiam entre os mesmos mundos, com objectivos antagónicos. As toupeiras acabam, inevitavelmente, no jogo do gato e do rato. É uma corrida onde se espera para ver quem é o primeiro a abandonar o navio. No final, quase todos perdem a cabeça. Mas o espectador não.
Testemunha-se o regresso a alguns temas, como o filho órfão, o tribalismo étnico e as suas lealdades. Contudo, a suposta reflexão sobre a tangente entre o bem e o mal e a carta para uma leitura além da contagem de cadáveres – até porque as duas horas e meia demandam-na – ficam muito aquém.
O punhado de actores talentosos – apenas Vera Farmiga, a psiquiatra enlevada por matadores e quase a necessitar de ir, ela própria, à consulta, desaponta -, o ritmo frenético e propulsivo, a violência sumária, o centro no conflito e nas personagens, tanto quanto os diálogos ágeis, fazem deste último trabalho do realizador um aliciante entretenimento. Jack Nicholson é um trunfo e os telemóveis são o acessório mais indispensável.
E mesmo que a comparação seja injusta, Entre Inimigos não arrebata como Taxi Driver ou Toiro Enraivecido. E fica, longe, muito longe da atmosfera espessa do Cabo do Medo. Mas voa mais alto do que o Aviador. Felizmente.
Maybe this girl aint hopeless! eh ehe eh 🙂 (just breaking your “balls” Jay) 🙂
Merry Christmas&Happy New Year.
Enjoy your family.
See ya next year.
http://www.youtube.com/watch?v=zsW6yw4GqzQ
O melhor blog em Portugal…de longe!
take it easy,
love Z
this Ivan guy is frenetic, Jee. I forgot to say that when you listen
to those fantastic englisg boys DM, put the big screeen on, .. the option is on the right buuuttom…look for it, dont read this if you ´re cleara headed..just had some mexican coyote payote…just for fun…its notin…tomorrow, back to normal…shit, this poyooote shit is fun..and funded… dont get wrong ideas…I hope…I just di0g your directnESSS..notin wrong…. fuck, damn, I am seeing my granney coming out…,she looks like a dinossaaur…(aging aking is a a bitch)..I just barfed.t..he cars are passing…fuck. i am out of ito tito0..jugoslavia..fuck that
This is gonna be a cybernetic frenetic bugalloo..I aint alone..m y friends are here but hey they dont saat notin right,.,,it ainty cliking…my granny is a turninbg into my cvat…I love this
I am a mshrink ya know…thats the reason ofr my enmpathy…you dfo good sghit, I know. gebnuinely woorrried..rare…good hearted..
Acabo de encontrar na minha “Antiga Casa”Malaposta (blogspot) o vosso site. 🙂 Acabei de o adicionar na rubrica “Links” da minha “Actual Casa” 😉 Malaposta (wordpress). Peço pois o favor de alterarem em conformidade o URL do meu blog, no sidebar sob a rubrica “Liagações”.
Abraço aos “cinco” e votos de Bom Ano 2007 (ou pelo menos melhor que o 2006…)